sexta-feira, 20 de abril de 2018

Programação da Semana de 22 a 28 de abril de 2018



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: O Impacto da Poluição Ambiental na Saúde
Na maior parte do tempo, a gente não vê. Mas o ar, ao nosso redor, está cheio de partículas de poluição - da fumaça dos carros aos resíduos das indústrias, passando pelas queimadas. E embora a gente não perceba, essa concentração de poluentes provoca uma série de impactos no nosso organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição urbana mata um milhão e trezentas mil pessoas por ano no mundo. Na maior capital brasileira, São Paulo, são quatro mil mortes por ano. O programa sobre o impacto da poluição ambiental na saúde tem como convidado o médico patologista Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que estuda os efeitos nocivos da poluição sobre a saúde humana há mais de 30 anos. Paulo Saldiva participou do Encontro Científico de Celebração dos 50 anos da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE &CULTURA
Tema: Série Mulheres na Arte– Marysa Alfaia: Guerreira Brasileira

Marysa Alfaia ingressou nas artes muito nova. Como atriz, participou de séries de TV e novelas. Radicada na Europa por duas décadas, investiu na carreira de cantora. Uniu a música brasileira às tendências eletrônicas internacionais. Tornou-se musa do "sambahouse". De volta ao Brasil, a cantora presta uma homenagem à luta feminina com o disco "Guerreira Brasileira", que conta com canções inéditas, regravações e uma composição em parceria com Seu Jorge.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE

Tema: Lançamento da Universidade Aberta da Terceira Idade - UnatiFase

Maturidade com autonomia é qualidade de vida! A frase resume o conceito da UnatiFase: Universidade Aberta da Terceira Idade. O Projeto de Extensão Universitária conta com a participação da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da FMP/Fase e da empresa de consultoria em gestão Petrópolis Jr. Em Petrópolis, assim como no Brasil, a população idosa vem crescendo nas últimas décadas. No Censo de 2010, os moradores da cidade com 65 anos ou mais representavam 9% dos habitantes do município. A estimativa do IBGE para este ano é de que o índice chegue a 14%. Para participar da UnatiFase, os interessados devem preencher uma ficha, na própria faculdade. As inscrições serão abertas no 1º semestre de 2018. Entre as atividades que serão oferecidas estão: Cursos, oficinas, jogos, palestras, fóruns de debates, visitas e passeios culturais. As informações serão disponibilizadas no site da faculdade: www.fmpfase.edu.br.

Tema: Socialização Docente 2018.1

No primeiro semestre de 2018, a FMP/Fase ampliou o quadro docente. Recebeu vinte novos professores. Um reflexo da ampliação de cursos e do investimento na qualidade do ensino. Os novos contratados participaram de um programa especial de acolhimento. A iniciativa contou com um tour pelo campus, um lanche de integração, palestras e orientações sobre processos administrativos, metodologias e valores da instituição.

Tema: Dia Internacional da Mulher (2018)

Um dia inteiro dedicado a elas, as mulheres da FMP/Fase. O Dia Internacional da Mulher foi festejado com um café da manhã, rosas e um bate-papo com a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. O encontro ainda homenageou funcionárias que se destacaram ao longo da história da instituição.Para conscientizar as colaboradoras sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável, uma palestra com o médico Carlos Vinícius Leite. Ele deu dicas de como melhorar a saúde com cuidados simples como exercícios físicos e alimentação equilibrada. E falou também sobre como medidas de prevenção podem reduzir os riscos de alguns tipos de câncer.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: FMI/China – Flores/Japão – Energia Geotérmica/Quênia

O episódio revela a preocupação do Fundo Monetário Internacional com a redução no ritmo de crescimento da China. O programa também mostra o Centro de Pesquisa onde são desenvolvidas novas variedades de flores no Japão. O Ao Redor mostra ainda a descoberta do potencial geotérmico do Grande Vale Rift, uma fenda
vulcânica de 900 quilômetros de extensão, no Quênia.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h


Programa COMO VAI VOCÊ?

Tema: Egressos - Medicina - Turma de 1985 - Alípio de Sousa Neto - Oftalmologista

No episódio, o oftalmologista e fundador do Instituto de Cirurgia Ocular de Brasília (ICOB), Alípio de Sousa Neto, fala de sua experiência como aluno da Faculdade de Medicina de Petrópolis. O médico, que foi um dos formandos da turma de 1985, participou do Encontro Científico de Celebração dos 50 anos da FMP e falou da oportunidade de compartilhar sua vivência e inspirar os novos estudantes.
"Como vai você?": Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA
26- Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

SEGUNDA: Arte&Cultura - Monte Roraima
TERÇA: Arte&Cultura: O Passo: A Inclusão Através da Música

QUARTA: Arte&Cultura - Aline Klem: A Superação Através da Arte
QUINTA: Arte&Cultura - Daniel Miranda – A música me define
SEXTA: Em Questão – Hipertensão
SÁBADO: Arte&Cultura - Regina Guimarãez – A Vida no Palco
DOMINGO: Arte&Cultura - Artesanato Brasileiro

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Teorias da Corrupção

Dinheiro ilegal já apareceu em cueca, na mesa, na mala, na bolsa, em todos os bolsos… Não dá para se falar de um escândalo especifico sem que ele seja imediatamente superado pelo que vai ser divulgado pela imprensa amanhã. A questão é exatamente a sucessão de denúncias de corrupção que acaba trazendo descrédito para a política e até para o próprio povo brasileiro, pois, afinal, dar dinheiro para o guarda da esquina também é corrupção. O problema, é claro, não é só brasileiro e volta e meia explode em outros países. Mas como então explicar algumas teses de que a corrupção é herança de nossa colonização, de que herdamos mazelas e vícios, jeitinho e gosto de levar vantagem? Especialistas foram reunidos para explicar como nossos estudiosos pensam a corrupção – e se existe saída para isso.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Direção Responsável


Dirigir com Responsabilidade é planejar todas as ações possíveis ao volante, dirigindo de modo a evitar acidentes, apesar das ações errôneas dos outros condutores, pedestres e das condições adversas. Não existem pessoas boas ou ruins, existem sim, formas de trabalhar que desafiam ou acompanham as pessoas. Dirigir com responsabilidade é questão de escolha, sendo esta a melhor maneira de preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. A apresentadora Marcelo Morato conversa sobre esse assunto com o Presidente da ABRAMET, Egas Caparelli Daquer.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA &LETRAS
Tema: A vítima tem sempre razão?

As mídias digitais, em especial o Facebook, vêm sendo usadas como plataforma de discussão contra a violação aos direitos fundamentais. Diversos grupos são criados por ativistas, que não necessariamente se comunicam entre si, gerando polêmicas que algumas vezes culminam em violência . O livro "A vítima tem sempre razão?" convida a refletir sobre os impactos causados pelas informações divulgadas nas redes sociais, sem o esclarecimento suficiente para aqueles que as leem. O autor da obra, Francisco Bosco, conversa com o apresentador Renato Farias sobre esse novo cenário de manifestações de ideias.
Ciência &Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: SP - Franco da Rocha: Saúde nos Presídios

Neste programa falamos sobre os desafios de levar assistência em saúde à população privada de liberdade. A saúde é um direito de todos e os detentos estão assegurados pela Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa Privada de Liberdade. Nessa perspectiva, conhecemos a experiência do SUS em uma penitenciária de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Através de um acordo com o Estado e da parceria com o Instituto Acqua, a Prefeitura local está garantindo o atendimento dentro dos presídios, com equipes multiprofissionais que tratam de saúde bucal, saúde da mulher, tuberculose, controle de diabetes, hipertensão, hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites, além de ações educativas em grupos e estendidas às famílias. Uma iniciativa inovadora que serve de modelo para o país.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA
Tema: Erotismo

Erotismo é um substantivo masculino que expressa o caráter ou tendência do que é erótico. Também pode significar uma representação explícita da sexualidade, podendo ser relacionado com o amor lascivo. O erotismo é uma manifestação da sexualidade, cujas características variam segundo a sociedade que se tome como modelo. Embora definido num primeiro instante como "paixão de amor", é necessário salientar o seu caráter revalorizador das formas próprias da sexualidade, tanto na vida pessoal e social como nas manifestações culturais. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o erotismo com a psicóloga e sexpert, Tatiana Presser; com a empreendedora, Erica Rambalde; e com o chefe de departamento de história e teoria da arte EBA/UFRJ, Vinicios Ribeiro.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: A Matemática está em Tudo

"A matemática está em tudo" foi o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, que aconteceu em todo o país, entre 23 e 29 de outubro, e agora vai ser o mote do programa, que vai falar sobre o assunto e reforçar que ela realmente está em tudo.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Aleitamento Materno e Banco de leite

No Histórias de Mãe, será abordado o tema aleitamento materno e também como funciona o Banco de leite, do Hospital Unimed.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça


Os dez anos da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas são o mote do documentário "Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça", lançado pela ONU Brasil em março de 2018, em Brasília (DF). O vídeo recupera alguns momentos do diálogo entre as mulheres indígenas e as Nações Unidas em torno de sua articulação pelos direitos humanos e em defesa de seus povos e territórios, no Brasil e no exterior.

Tema: Jornada da Água


Onde nasce a água que chega em nossas casas? Que caminho ela percorre até sair das nossas torneiras? O que pode estar ameaçando nossas nascentes e nossos rios? Para responder a essas perguntas, o WWF-Brasil convidou um grupo de pesquisadores, pequenos agricultores, jornalistas e ativistas para percorrer mais de dois mil quilômetros por ar, terra e água para vivenciar a realidade do Pantanal matogrossense e testemunhar a ameaça que essa região está sofrendo. A narrativa da Jornada da Água é conduzida pelo ator e ativista João Campos Ator, que sai de Brasília para tentar descobrir o que pode estar ameaçando essa Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.


Tema: Projeto já reciclou 260 toneladas de resíduos orgânicos em dois anos no Rio

Ao perceber que muitas pessoas se incomodavam com o resíduo orgânico e buscavam uma solução para dar o destino correto na hora do descarte, idealizador do ‘Ciclo Orgânico’ começou a oferecer o serviço de coleta e compostagem desse material.


FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Do que precisamos para seguir?

Este ano não foi nada fácil pra grande parte das pessoas . A crise saiu do público e entrou na vida privada. Infelizmente passamos por momentos turbulentos que abalaram a nossa saúde física e mental. Foram 365 dias de um sobe e desce de sentimentos e emoções. O primeiro mês do ano já começou com rebeliões nos presídios de todo o país. Do sistema penitenciário a política, a crise que se anunciava em 2015 veio à tona. Será que vai ser sempre assim? 2018 tá chegando, afinal do que precisamos para seguir? O apresentador Renato Farias conversa sobre essa crise com a psicóloga clínica, Luciana Bicalho Cananellas; com a instrutora de mindfulness, Fernanda Terra; e com a especialista em comportamento, Marie Bendelac Ururahy.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Ciência e Tecnologia

Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre esse assunto com a vice-diretora e coordenadora de negócios do INT, Ieda Vieira Caminha; e com o chefe do Museu da Vida, Alessandro Batista.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta (ANA)


No começo dos anos 80, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à fronteira do acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa em escala produtos da floresta amazônica.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h



Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis