terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FMP/ FASE foi aprovada no Programa de Educação Tutorial - Pet Saúde

Depois de muita espera do resultado, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto foi contemplada com o Programa de Educação Tutorial - Pet Saúde.
O resultado dos projetos aprovados foi publicado no último sábado (31/01/2009).

O que é o Pet Saúde?

O Pet Saúde é uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e Educação e tem como objetivo incentivar o trabalho através da iniciação científica e atenção básica na Saúde da Família. A entrega dos projetos foi realizada até dezembro do ano passado e Instituições de ensino superior de todo o país, que tenham o curso de medicina, entregaram trabalhos parceiros da secretaria municipal de saúde. Os projetos classificados ganham bolsas de ajuda de custo para os tutores (professores), preceptores (profissionais), alunos monitores e alunos participantes. O valor para as bolsas de Tutor acadêmico e de Preceptor é de R$ 1.045,89 e a bolsa incentivo para os estudantes é de R$ 300,00, correspondente ao valor da bolsa de iniciação científica. “O governo vai ajudar que os profissionais da rede recebam e sintam incluídos no mercado acadêmico”, comenta a coordenadora do curso de Medicina da FMP, Claúdia Vasconcellos.
Um dos pontos positivos, segundo a coordenadora, é que os alunos vão aprender na prática e entender a realidade do serviço em que vão trabalhar, já que a maioria dos estudantes acaba o curso e trabalham no Sistema Único de Saúde. Os profissionais acabam orientando e participando de pesquisas científicas.

Objetivos do PET Saúde:

- facilitar o processo de integração ensino-serviço;
- institucionalizar as atividades pedagógicas dos profissionais do serviço;
- valorizar esta atividade pedagógica;
- promover a capacitação docente dos profissionais do serviço;
- estimular a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade;
- estimular o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, o PET Saúde contribui para a consolidação da estratégia Saúde da Família, que hoje conta com mais de 27 mil equipes (formadas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e até seis agentes comunitários) responsáveis pelo acompanhamento básico da população com atenção integral à saúde. Isso porque uma das principais dificuldades encontradas na Saúde da Família está na formação e qualificação das equipes.
De acordo Cláudia Vasconcellos, o interessante é que desde sempre a Instituição trabalhou focada na atenção básica da saúde pública e da família, através dos postos de saúde da família e outras unidades, o que contribuiu para a classificação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis