quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FMP/Fase realiza semana de Capacitação Docente com foco no novo modelo de ensino do século XXI

Ao longo desta semana, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está realizando as atividades de Capacitação de Professores, como parte do Programa de Desenvolvimento Docente, promovido pelo Núcleo Pedagógico. A palestra gratuita e aberta ao público, que deu início oficial às atividades, abordou a Educação Superior no Século XXI, ministrada pelos autores do livro homônimo: Ralph Ings Bannell, diretor do Departamento de Educação da PUC-Rio, e Rosália Duarte, coordenadora do grupo de pesquisa “Educação e Mídia”, na mesma instituição.

“O fato da FMP/Fase ser uma faculdade que faz capacitação docente a cada início de ano, já há muitos anos, é algo muito inovador. Não é comum ver no Ensino Superior a experiência de qualificação coletiva de seus docentes como um processo estruturado e pensado. O mais importante é essa possibilidade de criar momentos de encontro entre os professores para discutirem a atuação no Ensino Superior”, ressalta Rosália Duarte, que é psicóloga e doutora em Educação.

São muitos os desafios que o ensino superior enfrenta para se adequar à velocidade que os canais de informação e de acesso ao conhecimento oferecem como ferramentas para aprendizagem no século XXI. A FMP/Fase, ciente das mudanças e dos avanços que a tecnologia proporciona, está investindo na capacitação do seu corpo docente para que o modelo adotado em sala de aula para a troca de conhecimentos possa garantir a formação de excelência dos seus alunos. 

“A geração que nasceu nesse tempo da nova tecnologia digital pensa diferente da gente? Ela vê o mundo de uma forma diferente ou não? Então, esses são os estudos que o mundo inteiro está fazendo na área da saúde e na área da educação para tentar melhorar os processos de aprendizagem, para que eles sejam mais motivadores, principalmente para essa geração. Esse processo de aprendizagem tem que ser através de metodologias ativas. O professor passa a ser o mediador das informações na construção do conhecimento”, explica a pedagoga Maria Thereza de Sá Earp, responsável pelo Programa de Desenvolvimento Docente da FMP/Fase.

Também estão sendo desenvolvidas diversas oficinas com o corpo docente da FMP/Fase, com foco na construção coletiva de um novo olhar sobre a aprendizagem, para a criação de produtos que serão utilizados no cotidiano das práticas didático-pedagógicas da instituição.

Supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves

Palestra "Educação no Século XXI" com os convidados: Ralph Bannell, Diretor do Departamento de Educação da PUC-Rio, e Rosália Duarte, coordenadora do grupo de pesquisa "Educação e Mídia" da PUC-Rio

Rosália Duarte, coordenadora do grupo de pesquisa "Educação e Mídia" da PUC-Rio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis