sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Madame Machado recebe exposição Itinerante da FMP/Fase sobre gravidez na adolescência

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social e Cidadania) do bairro Madame Machado recebeu, nesta quinta-feira (02), a inauguração da exposição “280 dias: adolescência e gravidez”. A mostra itinerante da FMP/Fase vai permanecer na localidade por 15 dias e, até dezembro deste ano, vai percorrer os bairros Vale do Carangola, Corrêas e Quitandinha.

“Nós estamos muito felizes com essa etapa do projeto. A possibilidade de levar os conhecimentos que essa exposição oferece para diversas comunidades do município é muito importante, pois está indo de encontro às pessoas que precisam receber essas informações”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Montada com material de dois anos de pesquisa (2010 e 2011), realizada em Petrópolis, a exposição tem o objetivo de capacitar monitores nas comunidades que irão receber a mostra, para que eles atuem como articuladores do conhecimento e possam propagar para a comunidade tudo o que sabem. A parceria entre a FMP/Fase, a Prefeitura de Petrópolis e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem como meta atingir os adolescentes de diferentes localidades do município.

“É uma experiência muito boa. Nós podemos mostrar para a nossa comunidade que a gravidez na adolescência pode não ser o que muitas meninas esperam. Muitas vezes as meninas ainda não têm o corpo formado para receber um bebê e acabam vivenciando momentos complicados por conta disso”, explica Arthur Rocha, monitor da exposição no bairro Madame Machado.

A enfermeira do PSF da localidade ressalta que as adolescentes da região engravidam por opção, uma vez que o desejo de se tornarem mães faz parte de uma cultura local e da realidade familiar.


“É muito comum as adolescentes entre 12 e 20 anos engravidarem na comunidade. A questão não é a falta de informação e sim a questão cultural. O trabalho de conscientização na comunidade deve ser focado na educação, esporte e lazer. Mostrar para essas meninas que existem outras possibilidades e perspectivas, além de um dia se tornarem mães”, enfatiza Gisele dos Santos, enfermeira do PSF de Madame Machado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis