segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Programação da Semana de 05 a 11 de fevereiro de 2017




PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Cuidados com a visão
Ver um filme, dirigir, ler, usar o computador ou o celular. Ações rotineiras na nossa vida, que têm um elo em comum: exigem muito de um dos nossos sentidos: a visão. Os nossos olhos representam um dos principais meios de contato com o mundo externo. E, por isso mesmo, merecem atenção especial desde a infância até a velhice. O programa sobre cuidados com a visão conta com a participação dos oftalmologistas Rodolfo Haack e Patrícia Pachá, professores da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: 7ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis
Mais uma edição da mostra de audiovisual acontece em Petrópolis. Um evento realizado anualmente pelo EMI-AV (Colégio Estadual Dom Pedro II), que sempre traz muita arte, cultura e educação para a serra petropolitana. A sétima edição mantém-se na perspectiva de promover a difusão do audiovisual como linguagem e arte em todo seu potencial educativo e comunicativo dando vez às iniciativas de estudantes, universitários e professores da educação básica que alcançam as relações entre as diversas manifestações educativas. As atividades foram distribuídas em espaços diferentes da cidade com exibição de filmes e debates com as equipes de produção e elenco, oficinas com profissionais do mercado, palestras, mesas-redondas e acesso à produção de jovens filmakers e de renomados produtores nacionais.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h
·         Programa AO REDOR
Tema: Frevo
O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos. O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

·         Programa MINUTO FASE
 Tema: Consciência Negra
Refletir sobre as questões de raça e o que ainda falta para que os afrodescendentes conquistem iguais oportunidades na sociedade brasileira. Esse foi o objetivo da atividade organizada pela Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O evento fez parte das comemorações pelo dia nacional da consciência negra e contou com apresentações de jongo, capoeira e dança.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA –
DOMINGO – ARTE & CULTURA – MULHERES NA ARTE – PITA CAVALCANTI
SEGUNDA – EM QUESTÃO – ALIMENTAÇÃO & CÂNCER
TERÇA – ARTE & CULTURA – QUITANDINHA + BRUNO BELO
QUARTA – EM QUESTÃO – ENDOMETRIOSE
QUINTA – ARTE & CULTURA – MUSEOLOGIA SOCIAL + CARIBÉ
SEXTA – EM QUESTÃO – CULTURA INDÍGENA
SÁBADO – ARTE & CULTURA – CELLOGRAFF + MONTE RORAIMA

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

·         Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Esporte tem ciência
Por trás dos momentos de magia e emoção das manifestações esportivas, existe uma intensa atividade científica. A educação física está cada vez mais organizada academicamente – e já começa a ser identificada como Motricidade Humana ou Cinesiologia. A aplicação da bioquímica e da biomecânica são exemplos da contribuição da ciência que se refletem no esporte de alto desempenho. Sem falar nos avanços nas técnicas de treinamento e no desenvolvimento de novos equipamentos. Com a ajuda da ciência, o homem desafia constantemente seus próprios limites, batendo recordes e superando desafios. Algumas vezes usando novas substâncias, o que é proibido e acaba motivando cientistas a criarem métodos cada vez mais eficazes para barrar o uso do doping.
TomeCiência:Quarta,21h
Domingo, 15h
·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Púrpura
A conversa de hoje é sobre a púrpura trombocitopênica imune. Doença que afeta as plaquetas responsáveis pela coagulação do sangue, podendo levar a sangramentos espontâneos. Tem gente que descobre a púrpura por acaso, a partir de um exame de rotina que mostra uma quantidade de plaquetas abaixo do normal. Mas conviver com a doença sem saber é arriscado. Nós vamos explicar o porquê. Você também vai entender como é o tratamento para a púrpura na rede pública de saúde. Por que a retirada do baço pode ajudar, em alguns casos, e quais devem ser os cuidados para quem vive com a doença.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A miséria da historiografia
O organizador do livro "A miséria da historiografia: Uma crítica ao revisionismo contemporâneo", Demian Bezerra de Melo, professor de história contemporânea da UFF, e Rômulo Mattos, professor de história da PUC do RJ, conversam sobre o livro que foi inspirado em duas obras importantes, uma do século XIX e outra do século XX.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Joinville – SC
Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia, que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente, além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h Sábado, 14h30

·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Famílias Carnavalescas
Presidente da ala das baianas do Salgueiro, Tia Glorinha; a filósofa e jornalista, Raquel Valença; e o carnavalesco, Mauro Quintais - conversam sobre a tradição carnavalesca passada de geração para geração, desde 1920.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Equidade do SUS
O SUS é dividido em três princípios básicos: Equidade, Integralidade e Universalidade. Para conhecermos mais sobre esses três pontos fundamentais do nosso sistema único de saúde, o Unidiversidade fez uma série de três programas para conhecermos um pouco mais sobre cada um.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30
·         Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Zika vírus e dicas de receita
No Histórias de Mãe vamos falar sobre o Zika Vírus. Esse vilão que preocupa as mulheres que pretendem engravidar. Conversei com o pediatra/infectologista, Dr. Paulo Cesar Guimarães, sobre os aspectos da doença e de que maneira podemos nos prevenir. Foi um bate-papo informativo e descontraído. Teremos também no programa uma receita de como preparar um lanche saudável para as mães, que têm que ter sempre criatividade na hora de montar a merenda escolar.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

·         Programa FASE.DOC - ONU
Tema: África do Sul: Vozes de um novo futuro
O documentário da TV ONU "África do Sul: Vozes de um Novo Futuro", da série Século 21, conta em 20 minutos a história de dois jovens estudantes de ópera sul-africanos que estão no início de suas carreiras internacionais. Os dois vivem seus sonhos de forma que boa parte do mundo nunca poderia ter imaginado na época do apartheid. Um dos jovens se apresentou na Assembleia Geral das Nações Unidas no Dia Internacional Nelson Mandela.
FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

·         Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Vozes do Sudão do Sul
Em julho de 2011, o Sudão do Sul se tornou a mais nova nação do mundo. Em dezembro de 2013, começou um conflito que deslocou mais de 2 milhões de pessoas e deixou milhares mortos. Nesta série, “Vozes do Sudão do Sul”, você conhecerá aqueles que estão em busca de um futuro de justiça, reconciliação e paz para o país.
FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

·         Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Moçambique: Lar é onde você o encontra
Este documentário da TV ONU conta a história de Alcides Soares, um menino de 14 anos de idade que teve de se tornar adulto antes da hora. Ele procura pelo irmão mais novo. A família foi separada após a morte do pai, vítima do vírus HIV. Mais de 16 milhões de crianças, 14 milhões apenas na África subsaariana, perderam seus pais para o vírus HIV e a AIDS.
FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

·         Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Ambientes Insalubres
Mais de 12 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido à poluição do ar, da água e do solo. Pessoas que viviam ou trabalhavam sem as condições mínimas de higiene ou de saúde. Isto está longe de você? Nem tanto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

·         Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Escolas promotoras de saúde
O Bate Papo na Saúde está em Curitiba na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, debatendo sobre as escolas promotoras de saúde.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

·         Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Chapada do Apodi – Morte e Vida
Conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi e desenvolvem vários tipos de câncer por trabalharem com veneno.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis