sexta-feira, 3 de julho de 2015

Programação Fase TV - Semana 5 a 11 de julho de 2015


·         Programa ARTE & CULTURA                 Tema: Cello Ensemble Berlin

o   O grupo formado por jovens violoncelistas promissores, e já premiado, alunos e ex-alunos da classe de Matias de Oliveira Pinto, um dos mais renomados professores de violoncelo da Faculdade de Música de Münster e da Universidade das Artes de Berlim, na Alemanha, veio pela primeira vez à Petrópolis, iniciando a temporada 2015 da Sociedade Artística Villa-Lobos. O episódio conta a trajetória do Maestro, o início e a rotina do grupo e também o concerto apresentado por eles.



·         Programa MINUTO FASE                       Tema: Reforma Ambulatório HAC

o   Aprimorar as atividades didáticas e profissionais desenvolvidas no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população. Esses são os principais objetivos da parceria realizada pela FMP/Fase com a Prefeitura de Petrópolis na área de saúde. Parceria que garantiu a reestruturação do Ambulatório Doutor Wilson Martelli. O espaço, que há muito tempo não passava por uma reforma, teve portas, janelas, instalações elétricas, piso e pintura recuperados. Além de garantir melhores condições de treinamento para alunos e atendimento para os pacientes, a readequação do ambulatório também permite a ampliação das especialidades médicas oferecidas.

·         Programa AO REDOR                                   Tema: Crimes Ambientais, Efeito Estufa e Alfaiates.

o   Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão



·         Programa FAIXA INTERATIVA             EM QUESTÃO – Tema: Ressonância

·         A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um estímulo, ajudando cada um de nós, a entrar em ação.  Mas em excesso, ela faz exatamente o contrário: impedindo nossas reações. E quando se torna constante e desproporcional aos acontecimentos, pode se transformar em um transtorno, causando sofrimento e interferindo na qualidade de vida.


·         Programa Em Questão                         Tema: Aborto e Saúde Pública

o   O aborto é uma questão polêmica e que divide opiniões. Mas, para além da fé ou da filosofia, existem os fatos. Atualmente no Brasil acontecem mais de 1 milhão de abortos e duzentas e cinquenta mil internações por complicações de procedimentos clandestinos.  O programa conta com a participação da pesquisadora da ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, e coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política, Sonia Corrêa.





·         Programa TOME CIÊNCIA                    Tema: Câncer

·         “Aquela doença”, o misterioso câncer, era uma doença ao qual, algum tempo atrás, ninguém ousava dizer o nome. Doença que não é só uma por sinal, por existem cerca de 200 tipos de câncer. No momento em que o homem já desenvolveu o DBA, o genoma humano, e aspectos os mais detalhados dos funcionamentos celulares, porque ainda não se alcançou a cura do câncer? É bem verdade que, em alguns tipos, o percentual de cura já chegou a 80 por cento. Os especialistas convidados por – por acaso todas as mulheres – falam sobre o conhecimento acumulado da ciência sobre a doença também esclarecem se estamos no caminho da cura. No mínimo para acabar com o preconceito com “aquela doença”, o programa busca desvendar os mistérios do câncer.







·         Programa LIGADO EM SAÚDE            Tema: Labirintite

o   É muito comum chamar de labirintite sintomas como: tontura, vertigem e zumbido no ouvido. O que muita gente não sabe é que labirintite propriamente dita é rara e o que as pessoas costumam ter, são outros tipos de distúrbios que também afetam o labirinto, mas que tem outras características.






·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                  Tema: Saúde e Jornalismo


o   Desde a sua criação o SUS, Sistema Único de Saúde, tem estado em meio a um campo de tensões. Que, às vezes, polariza defensores ferrenhos de um lado e críticos vorazes de outro. Gestores, políticos, usuários, imprensa, apresentam uma multiplicidade de perspectivas sobre o que é e o que deveria ser o sistema, catalisando debates inflamados.



·         Programa NA ESTRADA                                            Tema: Campo Bom/ Novo Hamburgo RS


o   Água. Ela serve para beber, para tomar banho e para muitas outras coisas. Mais em um projeto inovador, em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, ela é usada para fortalecer a relação entre pais e seus filhos bebês. É o Hidromami, que o Canal Saúde na Estrada mostra como funciona.




·         Programa EM FAMÍLIA                       Tema: Gravidez Tardia

o   Entre 2003 e 2012, o número de gestantes com mais de 40 anos aumentou quase 18%. São dados do IBGE sobre uma transformação social que parece irreversível. Mais o que é que muda com mais vivência nessa idade? Quais os riscos, os prós e os contras de ser mãe na maturidade? É isso que o Em Famíla discute neste episódio.





·         Programa UNIDIVERSIDADE                              Tema: Maioridade Penal


Em meio ao debate nacional sobre a redução da maioridade penal, o Unidiversidade aborda o tema, tendo como ponto de partida a Constituição Brasileira, que reconhece como prioridade a proteção especial às crianças e aos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis