sexta-feira, 3 de julho de 2015

A escolha por uma pós-graduação


Levi de Souza

Hoje, um curso superior, em especial os de Gestão (bacharel e tecnológico), está muito acessível em diversas plataformas (presenciais e a distância), assim como inúmeras instituições oferecem cursos superiores de diversas especificidades.  O que há em comum em quase todas as formações é o trabalho ou a aplicação em organizações, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor.  E que estas precisam ser mais eficientes em seus processos e nos resultados proporcionados.  
A meta é gerar resultados e valores que atendam aos objetivos da organização e, ao mesmo tempo, atendam às exigências por qualidade, responsabilidade, sustentabilidade e diversidade que a sociedade global demanda ou exige. 
As organizações precisam de pessoas que saibam lidar com essas variáveis e conduzir seus processos dentro do desafiante cenário. É neste ponto que uma boa formação em gestão, em especial uma pós-graduação em Administração (MBA), pode contribuir para o profissional enxergar, de forma mais acurada, as suas respectivas áreas de atuação e melhorar o planejamento das ações, a organização dos recursos (geralmente limitados ou escassos), a liderança de equipe e a avaliação dos processos e resultados.
Um bom curso de pós-graduação em Administração gera ao profissional condições técnicas e contextuais (melhor interpretação dos ambientes interno e externo), assim como habilidades interpessoais para conduzir as pessoas aos objetivos da organização e ao seu próprio autodesenvolvimento. Afirmo, com segurança, que este profissional será disputado no mercado de trabalho com salários condizentes ou proporcionais ao valor que conseguir gerar para a organização e para a sociedade. E uma boa pós-graduação o especializa nessas áreas com técnicas e tecnologias sem deixá-lo preparado também para entender o todo que compõe uma empresa. 
Os MBAs que mais têm sido demandados pelo mundo do trabalho têm relação com as áreas de gestão dos negócios ou modelos de negócios (com enorme ênfase no empreendedorismo); gestão de projetos; gestão de pessoas e carreiras; gestão financeira e de riscos. Podemos mencionar outros, mas esses, em sua essência, trazem o mix do mundo global: competitividade, avaliação de projetos, inovação (pessoas), viabilidade (econômica financeira) e entrega (logística). Tudo isso, sem esquecer de questões como sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social, geralmente presentes nas grades dos bons MBAs. 
Neste cenário, o trainee precisa ser um ator ativo e não passivo de sua formação. Hoje, o autodesenvolvimento e o senso de visão de oportunidade são ingredientes importantíssimos para as empresas terem valores que, mesmo com todo aparato tecnológico, ainda fazem parte do elemento humano. Mas para quem sabe usá-lo ou aplicá-lo. 
É por isso que o jovem precisa entender que não se trata apenas de obter um título a mais em seu currículo. É preciso estar atento a outras questões que um bom MBA deve orientar, além do conhecimento e habilidade. São as atitudes e comportamentos sociais, respeitando e valorizando a ética, o empreendedorismo, a visão e oportunidade para novos negócios ou inovações nos processos já existentes.
A escolha de um bom curso de MBA também pode proporcionar um "miniprocesso seletivo", pois muitos alunos de uma determinada turma já podem estar no mercado de trabalho, em cargos de gerência ou de direção. Assim, um aluno que mostra bom desempenho nos conteúdos e no comportamento, pode estar sendo analisado pelos seus próprios colegas de turma e, nesse networking, surgirem propostas de trabalho. É muito importante para o pretendente a fazer uma pós-graduação ficar atento a isso. E o aluno deve procurar um curso que desperte sua inteligência o suficiente para perceber onde há oportunidade de mudar para o novo negócio ou de transformar (inovar, empreender) o que já existe nos processos da empresa.   
* Professor, coordenador do curso de Administração (graduação e pós-graduação) e dos Cursos Superiores em Tecnologia de Gestão (Recursos Humanos, Gestão Pública e Gestão Ambiental) da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis