terça-feira, 11 de agosto de 2015

Fase promove Simpósio sobre Catástrofes


O cenário de tristeza, perda e incertezas, que a tragédia ocorrida no Vale do Cuiabá, em janeiro de 2011, trouxe à cidade de Petrópolis e a toda Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, não será esquecido pelos petropolitanos que, mesmo não morando no bairro, vivenciaram toda a luta enfrentada pelos moradores da localidade, que perderam familiares, bens materiais e toda a estrutura montada ao longo dos anos.

O tema “desastres naturais” faz parte da rotina dos agentes comunitários, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e dos profissionais da área da saúde. Por isso, nos dias 09 e 10 de setembro, a FMP/Fase promoverá o Simpósio sobre Catástrofes, abordando a atuação da equipe de saúde em desastres socioambientais para a formação de grupos profissionais de atuação específica em locais de tragédias.

“Esse simpósio tem o intuito de reforçar o compromisso da FMP/Fase com a sociedade petropolitana. Vamos discutir temas importantes sobre prevenção e também a atuação dos profissionais da área de saúde em casos emergenciais, que demandam conhecimento teórico”, ressaltou Tábata Cristina Gomes dos Santos, professora do curso de Enfermagem da FMP/Fase e organizadora do Seminário.

Os participantes vão receber orientações sobre as principais causas de desastres naturais, assim como as dificuldades e os procedimentos pertinentes aos profissionais atuantes nessas circunstâncias.

A programação conta com palestras sobre a atuação da Defesa Civil em tragédias naturais, a importância da preparação da comunidade e seus direitos, além de relatos dos sobreviventes da tragédia de 2011 e dos alunos de Enfermagem da Fase, que atuaram na localidade.

O evento será realizado na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da FMP/Fase, nos dias 09 e 10 de setembro, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui, até o dia 08 de setembro.

Empreendedorismo social



No dia 09 de setembro, às 19h, a faculdade Arthur de Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai receber a médica Vera Cordeiro, fundadora do Saúde Criança e presidente do Conselho de Administração da Associação Saúde Criança, que vai apresentar seu testemunho sobre empreendedorismo social e o trabalho desenvolvido pelo Saúde Criança ao longo dos seus 23 anos de existência.  O Saúde Criança Petrópolis (ex-Renovar) é uma organização social que trabalha para reestruturar e promover o autossustento das famílias de crianças em risco social.

A palestra é gratuita. Para ajudar o projeto, os participantes podem doar uma lata de leite em pó.

Fase oferece curso de extensão em miniporções para eventos


Organizar um evento é sempre algo muito trabalhoso, que demanda criatividade. Geralmente, a grande preocupação de quem vai receber os convidados é a variedade de quitutes que serão servidos.

Com o objetivo de ensinar aos participantes como desenvolver preparações modernas, servidas em miniatura, para serem utilizadas em eventos informais, a Escola de Nutrição e Gastronomia da FMP/Fase está com inscrições abertas para o curso de extensão em miniporções para eventos. 

As aulas serão realizadas nos dias 23, 24 e 30 de setembro e 01 de outubro (quartas e quintas-feiras), das 18h às 22h, no campus da FMP/Fase. Os amantes da boa cozinha e os profissionais do ramo, que desejam inovar seu cardápio, devem estar atentos a essa oportunidade.

A Chef Caroline Geoffroy, nutricionista formada pela Fase e especialista em Gastronomia, vai dividir sua experiência com os alunos. Na programação das aulas estão pratos como: Mil folhas de salmão defumado, Risoto nero com camarões, Souflée gelado de limão siciliano, Gratin de legumes, Steak tartare com chips de mandioquinha, Parmentier de filé mignon, entre outros.

As inscrições devem ser feitas aqui, até o dia 18 de setembro. O curso tem duração de 16 horas, com emissão de certificado.