quarta-feira, 18 de março de 2015

Programação Fase TV - de 15 a 21 de março


Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte – Giulia Marchesini”:

o    Cantora desde os 14 anos, Giulia Marchesini tem grande experiência na área musical. Em sua infância, teve aulas de música e flauta doce e mais tarde atuou como cantora e solista em corais petropolitanos durante 7 anos, onde teve aulas de teoria musical e técnica vocal. O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a vida da cantora, seus desafios e planos para o futuro de sua carreira.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Colônia de Férias”:

o    Preocupados em desenvolver princípios sustentáveis e de preservação do meio ambiente com as crianças da comunidade do Amazonas, no bairro Quitandinha, os alunos de Enfermagem da Fase criaram a colônia de férias Horta da Vida. O episódio fala sobre o projeto que fez sucesso entre a criançada, onde foram realizadas atividades com materiais recicláveis, pintura, leitura, colagem, plantio de hortaliças e caminhadas durante uma semana.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Empreendedorismo Social”:
o    O Em Questão entrevista o empreendedor Alan Maia, diretor da Agência do Bem, criada há 10 anos no Rio de Janeiro e que hoje atende 500 pessoas em três comunidades da zona oeste da cidade. No episódio, ele fala da importância dos projetos sociais desenvolvidos por Ongs, da responsabilidade social das empresas e do papel das universidades como espaço de desenvolvimento de tecnologias sociais e da formação de novos empreendedores.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY”:

o    O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.

·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.

O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Outubro Rosa”:
o    O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Com mais de 50 mil novos casos por ano, só no Brasil. No mês de outubro uma campanha mundial visa conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do autoexame e da detecção precoce da doença. O programa conta com as participações do mastologista Carlos Vinícius Pereira Leite, que é professor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, e da presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Ana Cristina Mattos.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Trabalhadores Noturnos”:
o    O trabalho noturno levou uma pesquisadora da Fiocruz a investigar os impactos na vida das pessoas. A pesquisadora do laboratório de educação em ambiente e saúde do IOC da Fiocruz, Lúcia Rotenberg fala sobre os impactos na saúde das pessoas que trabalham a noite e a qualidade do sono que acontece pela manhã. E fala também sobre a responsabilidade das empresas e o que devemos fazer para amenizar os efeitos dessa rotina.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Grupo de Pesquisas Espinoza e Nietzsche”:
o    O coordenador do Grupo de Estudos SpiN/UFRJ, André Martins explica a trajetória de Espinoza e Nietzsche, filósofos que não seguiram à risca a tradição da história da Filosofia.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Aracajú-SE”:
o    Mais Médicos - a reportagem apresenta a experiência do município de N S das Dores com a implantação do programa Mais Médicos. Além de mostrar o dia a dia dos médicos cubanos em N S das Dores, mostra também como os profissionais foram recebidos e quais os resultados para a saúde da população. Tuberculose - em Aracajú, o Programa de Saúde da Família faz a busca ativa dos casos de Tuberculose na cidade. A reportagem mostra o trabalho da equipe desde o encontro com os possíveis casos, até o acompanhamento do tratamento dos pacientes. Mostra ainda, os resultados do programa na diminuição dos índices da doença na cidade.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Mapa da Violência”:
o    O programa fala sobre a ausência de políticas públicas, o panorama da violência no Brasil, o surgimento das UPPs, a formação da polícia civil e da militar, a relação entre educação e violência e das áreas mais carentes do nosso país. Gravado no Instituto de Estudos da Religião- ISER/RJ.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Quando as contas não fecham”:

o    A atriz, Glaucia Rodrigues, a coordenadora do curso de Economia Doméstica - UFRRJ, Patricia Freitas e o antropólogo, João Baptista conversam conosco sobre a as dificuldades em administrar o orçamento doméstico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis