terça-feira, 13 de março de 2018

Fase oferece curso de extensão em Estratégias de Inserção Escolar para Crianças com Autismo


Com o objetivo de orientar os profissionais que atuam diretamente com crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA) na criação de ações para promover sua inserção na escola e garantir, assim, o direito à educação, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Estratégias de Inserção Escolar para Crianças com Autismo.

“O olhar da escola deve ser o de respeitar as diversidades e diferenças, a singularidade de cada criança ao conhecer seu perfil comportamental, os déficits e as particularidades que apresenta. O aluno autista apresenta características próprias em seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e um gosto maior pela escola. Assim, é necessária a criação de um suporte estrutural que habilite a sua inserção ao contexto escolar, favorecendo uma real inclusão”, frisa a psicóloga clínica Maria Dalva Barbosa do Monte, responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

Diretores, professores do Ensino Fundamental e Médio e demais profissionais da Educação, bem como profissionais e estudantes universitários da área de conhecimento do curso, psicólogos, psicopedagogos e outros interessados em conhecer e auxiliar a inserção de crianças com TEA em ambiente escolar, são convidados a refletir sobre os temas propostos nas aulas do curso de extensão da FMP/Fase.

“Nessa tarefa de inserção da criança autista no ambiente escolar, faz-se necessária uma abordagem multidisciplinar. Nessa proposta, a escola é levada a pensar em incluir, no seu planejamento pedagógico, propostas curriculares que possibilitem a criação de um espaço onde possam se encaixar elementos físicos, humanos e materiais, específicos e adaptados às necessidades de cada criança”, explica o psicólogo clínico Gustavo Gonçalves de Oliveira, também responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

As aulas estão previstas para os dias 05, 12, 19 e 26 de maio de 2018 (sábados), das 14h às 18h. Outras informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 2 de maio, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis