terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Foliões devem estar atentos aos cuidados com a alimentação no período de carnaval


Uma das festas mais esperadas pelos brasileiros está chegando. É carnaval, período de muita folia, animação, calor, praia e samba no pé. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para evitar que uma desidratação possa prejudicar o momento dos festejos.

Nessa época, tem sempre aquele grupinho que exagera no consumo de bebidas alcoólicas. Nesse caso, para evitar os incômodos da ressaca no dia seguinte é importante beber bastante água. “Manter-se hidratado durante esse período é fundamental. Além de água mineral, água de coco, rica em sais minerais, é uma excelente opção para se manter hidratado. O consumo excessivo de álcool associado ao calor do verão pode levar à desidratação, por isso é importante ficar atento e não se descuidar. Alimentos leves como saladas variadas, pescados, frutas in natura ou na forma de sucos combinam com o calor do verão, além de saciar a fome, já que os foliões gastam muita energia nos blocos”, destaca a nutricionista e professora do curso de Nutrição da FMP/Fase, Caroline Geoffroy.

A nutricionista também alerta os foliões e aqueles que vão aproveitar esse período de carnaval para descansar, sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis e leves durante os dias de muito calor. “Para ficar bem nesses dias de festas também é importante evitar preparações pesadas como feijoada, ensopados com carnes gordurosas, pratos de massa (a não ser que sejam servidos frios como salada), entre outros. Aqueles que não querem ter muito trabalho na cozinha podem optar por preparações práticas como saladas, risotos, cuscuz marroquino com legumes, além de peixes com ervas cozidos no vapor, por exemplo, que cozinham em pouco tempo sem a necessidade de adicionar gordura, tornando a preparação ainda mais saudável”, finaliza Geoffroy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis