segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Uso abusivo de tecnologia causa problemas de saúde mental


Cada vez mais a população busca atendimentos psicológicos em perspectiva breve.

A sociedade evoluiu com o passar dos anos. A cada dia que passa nos deparamos com novidades tecnológicas, que nos encantam e nos remetem a uma falsa sensação de felicidade e bem-estar. No entanto, com o uso abusivo da tecnologia por todas as facilidades que ela nos oferece, cada vez mais estamos dando prioridade ao relacionamento virtual. Dessa forma, o contato pessoal diminuiu e acarretou uma série de problemas de saúde mental, pois muitos começaram a se sentir sozinhos, trabalham em demasia e dedicam pouco ou nenhum tempo à diversão, estar entre amigos e com seus familiares.

“A ciência já provou que há uma relação direta entre o corpo e a mente. Quando o psicológico não está bem, afeta o corpo e vice-versa. O sintoma psíquico, via de regra, tira do sujeito a capacidade de trabalhar e se relacionar. Ao perder a capacidade de trabalhar, o sujeito não tem como se bancar, sobretudo numa época de crise, levando ao endividamento e a uma imersão na doença. A modalidade de atendimento psicológico em perspectiva breve devolve ao sujeito a saúde psíquica perdida num tempo bem menor que as outras modalidades de tratamento psicológico”, explica Virgínia Ferreira, psicanalista, mestre em Psicologia Social e coordenadora da pós-graduação em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, da Fase.

A Psicoterapia Breve é caracterizada dessa forma em relação às demais modalidades de atendimento que são realizadas porque, geralmente, são necessários apenas quatro meses para o tratamento completo. Ao iniciar os atendimentos, o terapeuta determina, junto com o paciente, o tempo que o tratamento levará. Por ter um período estabelecido, o paciente tende a colaborar mais e consegue resultados em menos tempo.

“Há uma crescente demanda por essa modalidade de atendimento, pois as pessoas hoje em dia são imediatistas e não dispõem de tempo para tratamentos longos. Geralmente, os pacientes sofrem com fobia, pânico, uso abusivo de drogas ilícitas e de álcool, depressão, dentre outros fatores”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis