segunda-feira, 15 de abril de 2019

FMP/Fase vai investir 13 milhões de reais no Hospital de Ensino Alcides Carneiro

Na manhã desta sexta-feira (12), a direção da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) assinou um termo aditivo a um convênio firmado em 2003 com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, prevendo o investimento de mais de R$ 13 milhões para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, ao longo de 12 anos.

Essa parceria exige de ambas as partes um compromisso de integração. Com esse convênio, queremos dar aos nossos alunos e professores melhores condições de desenvolver o processo ensino-aprendizado, que acaba por refletir na assistência à população que conta com um atendimento qualificado. Durante muitos anos, a faculdade investe nesse hospital, que considera como seu hospital escola há mais de 40 anos. O compromisso que a instituição tem com a rede pública de saúde é motivo de grande satisfação e este convênio revela a atitude de transparência que queremos manter com a sociedade de Petrópolis”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O Hospital de Ensino Alcides Carneiro é o maior hospital público de Petrópolis, sendo referência na Região Serrana pela qualidade na prestação de serviços, principalmente os relacionados à maternidade. Com a parceria, a unidade receberá os investimentos definidos no Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, entre esses destacam-se as obras de reforma das enfermarias, centro obstétrico, construção de UTI pediátrica e uma Casa de Partos.

“É fundamental essa parceria com a faculdade. A primeira ampliação é principalmente na área da maternidade, que é onde temos maior demanda. Teremos mais 20 leitos no hospital para atender às mulheres. Atualmente, contamos com 40 leitos, mas não atendemos apenas pessoas do nosso município, pois temos muitos pacientes oriundos de municípios vizinhos, por isso precisamos ampliar a estrutura para conseguirmos atender a todos que buscam a unidade de saúde”, explica Filipe Furtuna, diretor presidente do Sehac.

Além dos alunos de graduação, a FMP/Fase também mantém programas de residência médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Para o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, o convênio significa um importante avanço para a saúde de Petrópolis. “É um marco na nossa história, porque esse hospital atende realmente a comunidade, as pessoas que mais precisam de atendimento, e já é uma parceria antiga. Mas com esse investimento daremos um avanço muito grande na ampliação da estrutura e na oferta dos nossos serviços”, destaca.

As ampliações, melhorias e reformas têm o objetivo de trazer mais qualidade no atendimento do hospital, que possui atualmente 226 leitos em operação. “Para o Conselho Municipal de Saúde, a assinatura desse convênio é importante, pois consolida a parceria que deu certo e traz muitos benefícios para a população. É fundamental que as pessoas compreendam que mais do que investimento em dinheiro, está se investindo em qualidade de serviço. O investimento de recurso financeiro na verdade se traduz na qualidade do serviço, quando o paciente chega aqui no hospital e sabe que tem um serviço de qualidade e de excelência”, frisa Rogério Tosta, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

O HAC é um dos poucos hospitais municipais do país certificados pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino. “É muito importante esse estreitamento da assistência com a docência, pois não existe uma boa assistência sem a boa docência e vice-versa. Um precisa do outro, com a mesma importância. O aluno estimula muito o profissional que atua no hospital, pois ele precisa estar sempre se atualizando na sua área de atuação e aprofundando o seu conhecimento. Cada vez mais os alunos e os pacientes ganham, pois o atendimento será mais focado e com olhar de tudo que é mais atual na área médica”, conclui Álvaro Veiga, diretor acadêmico de ensino do HAC.

Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP, Filipe Furtuna, diretor do HAC, Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase, Rogério Tosta, presidente do Conselho M. de Saúde, e Fabíola Heck, secretária M. de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis