quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Programação da Semana de 24 de fevereiro a 02 de março de 2019


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
Programa EM QUESTÃO
Tema: Fitoterapia
Medicamentos produzidos a partir de folhas, sementes, cascas, frutos e flores são a base da fitoterapia. Eles são feitos de plantas que contém substâncias que podem prevenir ou ajudar a tratar uma série de doenças. Mesmo sendo naturais, devem ser prescritos por profissionais de saúde e utilizados de acordo com a dosagem adequada. Isso porque, usados de maneira errada, podem provocar efeitos colaterais e interações com outras drogas. A fitoterapia faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde. Esses medicamentos são controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atualmente, existem 12 fármacos fitoterápicos aprovados pela Anvisa e ofertados no SUS. O episódio sobre fitoterapia tem como convidado o nutricionista clínico, com especialização em fitoterapia, Felipe Cardoso, professor da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h



Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Gargamel DK: Tributo ao Rock Clássico
O primeiro instrumento musical de Rafael Kronemberger foi o violão, mas ainda criança o músico se apaixonou pela guitarra e pelo universo do rock. Não parou mais. No currículo, além de participações em diversos shows e discos de outros artistas, como Celso Blues Boy e Danni Carlos, Rafael também fez parte de uma série de bandas, como Angel Heart, Os Renegados, SuperRock e On The Rocks Band. O apelido de infância, Gargamel, em referência ao desenho animado dos Smurfs, deu nome à nova banda, Gargamel DK, composta ainda pelos músicos Vicktor Corrêa e Léo Ferreira, sempre tendo o rock clássico como inspiração.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: 2ª Conferência Professor Antônio José Gomes dos Santos
O Núcleo de Estudos em Fisiologia da FMP/Fase promoveu a 2ª Conferência Professor Antônio José Gomes dos Santos. O tema abordado foi a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: a 4ª causa de mortes no mundo. A ideia é aproximar os alunos do conhecimento científico e estimular o raciocínio crítico.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Tartarugas Marinhas
O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Enfermagem - Turma de 2015 - Mariana Marcolino
Mariana Marcolino se formou em Enfermagem pela FMP/Fase em 2015. Logo em seguida, iniciou a residência em Enfermagem Obstétrica. Ela, que atua no Rio de Janeiro, retornou à faculdade para passar sua experiência como egressa aos novos alunos, durante a Semana de Enfermagem 2018. Mariana, que foi uma universitária bastante ativa academicamente, falou da importância da participação dos estudantes nos eventos e projetos oferecidos durante a graduação.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão - As Grandes Epidemias


SEGUNDA: Em Questão - Atrofia Muscular Espinhal


TERÇA: Em Questão – Endometriose e Infertilidade

QUARTA: Em Questão – Arboviroses 

QUINTA: Sala de Convidados - Doenças Raras

SEXTA: Bate Papo na Saúde - Doenças Raras + Ligado em Saúde - Pragas Urbanas

SÁBADO: Em Questão - Lúpus

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Inclusão no novo mundo digital
Ir ao caixa eletrônico e passar o cartão na máquina é algo aparentemente simples para quem assimilou o raciocínio de quem criou aquela máquina. Para quem se candidata a um emprego, o uso do computador pode ser decisivo na conquista da vaga. Atualmente, quem não tem acesso à internet ou ao uso de computadores é, de certa forma, um analfabeto; um analfabeto digital. Também chamada por alguns de apartheid digital, a exclusão digital ainda é uma realidade em nosso país: 100 milhões de pessoas ainda não acessam internet no Brasil, pelo menos até 2008, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Um desequilíbrio que levou o presidente Lula, no final de 2009, a afirmar que a inclusão digital, da mesma forma como a inclusão social, deve ser encarada como uma prioridade nacional, o que levou o governo a acelerar providências para implantar a banda larga em todo o país. Mas existem sinais de melhoras e o Brasil já tem a maior média mundial de tempo de acesso.
O que não representa dizer bom uso das ferramentas, pois até a existência de computadores não garante necessariamente a qualidade do ensino. Os especialistas convidados debatem as formas de utilizar esse novo mundo das comunicações: inclusão digital, computador em sala de aula, programas livres ou nacionais, educação a distância e interatividade da TV digital. Afinal, como a tecnologia pode mudar nossas vidas? O conteúdo deste programa foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Computação, que é vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC e, nesta condição, integra o conselho científico do Tome Ciência.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: PICS - Hipnoterapia
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a hipnoterapia, um tipo de terapia que usa a hipnose como ferramenta. Vamos desmistificar os mitos e medos a respeito da prática e explicar como a hipnoterapia pode ajudar em processos terapêuticos. Para conhecer melhor o tema, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicanalista e hipnólogo Rafael Haddad.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: João Cândido, o Almirante Negro
“Salve o navegante negro que tem por monumento as pedras pisadas no cais!” O programa fala sobre João Cândido, o Almirante Negro que tinha a dignidade de um mestre-sala e a quem a história não esqueceu. Protagonista de diversas biografias e documentários, além de ser o personagem de “Mestre Sala dos Mares”, música de João Bosco e Aldir Blanc eternizada na voz de Elis Regina, João Cândido Felisberto, apelidado de Almirante Negro pela imprensa da época, foi o militar que liderou a Revolta da Chibata, rebelião que, em 1910, conseguiu obter do governo do presidente Hermes da Fonseca o compromisso do fim dos castigos físicos com chibatadas na Marinha Brasileira. Para falar sobre sua história e legado, o apresentador Renato Farias recebe o escritor, pesquisador e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Álvaro Pereira do Nascimento, e escritora, professora e poeta Elisabeth Nascimento.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h
                          
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PA - Santarém - Refugiados venezuelanos e saúde
Como uma cidade adapta seus serviços em saúde, educação e assistência para atender o aumento populacional gerado com a chegada de refugiados de outro país? Nesta edição do Canal Saúde na Estrada, fomos até Santarém, na região metropolitana do Pará, para mostrar a experiência do atendimento público aos mais de 100 refugiados da Venezuela que hoje vivem no local, em sua maioria, indígenas da tribo Warao. Um abrigo foi montado em uma antiga escola para receber os venezuelanos onde as famílias são atendidas pelas equipes de saúde e crianças têm aulas de português. Além da dos cuidados em saúde e iniciativas na área da educação, a assistência oferecida pelo município também se transforma em geração de renda, com feiras de artesanato Warao na cidade.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Nossa Relação com o Dinheiro
Fomos às ruas para descobrir a trajetória financeira dos brasileiros e entender como é a relação deles com o dinheiro. Descobrimos que a população de um modo geral, apresentam 5 perfis diferentes quando o assunto é este: podem ser construtor, despreocupado, camaleão, sonhador ou planejador. O que define essa segmentação não são características sociodemográficas, como idade ou classe social. O que os resultados mostram é que o relacionamento com o dinheiro é um reflexo da visão de mundo das pessoas, da forma como elas encaram a vida, a família, seus relacionamentos pessoais. A apresentadora Mônica Bittencourt conversa com a supervisora de hotelaria Fernanda Mota; e com o técnico de prótese dentária, Ricardo Augusto sobre esse tema.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

  
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Mídia e Literatura
O apresentador Renato Farias conversa com nossos convidados sobre o movimento que discute a importância da mídia e da literatura como forma de expressão da sociedade. Gravado no Espaço Casa Viva, no Rio de Janeiro (RJ)
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Exercício físico na gravidez e a escolha da escola
Atividade física na gravidez. Será que a gestante pode praticar exercício? Fomos a um estúdio de Pilates descobrir como uma mãe está cuidando do corpo e da saúde. E ainda, o que uma ginecologista/obstetra diz a respeito de atividade durante a gestação. E mais, você pretende colocar seu filho(a) na escola? Então, está na hora de começar a buscar as melhores opções.  O "Histórias de Mãe" te ajuda nessa decisão, com dicas e a história de uma mãe de 3 crianças.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Precisamos Falar com os Homens?
O documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Resistência a Antibióticos: Uma Ameaça Global
Dois séculos depois, o que era um alerta passou a ser um problema com graves consequências. A Organização Mundial da Saúde – OMS publicou recentemente, pela primeira vez, um relatório sobre o consumo de antibióticos em 65 países e territórios. A média desse consumo no Brasil o coloca na liderança entre os países das Américas, com 22,75 doses diárias. Os convidados para falar sobre o tema são a médica infectologista, coordenadora das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – CCIH/INI/Fiocruz, Diana Galvão Ventura; a farmacêutica e bioquímica, professora do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Renata Cristina Picão; o doutor em Microbiologia, pesquisador em Saúde Pública e chefe do Serviço de Pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz, Luis Caetano Antunes; e o médico da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: II Seminário Internacional A Epidemia das Drogas PsiquiátricasO apresentador Renato Farias conversa com o jornalista e autor do livro Anatomia de uma Epidemia – pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental, Robert Whitaker e com pesquisador do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), Fernando Freitas, sobre o 2º Seminário Internacional de Epidemia das Drogas Psiquiátricas, em que foi debatido o uso excessivo de medicamentos no tratamento de transtornos mentais.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha Vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres , que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis