segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Programação da Semana de 13 a 19 de dezembro


Programa EM QUESTÃO
Tema: Radiologia Industrial
  • A radiologia tem aplicações que vão além da área da saúde. Ela também é usada na indústria para esterilizar materiais, padronizar o peso e o tamanho de produtos, checar a condição de equipamentos e até mesmo para apressar o ciclo natural de purificação de pedras preciosas. Para falar sobre a radiologia industrial o Em Questão recebe o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e perito da Agência Internacional de Energia Atômica, Josilto de Aquino. O engenheiro nuclear também atua na Divisão de Aplicação Industrial da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h
- Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Oscar Garcia
  • O programa mostra a produção artística do uruguaio Oscar Garcia. Seus desenhos permitem duas leituras. Dois universos fundidos. O macro e o micro. O todo e o detalhe. Neles, flores, plantas e animais se misturam a imagens orgânicas, figurativas e surreais. Uma estética particular, segundo o próprio artista, feita de muitas influências: dos inovadores da arte moderna: Miró, Kandinsky e Paul Klee ao construtivismo do uruguaio Joaquim Torres Garcia e o surrealismo do brasileiro Darcilio Lima. Na arte de Oscar Garcia cabe o mundo todo, especialmente a América Latina e os matizes das terras uruguaias, onde o artista nasceu.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: O Supercomputador e a Infraestrutura
  • O programa mostra como funciona o computador mais potente a desembarcar no país, com a maior capacidade de processamento, armazenamento e transferência de dados da nossa história. O potencial da máquina batizada de SDumont é astronômico: pode realizar um QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O equivalente a 1,1 PETAFLOPS, na linguagem da computação. O processamento de alto desempenho abre novas possibilidades e garante mais agilidade para pesquisas complexas, como é o caso dos projetos de genômica. A série mostra o que muda com a chegada do equipamento ao Laboratório Nacional de Computação Cientifica, em Petrópolis, e o salto que ele proporcionará nas pesquisas desenvolvidas pelo LNCC e seus parceiros em todo o país.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Inauguração do Novo Tomógrafo - HAC
  • O hospital Alcides Carneiro recebeu mais um investimento da FMP/Fase. O novo tomógrafo, totalmente digital, garante mais qualidade de imagem e maior rapidez nos exames. Ao todo, a faculdade investiu mais de um milhão de reais, incluindo a compra do equipamento, os softwares e a preparação da rede de computadores para que os exames possam ser vistos pelos médicos nos consultórios. O Hospital de Ensino Alcides Carneiro é o maior da rede pública em Petrópolis. Atende quase cinco mil pacientes por mês em seu ambulatório. São setecentas internações mensais, incluindo casos clínicos e cirúrgicos. O Centro de Imagem realiza dois mil e quinhentos exames. Só tomografias são mil por mês. O novo tomógrafo também possibilita a realização de exames mais complexos e detalhados, que antes não eram possíveis. E traz uma vantagem adicional para o usuário: emite baixa radiação.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Radiologia Forense
  • A radiologia é um importante instrumento para o diagnóstico de doenças. Mas a tecnologia também pode ser utilizada em outras áreas, além da saúde. É o caso da Radiologia Forense, aplicada na identificação de crimes e vítimas de acidentes. O Em Questão conversa com o professor de radiologia José Milton de Castro Brito sobre a utilização das imagens radiológicas para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Nova Infância
  • As crianças de hoje pouco têm a ver com as do passado. É raro vermos os pequenos envolvidos em brincadeiras de rua ou protegidos em sua ingenuidade. Recebem sim, um grande volume de informações e produtos inimagináveis há 50 anos. Novas alternativas — videogame, televisão, internet — transformam a infância e criam uma nova realidade a ser estudada. Este debate de especialistas aborda ainda a onda de bullying (intimidação e provocação entre crianças nas escolas), o estímulo antecipado ao sexo, limites e critérios educacionais, relações familiares e a exposição à violência.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Caxumba
  • Recentemente ouvimos falar de novo sobre uma doença que estava meio esquecida, a caxumba. Um surto em áreas do Rio de Janeiro e o aumento do número de casos no resto do Brasil fez com que muita gente voltasse a se preocupar com a doença. O programa fala sobre essa infecção que atinge principalmente as crianças e os adolescentes e que pode ser prevenida com a vacina. Você vai saber como identificar e tratar a caxumba.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Cruz e Sousa
  • Esta edição do Ciência & Letra fala sobre o poeta João da Cruz e Sousa. Pobre, negro, filho de escravos. Estas seriam as mais sinceras e corriqueiras descrições de um dos maiores poetas da Literatura Brasileira.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Arraial do Cabo/ Resende - RJ
  • O episódio mostra dois bons exemplos de atendimento em saúde pública. Em Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Parceria entre estado, município e governo federal, através do Programa Brasil Sorridente, oferece serviços de média complexidade principalmente para pessoas de baixa renda e pacientes especiais, pelo SUS. A cidade de Resende, RJ, comemora bons resultados de prevenção da obesidade infantil. Através do Programa Saúde na Escola, com parcerias entre diversas secretarias e a comunidade, o município implantou o “Conta na Balança”. São ações conjuntas de avaliação, orientação nutricional e incentivo aos esportes nas escolas e nas unidades básicas de saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Prostituição
  • Uma garota de programa não vende ou aluga o próprio corpo. Mas o tempo que disponibiliza ao prazer do outro. Essa frase, de uma prostituta, em entrevista para um blog, ataca um antigo clichê sobre a profissão reconhecida como a mais antiga da história da humanidade. E as reflexões sobre as profissionais do sexo não param aí. O Em Família propõe um debate sobre a prostituição sem preconceitos: adequado aos tempos atuais, com as mudanças decorrentes da internet e das políticas afirmativas no mundo todo.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Mobilidade Urbana: Soluções
  • Ir ao trabalho, sair com a família, ter acesso à cultura e ao lazer. Poder se locomover na cidade com segurança, conforto e um preço justo, é sinônimo de cidadania. Mas essa ainda não é uma realidade para todos.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis