quinta-feira, 27 de junho de 2019

FMP/Fase promove curso de Medicina Baseada em Evidências em parceria com a Universidade de Oxford

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai sediar, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o curso Teaching Evidence-Based Medicine (Ensinando Medicina Baseada em Evidências) em parceria com a Universidade de Oxford, através da Oxford-Brazil EBM Alliance. O curso é um dos mais famosos e procurados da instituição britânica, sendo oferecido apenas uma vez ao ano, e essa é a primeira vez que ele será ministrado em outro país. Em Oxford, esse curso é parte da grade ofertada para alunos de mestrado e doutorado em Saúde Baseada em Evidências da universidade. 

A aliança de cooperação científica terá a FMP/Fase como instituição acadêmica de referência no Brasil. Para a faculdade, essa parceria abre a oportunidade de intercâmbio de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com uma Universidade de ponta, referência em Medicina (figura entre as melhores no ranking mundial) e uma das pioneiras no ensino de Medicina Baseada em Evidências. 

“Este é o primeiro curso da parceria acadêmico-científica Oxford-Brazil EBM Alliance, e é focado em capacitar professores e profissionais de saúde para que desenvolvam suas habilidades no ensino de Medicina Baseada em Evidências (MBE) em suas Instituições. Eu acredito que essa aliança de cooperação vá abrir portas para alunos e professores que tenham interesse em programas de extensão e pós-graduação na Universidade de Oxford, além de projetar nacional e internacionalmente a FMP/Fase como um centro de referência nesta área. Além disso, existe a perspectiva de projetos conjuntos de pesquisa envolvendo as duas instituições na área de MBE”, frisa o médico e professor da FMP/Fase, Luís Eduardo Fontes, coordenador do curso de extensão “Ensinando Medicina Baseada em Evidências”. 

O médico ressalta ainda que o ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para a prática clínica e de cuidados de saúde mais coerentes e fundamentados nas melhores evidências científicas, levando em consideração os valores individuais dos pacientes e a experiência clínica do profissional. Outro objetivo é que os egressos da primeira turma voltem para suas instituições como embaixadores do curso, estimulando a vinda de outros professores e fomentando novas turmas. Um outro ponto positivo é o intercâmbio que o evento oferece, permitindo e facilitando o contato com profissionais de outras instituições, abrindo espaço para a troca de experiências e novas oportunidades de cooperação dentro do Brasil. 

“O curso vai trazer a Petrópolis professores que atualmente são referência no ensino de Medicina Baseada em Evidências em suas Instituições de ensino, que participarão como alunos da primeira turma. Diversas universidades de todo o país serão representadas, entre elas a FMP/Fase, USP, UFRJ, PUC-Rio, Bahiana, UFScPA, UERJ, São Camilo, UNISUAM, UNIFESP, além de profissionais envolvidos com ensino em instituições como Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, entre outras”, finaliza o professor. 

Além do prof. Luís Eduardo Fontes, também ministrarão o curso, Enderson Miranda, CEO da OnSomble, empresa americana que desenvolve plataformas de aprendizagem virtual para profissionais de saúde, Rachel Riera, professora adjunta de MBE da Unifesp, e David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford. Nunan passará a ser o primeiro professor visitante da FMP/Fase. Sua atuação em projetos do Grupo de Pesquisa em Medicina Baseada em Evidências - MBE, sob a coordenação do prof. Luis Eduardo, possibilitará a promoção do ensino, da prática e da avaliação da MBE na faculdade, além da projeção nacional e internacional da FMP/Fase como referência de excelência em ensino e pesquisa nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis