sexta-feira, 3 de março de 2017

Petrópolis recebe novos profissionais para atuar no serviço público de saúde

A cidade de Petrópolis recebeu, nesta quinta-feira(02), um reforço para o sistema público de saúde. Os novos profissionais que irão compor o quadro de residentes da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) irão se capacitar para atuar tanto nas Unidades de Saúde da Família, quanto no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. O grupo composto por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas irá preencher 40 vagas nas seguintes especialidades: Atenção Básica, Enfermagem em Terapia Intensiva, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

“Receber os novos residentes é uma alegria, pois eles oferecem uma contribuição muito grande para o nosso sistema público de saúde. Ao integrar as equipes dos diversos serviços, além de aprender, vão contribuir para o fortalecimento do SUS. É um desafio fazer um programa articulado com o sistema público de saúde, onde todos ganham, todos aprendem e nós também preparamos profissionais especializados para uma carreira de sucesso”, comenta Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Pela manhã, os estudantes dos Programas de Residência Médica puderam conhecer as instalações do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, enquanto os alunos dos Programas de Residência Multiprofissional e de Residência Profissional em Área da Saúde participaram de uma oficina e tiveram um encontro com seus tutores. À tarde, o grupo foi recepcionado pelos diretores da FMP/Fase e assistiu a uma palestra sobre os desafios do SUS, ministrada pela Drª Maria Cecília de Souza Minayo, da Fiocruz.

Entre os residentes há estudantes vindos até mesmo de Recife, assim como Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Nova Friburgo, Três Rios, Teresópolis e Rio de Janeiro, como é o caso da psicóloga Aline Ribeiro. “Quando a gente sai do curso de Psicologia, a gente sai muito orientado para o atendimento individual e, como eu sempre quis psicologia em saúde, a minha expectativa está direcionada para esse atendimento coletivo, e um crescimento profissional baseado nesse tipo de atendimento”, revela.


Na ocasião, os residentes também participaram de dinâmicas de integração promovidas pelo Núcleo Pedagógico da faculdade e ainda assistiram à cerimônia de encerramento das primeiras turmas dos programas de Residência Multiprofissional e de Residência Profissional em Área da Saúde.


 Supervisora Geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves

Formandos da I Turma do Programa Residência Multiprofissional e Profissional em Área da Saúde
Recepção Residentes 2017

Recepção Residentes 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis