segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Academia que faz pensar


Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves
Supervisora Geral da FMP/Fase


As pesquisas científicas na área da saúde avançam, ao mesmo tempo em que seguimos convivendo com problemas tão arraigados como a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O que podemos mudar? Como tirar o melhor proveito da informação e da tecnologia sem descuidar da humanização no atendimento? Questões como essas estarão em debate no simpósio “A Academia na Serra II”, em Petrópolis, nos dias 8 e 9 de novembro.  

É com orgulho que a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase receberá a segunda edição do encontro, organizado mais uma vez em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Academia Nacional de Medicina. A primeira ocorreu em 2017, dentro das celebrações pelos 50 anos da criação de nossa faculdade. A ideia começou e segue sendo construída com ex-alunos ilustres e dedicados ao ofício.

Ao promover “A Academia na Serra” estamos compartilhando com essas instituições não só os nossos projetos comuns. Também mostramos aos alunos que a verdadeira ciência e a medicina se fazem com a articulação entre o conhecimento científico, as técnicas de abordagem ao paciente e a reflexão dos determinantes de saúde e da doença, que são sociais. Tudo através da efetiva parceria com o SUS, que permite o acesso da população àquilo que é mais importante para os futuros profissionais, no exercício da sua profissão.

Temos o prazer de, nesses dias, receber os mais renomados palestrantes, para apontar para os jovens e os nossos visitantes quais são as mais novas tendências na área do saber médico. Tanto na saúde coletiva, como no estudo das epidemias, nas novas técnicas de ensino e nas abordagens cirúrgicas, a partir das inovações tecnológicas.

O seminário é construído em conjunto por várias cabeças, fruto de uma mesma visão, com um comitê científico das instituições parceiras e da faculdade trabalhando junto, sempre a serviço da população, para tentar reduzir as diferenças sociais através do acesso à saúde. Buscar saídas é a meta. Porque fazer pensar – e repensar – é uma das nossas missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis