segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Programação da Semana de 01 a 06 de agosto de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


• Programa EM QUESTÃO
Tema: Merenda Saudável 
○ Agosto é o prazo limite para a suspensão da venda de refrigerantes em escolas com alunos de até 12 anos. A medida foi anunciada pelos próprios fabricantes. As três maiores indústrias do ramo disseram que dessa forma estão contribuindo para a campanha internacional, liderada pela Organização Mundial da Saúde, para frear a obesidade infantil. O Em Questão fala da importância da alimentação na fase escolar. O tema Merenda Saudável é debatido com as participações das nutricionistas Nathalia Thomaz e Nathalia Ferreira, professoras da FMP/Fase.
Em Questão: Segunda, 20h
                       Terça, 21h30
                       Quarta, 22h30 
                       Quinta, 21h30 
                       Sexta, 22h 
                      Sábado, 14h30 
                       Domingo, 13h e 22h30

• Programa ARTE & CULTURA 
Tema: Arqueologia Contemporânea
○ Responsável pela montagem de boa parte das exposições da Casa Hercílio Esteves, o Centro Cultural da FMP/Fase, Cláudio Partes, assumiu uma nova missão: a de investigar a história recente do espaço. No projeto “Arqueologia Contemporânea”, o designer, fotógrafo e artista visual trouxe de volta partes dos painéis expostos na galeria nos últimos 9 anos. O trabalho, que utiliza técnicas de restauro, vai além do resgate do passado porque mistura interferências do antigo com o novo, dando origem a um novo significado.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30

• Programa Ao Redor 
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar:
○ O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 11h Quinta, 20h30 Domingo, 22h

• Programa MINUTO FASE 
Tema: Bisfenol A
○ Uma aula sobre vigilância sanitária despertou a estudante de nutrição da FMP/Fase Eloah Ribeiro para o perigo escondido nos potes utilizados para transportar alimentos: O Bisfenol A, também conhecido como BPA. O composto está presente em um tipo de resina utilizada na fabricação da maioria dos plásticos. Quando a embalagem é aquecida ou resfriada, a comida é contaminada. No organismo humano, o bisfenol provoca desequilíbrio no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo. Diante da descoberta, a estudante decidiu alertar os colegas, com uma intervenção no espaço utilizado pelos universitários para as refeições.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

• Programa FAIXA INTERATIVA – Arte & Cultura 
Tema: Som e Luz – Museu Imperial 

• Segunda – Feira Som e Luz – Museu Imperial – Arte & Cultura

○ O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Paraajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Segunda – Feira 
Tema: VI Mostra de Audiovisual - Arte & Cultura
○ A Mostra de Audiovisual de Petrópolis é uma parceria entre o Ensino Médio Vocacional Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo (EMI – AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II e o SESC. Em sua sexta edição, foram 8 dias de atividades gratuitas, abertas ao público, com workshops, debates, mesas-redondas, exibição de filmes dirigidos e produzidos por estudantes da instituição, além de sessões de longas-metragens premiados no circuito nacional. Outro destaque da programação foi o Desafio Mofilm 48 Horas, em que jovens filmmakers tiveram que desenvolver em apenas 2 dias uma peça publicitária.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Terça – Feira 
Tema: Contracultura – Em Questão
 ○ O festival de Woodstock foi um marco da contracultura nos anos 1960: um movimento cultural que tinha como eixo uma profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões morais e estéticos. O programa entrevista o historiador e mestre em educação e antropologia, Pedro Cross e também o músico, jornalista e pesquisador Pablo Laignier. Eles falam sobre as influências e heranças do movimento e as novas formas de contracultura nos dias de hoje.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Quarta- Feira
Tema: Gastronomia e Arte: Um sonho de Natal – Arte & cultura
○ Preparar a ceia de Natal é mais que uma tradição para o chef Alessandro Vieira, ou Barão, como é conhecido. As receitas das festas de final de ano têm um sabor especial para ele: marcam a realização de um sonho. Foi preparando uma ceia de Natal que ele começou na profissão. Depois de trabalhar em várias cozinhas no Brasil e no exterior, Barão retornou à cidade onde foi criado, Areal, onde montou o primeiro restaurante próprio. Na volta às origens, também passou a oferecer cursos para a comunidade. As aulas de gastronomia continuam até hoje. 23 anos depois de preparar o primeiro cardápio, o Chef Barão não deixa de ensinar os segredos da festa: a oficina de culinária natalina é uma tradição repetida ano após ano. Seja para cozinheiros amadores, amantes da culinária gourmet, seja para novos aprendizes, que dão os primeiros passos na carreira.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Tema: Bruno Belo: Colecionador de Fragmentos– Arte & Cultura

○ Um dos talentos da nova geração da arte contemporânea, Bruno Belo utiliza conceitos de arquitetura, fotografia e cinema em seus trabalhos. Utiliza projetores para sobrepor camadas de imagens, reveladas através de transparências e janelas. No programa, o artista visual fala de como sua formação original como arquiteto dialoga com as obras artísticas.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Quinta – Feira
Tema: Obesidade – Em Questão 
○ A obesidade atingiu níveis de epidemia no mundo. O Brasil está acima da média mundial. O programa debate a questão com a professora de Nutrição em Saúde Pública da FMP/Fase, Cintia Curioni, e com a endocrinologista infantil, Andréa Dyonísio. O episódio aborda as causas e consequências do sobrepeso e também os riscos da obesidade nas crianças, a faixa onde os índices mais crescem.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Sexta – Feira
Tema: Luís Lage – Arte & Cultura 
○ Nascido em 1952, na Cidade do Rio de Janeiro, hoje com seu estúdio no Rocio, em Petrópolis, desenvolve sua arte e se identifica cada vez mais com a cidade. Desde sempre observador dos detalhes matemáticos presentes em cada elemento da paisagem, dos quais extrai os elementos que remete ao papel, assim é o artista plástico Luís Lage, cuja extensa obra é composta de quadros de tinta nanquim.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Tema: Artesanato Brasileiro – Arte & Cultura

○ O Brasil tem 10 milhões de artesãos. Eles estão espalhados por todas as regiões do país. Homens e mulheres que costuram, esculpem, pintam e bordam. Gente que é especialista na arte de transformar. E imprime em cada um de seus produtos a cultura de sua comunidade. O Arte & Cultura visita o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis, para mostrar um pouco da diversidade do trabalho dos artesãos brasileiros.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Sábado
Tema: Doenças Inflamatórias Intestinais – Em Questão 
○ O intestino é um dos órgãos mais importantes do organismo, considerado o segundo cérebro. E é alvo também de vários distúrbios crônicos, entre eles as chamadas doenças inflamatórias intestinais. O episódio aborda a influência do estilo de vida e da alimentação para a saúde intestinal com o médico gastroenterologista do Hospital Alcides Carneiro, José Francisco da Silva Vieira, que coordena o Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Domingo
Tema: Lan: O cartunista das mulatas e das curvas sinuosas – Arte & Cultura
○ O Arte & Cultura foi até a casa de Lan, em Pedro do Rio, Petrópolis, para mostrar a trajetória do cartunista que decifrou em seus desenhos a alma carioca. Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cartellini Rossi Rossini, ou Lan como ficou conhecido profissionalmente, completou 90 anos em 2015. O artista nasceu na Itália em 1925. Viveu no Uruguai e na Argentina, até adotar o Brasil como seu país de coração em 1952. Mesmo sendo estrangeiro, Lan é tido como um autêntico carioca, por encarnar como poucos o estilo de viver da Cidade Maravilhosa. A paixão pelo Rio de Janeiro foi registrada em várias charges, em que o cenário da cidade ganha formas femininas: as “Cariocaturas”. As mulheres, aliás, especialmente as mulatas, são as principais inspiradoras do cartunista, que tem como traço marcante em suas obras as formas arredondadas e as curvas sinuosas.
 Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

• Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Por debaixo do solo
○ Por trás dos momentos de magia e emoção das manifestações esportivas, existe uma intensa atividade científica. A educação física está cada vez mais organizada academicamente – e já começa a ser identificada como Motricidade Humana ou Cinesiologia. A aplicação da bioquímica e da biomecânica são exemplos da contribuição da ciência que se refletem no esporte de alto desempenho. Sem falar nos avanços nas técnicas de treinamento e no desenvolvimento de novos equipamentos. Com a ajuda da ciência o homem desafia constantemente seus próprios limites, batendo recordes e superandodesafios. Algumas vezes usando novas substâncias, o que é proibido e acaba motivando cientistas a criarem métodos cada vez mais eficazes para barrar o uso do doping.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                         Domingo, 14h


• Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: TDAH em adultos
○ O transtorno de déficit de atenção e imperatividade na infância, já foi tema de muito debate e discursão mais pouco se fala sobre o TDAH em adultos. Vida social, carreira, relacionamento amoroso. Quais são os efeitos desse transtorno nessa fase da vida? Os sintomas podem ser diferentes daqueles apresentados pelas crianças.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                Quarta, 10h 
                                Sábado, 11h

• Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Bando Editorial Favelofágico
○ O Bando Editorial Favelofágico é uma editora sem fins lucrativos que publica autores que se identificam com uma perspectiva contra-hegemônica no trato da literatura. Além da colaboração na feitura de livros, o Bando Editorial Favelofágico atua com programas de promoção da escrita literária e com ações de pesquisa sobre a interface literatura e sociedade.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                              Segunda, 22h30
                              Quinta, 20h

• Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Santa Cruz Crabália - BA
○ O Canal Saúde na Estrada foi até a Bahia para acompanhar o grande mutirão social “Voluntários do Sertão”. Uma iniciativa em parceria com o Sistema Único de Saúde que beneficia milhares de pessoas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 
                                           Terça, 23h

• Programa EM FAMÍLIA
Tema: Loucuras na Família
○ Existe um monólogo da razão sobre a loucura. Essa foi uma das conclusões de Foucault depois de estudar a história e o estigma social que sofrem os que se comportam e entendem o mundo fora dos padrões estabelecidos. A loucura involuntária, repelida e incompreendida, está bem distante daquele sentimento metafórico que muita gente usa para falar de liberdade.
Em Família: Quarta, 20h
                     Domingo, 16h
                     Sábado, 22h

• Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Transfobia
○ Segundo a organização Europa Transgênero, o Brasil é o país onde mais se assassinam pessoas transexuais no mundo. O programa discute a questão da transfobia.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                                        Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4
horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis