terça-feira, 4 de novembro de 2008

CURSO DE ENFERMAGEM REALIZA PROJETO SOBRE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

Segundo a OMS, o consumo de drogas psicoativas é considerado problema de ordem social, não somente em função de sua alta freqüência, mas principalmente devido às conseqüências prejudiciais para a saúde dos indivíduos e, conseqüentemente, para a sociedade. Assim, a OMS recomenda que os governos desenvolvam programas assistenciais na rede básica de saúde, de modo a facilitar o acesso ao tratamento. Recomenda ainda que a visão social sobre as drogas seja influenciada positivamente por medidas preventivas e educacionais que combatam o estigma de que é vítima o usuário de drogas. Aqui o professor tem um papel fundamental ao trabalhar esse assunto com os jovens para que haja a reflexão crítica e construção de valores, já que esse grupo adolescente encontra-se muito suscetível a informações da mídia e acontecimentos da sociedade.

Com esta orientação, as alunas Aline Carandina, Edna Abreu, Juliana Pinheiro, Michele Santana, Natália Martins, Rafaela Barbosa e Sandra Ribeiro, do 8º período do curso de Enfermagem da FASE, junto com as Professoras Lumena Motta e Miriam Heidemann, criaram o Projeto Drogas Lícitas e Ilícitas que hoje é colocado em prática com alunos do Ensino Médio do Colégio D. Pedro.

A atividade, no formato de curso, está disposta em oficinas, dinâmicas de grupo, reflexões e dramatizações dos alunos sobre o tema, que foi escolhido devido à grande importância nos dias atuais e a elevada incidência entre os jovens. O curso tem 4 encontros semanais em cada turma do Colégio, atingindo 16 turmas e cerca de 640 adolescentes, se propondo a estimular a consciência crítica a cerca do uso das drogas e descrever drogas lícitas e ilícitas, relacionando-as aos seus malefícios e aos problemas sociais provocados pelo uso das mesmas, além de promover socialização entre os grupos através de dramatizações. Com isso, os adolescentes aprendem a identificar drogas lícitas e ilícitas e a reconhecer os efeitos e malefícios de cada droga. Ao final do curso, os alunos de Ensino Médio do Colégio D. Pedro deverão apresentar cartazes confeccionados por eles, demonstrando a análise crítica acerca do tema abordado.

(Fonte: Projeto Drogas Lícitas e Ilícitas, Enfermagem – FASE, Setembro 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis