PROGRAMAS
PRODUZIDOS PELA FASE TV:
Programa EM
QUESTÃO
Tema:
Nutrição resolutiva e
anti-inflamatóriaVários estudos e ensaios clínicos têm indicado que a alimentação desempenha um papel importante na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis. Estão nessa lista desde o diabetes até o Alzheimer. Em comum, o que estaria por trás desse adoecimento do organismo seria uma inflamação crônica de baixa intensidade, sem sintomas. Padrões dietéticos com alto índice de açúcar e gordura, segundo esses estudos, favorecem esses quadros inflamatórios e interferem na resposta do sistema imunológico. O Em Questão sobre nutrição resolutiva e anti-inflamatória tem como convidado o nutricionista Renato Moreira Nunes, mestre em Ciência da Nutrição, doutor em Biologia Celular Estrutural, e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h
Programa ARTE
& CULTURA
Tema: Bia Sabino: conexão com a músicaBia Sabino mergulhou no universo musical muito cedo. Com apenas 4 anos, entrou para o coral da escola. A partir daí não parou mais de cantar. Mesmo quando enveredou por outros caminhos, deu um jeito de somar o que aprendeu com a música. Foi assim com a graduação em Geologia e também com a formação circense. Seu primeiro disco, “Ecos”, reúne todas essas experiências, assim como os shows, em que é capaz de emendar um malabarismo no trapézio com uma canção.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h
Programa MINUTO
FASE
Tema: 1º Simpósio de Mastologia FMP/Fase e SBM/RJO primeiro Simpósio de Mastologia da FMP/Fase reuniu especialistas de diversos estados brasileiros, para a discussão de casos clínicos ligados ao câncer de mama. Em pauta, também, novos tipos de tratamento e estratégias de prevenção. O evento foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia e promoveu o compartilhamento de informações entre diferentes profissionais que trabalham diariamente com esse tipo de câncer, como médicos, radiologistas, patologistas e pesquisadores.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Tema: Desnutrição/Laos - Reciclagem/Haiti - Geleiras/Bolívia
O programa mostra o projeto do Unicef para combater a desnutrição na República Democrática Popular do Laos, no sul da Ásia, onde 31 por cento das crianças menores de cinco anos sofrem com o problema. O episódio também revela como a reciclagem está ajudando a transformar a vida de centenas de jovens no Haiti, graças ao empenho de um voluntário da ONU. O Ao Redor apresenta também os impactos do derretimento da geleira Chacaltaya, na Bolívia, na vida dos moradores da região da Cordilheira dos Andes.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1987 - Lucidio Santos Junior – Ginecologista e Obstetra
Apaixonado pelo que faz, o ginecologista e obstetra Lucidio Santos Junior, diz que descobriu um sentido para a vida ao cursar a faculdade de Medicina. Formado pela FMP, em 1987, não parou mais de estudar e ainda se considera “incompleto”. O médico afirma que a faculdade foi uma ponte para o mundo. Lucidio se emocionou ao reencontrar os colegas de turma.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.
FAIXA INTERATIVA
DOMINGO: EM QUESTÃO – SAÚDE MENTAL E
HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
SEGUNDA: EM QUESTÃO – HEPATITES
VIRAIS
TERÇA: EM QUESTÃO – NUTRIÇÃO
ESPORTIVA E ESTÉTICA
QUARTA: EM QUESTÃO – O PAPEL DA
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
QUINTA: EM QUESTÃO – INFARTO
SEXTA: EM QUESTÃO – MINDFULNESS
SÁBADO: EM QUESTÃO – AS NOVAS
DINÂMICAS FAMILIARES
Faixa
Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
Programa TOME
CIÊNCIA
Tema: Os
alimentos não convencionais da AmazôniaCacau, cupuaçu, açaí, pupunha cubiu, ariá, carirú – quem já ouviu falar destas frutas e hortaliças? Do cacau, do chocolate, do açaí e do cupuaçu sim, pois são mais utilizadas em outras partes do Brasil. Mas como as safras variam conforme o nível dos rios, a alimentação do morador da Amazônia está se transformando, com o abandono de legumes e verduras que são produzidas e consumidas pelo povo da região. A iniciativa de cientistas em estudar os cultivos tradicionais da Região Amazônica faz crescer um movimento de resgate com a oferta de plantas alimentícias não convencionais – as PANCs – que, produzidas sem agrotóxicos, poderão ser consumidas em todo o país. Os cientistas convidados revelam as variedades de alimentos da floresta, capazes de romper também com a lógica restrita do arroz, feijão, batata, trigo e milho como base alimentar brasileira.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h
Tema: Agrotóxicos
O Ligado em Saúde traz neste episódio os efeitos dos agrotóxicos para a saúde. O programa explica o que são essas substâncias e como elas são usadas, mostra quem são os grupos mais afetados, quais os alimentos com a maior quantidade de pesticidas que chegam à nossa mesa e detalha os principais efeitos comprovados na saúde, como intoxicações agudas e crônicas. Além disso, o Ligado também fala sobre as alternativas ao consumo de produtos com agrotóxicos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o agrônomo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Estado do Rio de Janeiro (CONSEA-RJ), Alexandre Gollo.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30
Programa CIÊNCIA
& LETRAS
Tema: Mulherismo AfricanaDepois de quase 2 anos de debates públicos sobre a importância de se auto denominar e auto definir, foi criado o termo “Mulherismo Africana“ em 1987. O apresentador Renato Farias conversa com a Pós-Doutora em Filosofia Africana/UFRJ, Aza Njeri; e com a Filósofa, professora, poetiza e doutoranda em filosofia africana, Katiuscia Ribeiro Sobre o significado desse termo e a sua história.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30
Programa CANAL
SAÚDE NA ESTRADA
Tema:
SP - São Paulo/São Miguel PaulistaEm São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, mostramos como o Sistema Único de Saúde promove o cuidado às pessoas com transtorno de acumulação compulsiva. O projeto terapêutico intersetorial é executado pelo Grupo de Apoio aos Munícipes Acumuladores, o Gama, com profissionais da Supervisão de Vigilância em Saúde e equipes das Unidades Básicas de Saúde, CRAS, CREAS, CAPS, Sub-prefeitura e Defesa Civil. Cada paciente é monitorado e assistido na rede de saúde por enfermeiros, veterinários, psicólogos, médicos, assistentes sociais, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, visando atenção integral, resgate da cidadania e dos vínculos familiares.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30
Tema: A perda de um filho
A morte de um filho é geralmente descrita como um dos acontecimentos mais dolorosos da vida de alguém. O sofrimento vivido pelos pais, independentemente da idade do seu filho morto, é dilacerante. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o jornalista, Ricardo Gonzales; com a autônoma, Vanda Castellani; e com a psicóloga/Instituto Entrelaços, Cecília Rezende sobre como lidar com o tormento dessa dor.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h
Tema: Jung
O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung deixou um importante legado para a Psicologia, com importantes conceitos que seguem até os dias de hoje. Fundador da Psicologia Analítica, entre os conceitos mais conhecidos desenvolvidos por ele estão o inconsciente coletivo e os arquétipos. Para se aprofundar um pouco mais neste legado, o programa mergulha na vida e no trabalho de Jung.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30
Tema: Cuidados de saúde e da beleza da gestante
O Histórias de Mãe dá dicas de saúde e beleza para as futuras mamães. A ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto. Já a consultora de moda, Suellen de Oliveira, mostra que você pode ficar bonita pagando pouco.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30
Programa FASE.DOC
Tema: Com apoio do Brasil e ONU, Moçambique avança na proteção dos direitos das
mulheresAs mulheres no centro do desenvolvimento sustentável e da cooperação entre Brasil e Moçambique foi o foco do projeto Brasil e África, realizado, entre 2015 e 2017, pelos governos do Brasil e de Moçambique e apoiado por agências das Nações Unidas – ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O projeto promoveu visitas técnicas, cursos de formação de agentes públicos em saúde e segurança e intercâmbio de boas práticas entre governos e sociedade civil para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção do empoderamento econômico das mulheres.
Tema: Exposição na ONU chama atenção para
perigos do mundo online para as crianças
Para as Nações Unidas, internet traz
oportunidades, mas também riscos para crianças e adolescentes. Exibição
artística “Crianças no casulo cibernético” busca explorar os riscos do mundo
online através das experiências vividas pelas crianças.
Tema: Migrações: um fenômeno global
O Pacto Global para a Migração
Ordenada, Regular e Segura está sendo negociado entre os governos na ONU com o
objetivo de beneficiar os migrantes, as pessoas que estes deixam para trás e as
comunidades que os acolhem.
Tema: Libéria: um legado de paz
Depois
de 15 anos, a missão de paz das Nações Unidas na Libéria chegou ao fim. Deixa
um legado de paz e união nacional em prol do desenvolvimento sustentável e dos
direitos humanos.
FASE.DOC: Terça,
18h
Domingo, 20h
Domingo, 20h
Tema: Cannabis Medicinal
Diversos usos medicinais de substâncias da Cannabis sativa, a planta da maconha, já são comprovados e ajudam a aliviar o sofrimento e proporcionar mais qualidade de vida a pacientes com doenças como dor crônica, câncer, glaucoma e epilepsia. Mas, apesar da possibilidade do uso legal de medicamentos à base de Cannabis ter se tornado uma realidade no Brasil em 2015, o acesso a essas medicações ainda é extremamente desigual no país. Confira o assunto no Sala de Convidados com o neuropediatra e coordenador do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Eduardo Faveret; a coordenadora-executiva da Associação de Apoio à Pesquisa e aos Pacientes de Cannabis Medicinal, Margarete Brito; e o coordenador-executivo do Programa Institucional sobre Drogas da Presidência da Fiocruz, Francisco Netto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h
Tema: Democracia e Saúde
A médica, ex-presidente do Chile por dois mandatos e recentemente designada para o posto de alta comissária para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, e o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CRIS/Fiocruz), Paulo Buss são os convidados desse Bate Papo na Saúde. Bachelet esteve na Fiocruz para fazer a conferência de abertura do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e conversou com o apresentador Paulo Bellardi, no contexto do Abrascão 2018, sobre Saúde, Direitos e Democracia, temas que também conduziram a entrevista com o sanitarista Paulo Buss.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h
Tema: Herdeiros da Terra (ANA)
Trata de como a luta pela terra no sudoeste do Paraná está criando as condições para o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, especialmente o leite.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h
Veja
também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e
22h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis