sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia Internacional do Idoso é comemorado com atividades no Ambulatório Escola

Cada vez mais a expectativa de vida aumenta. O conceito estatístico associado ao bem-estar da população é baseado em dados de acordo com diversos aspectos: poluição do local, taxa de criminalidade, violência e acidentes, condições econômicas, acesso à educação, saúde cultura etc, sendo possível fazer um cálculo médio do tempo de vida aproximado de uma sociedade. 

Atualmente, os cuidados com a população da terceira idade foram intensificados, pois a qualidade de vida e os interesses dos idosos por maior longevidade atraem os olhares e os cuidados dos profissionais de saúde. Por isso, para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 1 de outubro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou uma série de atividades no Ambulatório Escola, nessa quarta-feira (16). 



“Temos o desejo de trabalhar a saúde do idoso de forma integral. Nosso objetivo é trazer para essa população mais qualidade de vida, através da orientação e de encaminhamentos para as consultas com os especialistas. A pessoa acima dos 60 anos muitas vezes já não tem mais atividade laboral e se sente cansada de ficar com tempo livre em casa. Por isso, convidamos para que venha participar do grupo de idosos do Ambulatório Escola. A gente trabalha educação e saúde, atividades de lazer, passeios, orientações sobre os mais diversos aspectos da vida e do cotidiano. É um espaço importante de convivência e de troca de experiências”, destaca Lívia Firmino, enfermeira no Ambulatório Escola da FMP/Fase. 

Ao longo do dia foram oferecidas atividades relacionadas à prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e sexualidade, alimentação, prática de Atividade Física, Saúde mental e física. Além disso, os idosos participaram de atendimentos para aferição de pressão e glicemia.



“É uma distração, porque a gente conhece novas pessoas, conversa sobre vários assuntos. Além disso, tem as consultas médicas e a gente consegue acompanhar com mais facilidade como está a nossa saúde”, comenta Robertina Lúcio de França, aposentada.

Ao perceber a dificuldade da população idosa, que está mais ativa sexualmente, sobre o entendimento das iniciativas de prevenção às infecções que podem ser transmitidas, a aluna de Enfermagem, Suzana Martins, decidiu usar o tema como pesquisa para aplicar no trabalho de conclusão do curso. O objetivo é aumentar o número de diagnósticos na cidade, para que sejam realizados os tratamentos adequados. 

“O meu interesse por esse assunto surgiu durante a prática em Atenção Básica da Saúde. Percebi que quando a gente falava de aconselhamento e de IST era sempre para o público mais jovem. Após várias pesquisas, notei a deficiência para se passar informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis para os idosos. A sífilis é a mais evidente entre os casos na cidade. Apesar de muitos profissionais serem qualificados para abordar o tema, se sentem constrangidos para falar sobre sexo com os mais idosos e os pacientes, por sua vez, sentem vergonha de questionar os profissionais de saúde”, destaca Suzana Martins, aluna do 9º período de Enfermagem da FMP/Fase.

O grupo de idosos do Ambulatório Escola funciona às quartas-feiras, às 13h30, em Cascatinha. A reunião é aberta a todos os interessados acima de 60 anos. “O idoso às vezes pensa que com a idade avançada já não vai conseguir fazer mais nada. Mas aqui, a gente se exercita, conversa e aprende a fazer muitas coisas. Quanto mais a gente incentiva os idosos, mais força encontramos para poder viver com qualidade”, finaliza Joaquim Lima, aposentado e ex massoterapeuta do Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis