segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Programação da Semana de 22 a 28 de outubro de 2017

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Panc’s  
No mundo, pelo menos trinta mil espécies vegetais são comestíveis. Só que a alimentação da maior parte das pessoas no planeta tem como base apenas 20 espécies. Os ingredientes mudam muito pouco. Mas o potencial é muito maior.  No Brasil, dez mil plantas poderiam ser consumidas. Muitas ainda são consideradas sem valor, tratadas como mato, embora apresentem índices nutricionais superiores às hortaliças, raízes e frutos que estamos habituadas a comer. São as chamadas Pancs, Plantas Alimentícias Não Convencionais. Nossos convidados são os chefs Marcos Lôbo Nascimento e Roberto Duarte.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               
 
Programa ARTE & CULTURA                
 
Tema: Guto Muniz: A Dança é o que me move

Bailarino e coreógrafo, Guto Muniz sempre foi movido pela dança. Mas os primeiros passos foram tímidos, escondidos. Era preciso vencer o preconceito e mostrar que um homem pode viver da dança. Na década de 1990, com o apoio e as aulas da irmã, Analú Muniz, deu vazão a seu sonho e  conquistou o mundo à sua volta e uma série de prêmios. Fez parte do Central Florida Ballet, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, participou de musiciais memoráveis como bailarino, em Cats, e também como coreógrafo, em Fame. O jazz é a sua energia, marca e paixão.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     
 
 
 
Programa MINUTO FASE

Tema: Sabor Cultural - Coaching
O papel do coaching foi o tema do projeto Sabor Cultural, na abertura da Semana de Nutrição da FMP/Fase 2017. Os participantes puderam conhecer melhor a especialização, que tem como foco a ajuda a pessoas com dificuldade na mudança de hábitos alimentares, a partir de uma nova programação mental. O bate-papo foi comandado pela coaching Fernanda Vaz, que também é nutricionista.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
Programa AO REDOR

Tema: Frevo
 
O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelascomunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos. O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      
 
 
Programa COMO VAI VOCÊ?
 
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1991 – Augustus Mattos
 
Neste episódio, o médico Augustus Mattos, atualmente professor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, fala sobre como o aprendizado e as vivências durante o curso na FMP o levaram a escolher a área acadêmica.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
FAIXA INTERATIVA 
 
25 - Dia do Dentista
25 - Dia Internacional contra a Exploração da Mulher 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
DOMINGO: Em Questão – Odontologia Na Saúde Pública
SEGUNDA: Sala de Convidados - Mulheres na Ciência 
TERÇA: Em Questão – A Importância Do Trabalho Interdisciplinar Em Saúde
QUARTA: Em Questão – Problemas No Desenvolvimento Dentário
QUINTA: Em Família - Violência contra a Mulher + BATE PAPO NA SAÚDE: Ativismo Feminista
SEXTA: Sala de Convidados - A Cultura Do Estupro
SÁBADO: Bate Papo na Saúde - Seminário Internacional Fazendo Gênero + Unidiversidade - Jovens Feministas
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA             
 
Tema: Metamateriais
 
Em algum momento da vida, por boas ou péssimas situações, você já pensou em ficar invisível? Certamente, quase todo mundo já imaginou como seria passar por isso. O que pouca gente sabe é que os físicos estão cada vez mais perto desta realidade, uma das possibilidades que podem ser alcançadas com os metamateriais. Os metamateriais são novos tipos de materiais produzidos artificialmente, com propriedades que não são encontradas na natureza. Os nossos convidados esclarecem o que são e para o que podem ser usados esses metamateriais.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h
 
 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
 
Tema: Contracepção e Adolescência
 
A gravidez na adolescência é um problema que precisa de informação e educação para ser combatido. Por isso é importante falar em contracepção na adolescência. O Ligado em Saúde vai discutir o papel das famílias, da escola e dos profissionais de saúde na hora de informar os adolescentes sobre como evitar uma gestação indesejada e também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a pediatra do Núcleo de Estudos da Saúde Adolescente (NESA/UERJ), Regina Katz.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30
 
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
 
Tema: A Poesia de Paulo Henriques Britto
O apresentador Renato Farias conversa com o poeta, escritor, professor e tradutor, Paulo Henriques Britto sobre sua premiada obra, suas influências literárias, suas leituras e sua carreira.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30
 
 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
 
Tema: RS – Porto Alegre
 
Na capital gaúcha mostramos o processo de humanização do atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia e o projeto Hospitadança, realizado na instituição pela ONG Doutorzinhos, com visitas a pacientes e coreografia de dança com os funcionários. Mostramos também, o Programa de Combate ao Tabagismo realizado na UBS-ESF Wenceslau Fontoura, para interessados em abandonar o vício do cigarro.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30
 
 
 
Programa EM FAMÍLIA                      
 
Tema: Comida
 
Quando se fala de comida especialmente, a gente não quer só valor nutricional, quer também os hábitos e toda uma cultura existente em torno da mesa, que reúne amigos, famílias, alimenta bons papos e inflamadas discussões. É sob esse aspecto familiar, social e cultural que o Em Família aborda o tema comida neste programa.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           
 
Programa UNIDIVERSIDADE                            
 
Tema: Oceanos
 
Um oceano é o componente principal da superfície da Terra, constituído por água salgada. Forma a maior parte da hidrosfera: aproximadamente 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados). Mais do que a metade desta área tem profundidades maiores que 3.000 metros. Embora a noção de “oceano global”, como um corpo contínuo de água, seja importante para a oceanografia, o oceano terrestre é, para efeitos práticos, normalmente dividido em várias partes, demarcadas por continentes e grandes arquipélagos. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos e estreitos. No Museu da Vida, na Fiocruz, o apresentador Renato Farias mostra como o oceano faz parte da vida das pessoas de um modo geral e como nós não sabemos quase nada sobre ele.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30
 
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
 
Tema: Festa Infantil
 
No Histórias de Mãe você vai aprender como organizar melhor a festinha do seu filho.A organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, contou sobre os temas mais pedidos e  deu dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Já na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
 
 
Programa FASE.DOC– ONU

Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero
O documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” aproxima os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário – uma iniciativa da ONU Mulheres e do Papo de Homem, viabilizada pelo Grupo Boticário – é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
 
Tema: Consumismo Infantil
 
Os excessos do consumismo infantil se manifestam em áreas específicas voltadas para crianças, como os brinquedos, e em outras nas quais elas começam a ingressar nos interesses dos adultos, como o uso de eletroeletrônicos e na alimentação. As escolhas nesses campos têm influência tanto na educação quanto na saúde dos pequenos. Na discussão sobre a publicidade voltada para crianças, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é contrário a qualquer propaganda dirigida a esse público por entender que a criança não tem a capacidade de analisar criticamente o interesse por trás da informação direcionada a ela. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a necessidade de regulação da propaganda voltada para crianças especialmente na área de alimentos e bebidas. De olho nessas discussões, esta edição do Sala de Convidados debate o consumismo infantil com a educadora e ex-presidente da MultiRio, Regina de Assis; a consultora de comunicação para transformação, Nádia Rebouças; e a pesquisadora da ESPM Media Lab, Luciana Corrêa.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h
 
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
 
Tema: Protagonismo Jovem e Comunicação
 
O programa fala sobre o Projeto Audiovisual Na Pista TV. O Projeto é oferecido pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e tem como objetivo dar protagonismo aos jovens do Rio de Janeiro. No primeiro bloco desta edição temos a repórter do Na Pista TV, Rebeka Terra, entrevistando o idealizador do projeto, Eduardo Caon. No segundo bloco, o apresentador do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com os repórteres do Na Pista TV, Rebeka Terra e Andrey Lucas.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h
 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
 
Tema: Herdeiros da Terra (ANA)
 
Trata de como a luta pela terra no sudoeste do Paraná está criando as condições para o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, especialmente o leite.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h
 
 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis