quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Fase oferece curso de Extensão Michel Foucault e a Medicina em quatro textos


Abordar o pensamento de Foucault a respeito da Medicina, seu surgimento e sua intervenção social e formas de práticas e exercícios de poder, como a medicalização e o surgimento do hospital, é o que propõe o novo curso de extensão da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

Com aulas expositivas e leitura de textos sobre o que é o poder em Medicina, a sua relação com o controle e a sociedade, o seu exercício sobre os corpos e o surgimento do hospital, o curso terá duas turmas disponíveis: a primeira com aulas nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, das 18h às 20h, e a segunda nos dias 30 de março, 06, 13 e 27 de abril, das 14h às 16h.

“É um curso que segue para a reflexão sobre a saúde coletiva e a saúde pública. São assuntos atuais, que precisam ser pensados e analisados. O conteúdo programático fará com que seja possível observar o que é o poder em medicina, o seu exercício sobre os corpos, a sua relação com o controle e sociedade, e o surgimento do hospital e a medicina social, a importância do Cameralismo, da Medicina de Estado do Século XVIII e XIX, controle das epidemias e o surgimento da medicina individualizada na Alemanha, na França e na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX”, explica o psicanalista Gustavo Saboia, coordenador do curso de extensão Michel Foucault e a Medicina em quatro textos, da FMP/Fase.

Outras informações e as inscrições, que já estão abertas, podem ser acessadas no site da faculdade: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2019_Curso/0219MichelFoucaultMedicina2019/

Fase oferece sete cursos de pós-graduação lato sensu


A qualificação profissional é um diferencial no mercado de trabalho. Muitas pessoas buscam um curso de pós-graduação para ficarem mais atualizadas diante de tantas novidades na área em que atuam. Neste primeiro semestre de 2019, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai oferecer sete cursos de especialização nas áreas de saúde e gestão.

A novidade deste ano é a oferta do curso de pós-graduação em Psicologia do Esporte. Voltado para os profissionais de nível superior em Psicologia, Educação Física, Medicina e áreas afins, bem como técnicos e treinadores com ensino superior completo, o novo curso da Fase pretende capacitá-los no entendimento dos fatores psicológicos que afetam o desempenho físico, habilitando-os no exercício efetivo de técnicas cognitivas e somáticas em diversos campos voltados à área esportiva. Com duração de 18 meses, as aulas vão começar em abril.

Em março, começam as aulas da Especialização em Alergia e Imunologia Clínica, que está na 9ª turma, e capacita o médico a diagnosticar e tratar as patologias imunoalérgicas. Esse curso é realizado no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro.

Já em abril, têm início as aulas da especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, que está na 5ª turma e apresenta um novo conceito de atendimento terapêutico que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado; e também o MBA em Gestão de Projetos, que vai para a 2ª turma oferecendo capacitação na gestão profissional de projetos privados ou públicos, com ou sem fins lucrativos, independentes do setor empresarial.

A 2ª turma da pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional também tem início em abril. Com duração de 15 meses, o curso pretende capacitar os profissionais para atuar na prática clínica com conhecimentos atualizados em nutrição funcional e adequados às demandas do mercado.

Já na área de odontologia, os profissionais contam com a oferta da tradicional especialização em Ortodontia, que está na 15ª turma, e tem o objetivo de capacitar cirurgiões-dentistas, qualificando-os para o diagnóstico das más oclusões, a identificação dos fatores etiológicos e o estabelecimento de protocolos terapêuticos baseados em evidências científicas, para a prevenção, a interceptação e o tratamento das desarmonias dento-alveolares e esqueléticas. Esse curso é realizado no campus da FMP/Fase e na Associação Brasileira de Odontologia – ABO/Petrópolis.

Há também vagas para a especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, com inscrições abertas para a 14ª turma, cujas aulas começam em abril. O curso, voltado para cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas, visa formar especialistas voltados para o diagnóstico e tratamento das condições dolorosas e/ou não funcionais que acometam as articulações temporomandibulares e/ou a musculatura mastigatória, bem como das demais condições dolorosas envolvendo as regiões oral e facial.

As inscrições, política de descontos e outras informações sobre os cursos de pós-graduação da FMP/Fase podem ser obtidas no site:  http://www.fmpfase.edu.br/pos/SitePos/  ou pelo telefone: (24) 2244-6468.

Meditação


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de extensão em Meditação, Desenvolvimento da Consciência e Criação de Realidade – Módulo Básico, que terá início no dia 18 de fevereiro, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, até o dia 22 de abril de 2019. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 16/02, e a programação completa do curso estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2019_Curso/1598MeditacaDesenvolvimentoDaConsciencia2019/

Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase recebe estudantes do México e do Peru para intercâmbio


Os intercambistas com o coordenador geral de ensino, Abílio Aranha.
 
 
A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) iniciou o ano colocando em prática a estratégia de incentivar o intercâmbio estudantil na instituição. O curso de Medicina recebeu, no início do mês, quatro estudantes do Peru e uma do México, para estágio nas áreas de Cirurgia e Clínica Médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, e em Infectologia, no Departamento de Doenças Infecto Parasitárias.
O processo, organizado através da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV-FMP), permitiu que os estudantes de Medicina estrangeiros vivenciassem um cenário de saúde diferente do seu país. “Pude ficar em clínica médica feminina no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e foi uma experiência muito enriquecedora. Vi muitas doenças que no Peru não podemos ver frequentemente e, que aqui, são muito comuns”, conta o peruano, Ricardo Uchuya.
Para Alejandra Aguirre, proveniente do México, também foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. “Eu gostei muito dessa experiência, pois pude notar e me dar conta de muitas coisas diferentes que vivemos no México, quanto à parte médica. E pude aprender áreas da cirurgia que eu não conhecia, como procedimentos novos e como a medicina aqui é mais humanista, além dos diferentes métodos de diagnóstico e tratamento”, explica.
Desde 2015, os estudantes da FMP/Fase fazem intercâmbios em diversos países, mas foi no ano passado que a instituição começou a receber alunos do exterior, vindos de países como México, Croácia e Holanda. Além disso, a instituição também iniciou uma parceria para mobilidade estudantil com a Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.
“Nossa instituição vê com muito bons olhos o intercâmbio com outras entidades de Ensino Superior, tanto de alunos quanto de professores. Esse grupo de janeiro deixou expresso que o que mais os encantou foi o carinho e a receptividade que tiveram dos professores. Destacaram também a alegria dos nossos alunos em integrá-los à vida acadêmica e social. Para o próximo ano, a FMP/Fase planeja estreitar sua parceria com outras universidades nacionais e internacionais”, ressalta o coordenador geral de ensino, Abílio Aranha.  
Os interessados em estudar na Fase, devem ficar atentos, pois a faculdade está com inscrições abertas para o Vestibular, com ingresso para o primeiro semestre de 2019, até segunda-feira (04). Mais informações estão disponíveis no site da instituição: www.fmpfase.edu.br