terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que saiu na imprensa

Diário de Petrópolis -
Terça-feira 10/02/2009

PROJETO "ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA" SERÁ LANÇADO EM PETRÓPOLIS


O Ministério do Turismo e o SEBRAE/RJ, e o Instituto Marca Brasil estarão lançando em Petrópolis o projeto "Economia da Experiência" no próximo dia 16 , às 19h, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do governador Sergio Cabral e do prefeito Paulo Mustrangi.

O projeto prevê a inclusão de empreendimentos turísticos, como gastronomia, hospedagem, produção cultural, artesanato e agências de viagens (receptivo). Por intermédio de um diagnóstico elaborado para identificação de empreendimentos com perfil voltado para essa questão, cerca de 50 empresas petropolitanas foram pré-selecionadas. Dessas 50 empresas, 20 serão escolhidas por suas características específicas e receberão consultoria direcionada para se aprimorarem, satisfazendo as exigências e os sonhos de seus clientes.

"Na medida em que bens e serviços se tornam comuns, as experiências de consumo criadas terão cada vez mais importância. É necessário conquistar os seus clientes todos os dias e esse projeto viabilizará de maneira ímpar a otimização do turismo, além de atrair um maior fluxo de visitantes para Petrópolis. Essa inovação no setor de turismo será primordial para o sucesso dos empreendimentos num futuro breve.", diz Jaqueline Baptista, Gerente Regional do SEBRAE/RJ.

A "Economia da Experiência" é o 4o estágio na evolução econômica, iniciada com a economia agrária, passando para a industrial no pós – 1o Guerra Mundial, e até há cerca de sete anos, a economia dos serviços. Até o atual estágio eram vendidos bens e serviços. Agora são comercializadas as "experiências".

No Brasil, a "Economia da Experiência" ainda é considerado um conceito inovador, tendo seu Projeto Piloto na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul e que atualmente funciona em sua segunda fase. O projeto estará abrangendo além da Serra Gaúcha e Petrópolis, mais três novos destinos: Bonito - MS, Porto Seguro - BA e Belém – PA.

As ações visam, em cada um desses municípios, adaptar os empreendimentos (micro e pequenas empresas já estruturadas e integradas ao meio turístico) às demandas provenientes dos "desejos" dos clientes, estimulá-los a ofertar exclusividade de sentidos e emoções, valorizar a singularidade do local e agregar valor aos produtos e serviços de cada região.

Classificados na Internet

No fim do curso muitos alunos voltam para as cidades natais e querem se desfazer de móveis e livros. Por outro lado estudantes novos querem aproveitar o bom preço e oportunidades de dividir um apartamento com os colegas.

Por isso, a Instituição criou o Classificado Universitário On Line, um guia de consulta de venda, aluguel e serviços.

Se você quer publicar, envie um e-mail para comunicacao@fog.br e não esqueça de colocar nome e telefone!! Caso queira olhar as ofertas acesse o link ao lado "Classificado Universitário".