quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Natal Saudável


Dicas da professora de Nutrição da FMP/Fase, Brigitte Olichon.

1. Torta de bacalhau light

Ingredientes
Massa: 250g de ricota, 2 claras, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 50g de azeitonas verdes picadas, salsa picada a gosto, 2 ovos, 2 claras, 1 xicara (chá) de creme de leite light, 1 pitada de sal, 4 colheres (sopa) de queijo ralado light, e farinha.

Modo de preparo: Para massa, misturar a ricota, as claras, a farinha, temperar com sal e forrar o fundo e os lados de uma forma de torta de abrir. Para o recheio, deixar o bacalhau de molho por 24h, trocando a agua varias vezes, depois desfie e reserve. Refogar a cebola no azeite, juntar o bacalhau, tomate, azeitonas, adicionar salsa e retirar. Esperar amornar e colocar sobre a massa de torta. Bater os ovos, clara, creme de leite, sal e colocar sobre o refogado.

2. Salada de maionese light

Ingredientes: 1 chuchu; ½ abobrinha; 4 cenouras; ½ cebola; 1 copo de iogurte natural desnatado; 1 colher de sopa de maionese light; sal a gosto; cheiro-verde.

Modo de fazer: Picar os legumes e cozinhar em água com sal. Escorrer e misturar com os demais ingredientes.

3. Beijinho de abacaxi

Ingredientes: 1 abacaxi maduro; 500g de coco ralado sem açúcar; 2 colheres de açúcar demerara (dependendo da acidez do abacaxi e do seu paladar); Cravo da Índia e canela em pó (opcional).

Modo de fazer: Descasque o abacaxi e pique em pedaços bem pequenos, despeje-o em uma panela e leve em fogo médio por 5 minutos. Assim que estiver molinho, retire do fogo e bata ainda quente no liquidificador. Despeje o abacaxi na panela, adicione o coco ralado e açúcar e mexa até secar todo o suco do abacaxi. Retire do fogo e espere amornar, reserve na geladeira em um recipiente de vidro bem fechado por em média 3 horas. Unte as mãos com óleo, faça bolinhas, enrole no coco ralado, adicione o cravo da índia e armazene na geladeira até a hora de servir. Outra opção é servir de colher ou em tacinhas.

4. Bolo de Nozes 

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de nozes - só bater as nozes no liquidificador que vira farinha; 3 ovos; 2 colheres de sopa de óleo; 4 colheres de sopa de adoçante culinário ou açúcar mascavo; 4 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada; 1 colher de sopa de canela; 1 colher de sopa de fermento; 200 ml de leite (animal ou vegetal); 1/2 xícara de uvas passas.

Modo de preparo: No liquidificador, bata bem os ovos, o óleo e o leite. Acrescente os demais ingredientes e misture à mão. Despeje a massa em forma untada ou em forminhas individuais de muffin. Asse em forno pré-aquecido a 180º por uns 30 minutos ou até que o palito saia limpo quando espetado.

5. Arroz de Festa

Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga ghee; 1 cebola pequena; 3 xícaras de arroz cru; 1 1/2 xícaras de uvas-passa; 1 xícara de amêndoas torradas; 1 xícara de cogumelos frescos picados; 5 xícaras de água fervente; 1 xícara de champagne; sal a gosto.

Modo de fazer: em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente o arroz, refogue e acrescente as uvas-passa, metade das amêndoas, os cogumelos e o sal. Misture bem. Acrescente água e deixe cozinhar em panela tampada até começar a secar. Acrescente o champagne. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Em uma frigideira, doure a outra metade das amêndoas. Deixe esfriar e acrescente ao arroz na hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis