sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Programação da Semana de 11 a 17 de novembro de 2018

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Avanços na pesquisa em câncer
Nos últimos anos, inúmeras pesquisas em todo o mundo têm sido desenvolvidas para desvendar os segredos da imunidade. Nosso sistema de defesa, que 24 horas por dia, faz uma verdadeira varredura no corpo, identificando invasores e também jogando fora células velhas, doentes ou com potencial de virar um tumor. O desafio é descobrir os mecanismos que o câncer utiliza para despistar esse nosso sistema de vigilância. E encontrar tratamentos menos tóxicos e com respostas mais positivas. A imunoterapia tem sido apontada como o maior progresso em Oncologia dos últimos tempos. O Em Questão fala dos avanços na pesquisa em câncer, um dos assuntos discutidos na 24ª Semana Científica da FMP/Fase, tendo como convidado o médico João Viola, chefe da Divisão de Pesquisa Experimental e Translacional do INCA, Instituto Nacional de Câncer.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Nathan Cardoso: vivendo o circo
Nathan Cardoso tem mais de 30 anos de carreira artística, no circo e no teatro. A paixão pelo picadeiro vem de berço. Desde os 7 anos, já fazia papéis no circo da família. No programa, ele conta sua trajetória na arte.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Psicologia Interdisciplinar - Café Filosófico Quântico – 10 anos
O curso de Psicologia da FMP/Fase vem incorporando à grade curricular palestras que envolvem saberes de outras áreas do conhecimento. Uma das iniciativas que passaram a fazer parte dessa estratégia é o Café Filosófico Quântico, realizado no Centro Cultural da FMP/Fase há dez anos. Entre os temas que já foram abordados estão: meio ambiente, espiritualidade, bioética, consciência quântica, filosofia na educação e a ecoteologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Energia Solar/Haiti - Alpacas/Andes - Chocolate/Indonésia
O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordilheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 2003- Clara Campos Fernandes – Gastropediatra
Atuando em Brasília tanto na rede pública de saúde quanto na particular, a gastropediatra Clara Campos Fernandes retornou a Petrópolis para se reunir com a turma de Medicina da FMP, com a qual se formou em 2003. Quinze anos depois, os antigos colegas trouxeram suas famílias e o auditório ficou cheio de crianças. Um reencontro marcado pela emoção.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura - Quitandinha

SEGUNDA: Arte & Cultura - Daíra: A Música Como Linguagem

TERÇA: Arte & Cultura - O Alfaiate de Asas - Claudio Partes

QUARTA: Arte & Cultura - Paulo Carvalho: O Teatro como Ofício

QUINTA: Arte & Cultura - Banda Jamz: Pop com Sofisticação

SEXTA: Arte & Cultura - Lan "O Cartunista Das Mulatas E Das Curvas Sinuosas"

SÁBADO: Arte & Cultura – Ed Motta: A Arte Universal da Música

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: O saber científico de índios quilombolas e ribeirinhos
Quando se pensa em produzir um programa de plantas medicinais no Brasil logo aparecem muitos – mas muitos – exemplos de remédios criados a partir do conhecimento da cultura indígena. Uma espécie de pasta de dentes que eles usavam a partir de uma raspa de vegetal que produzia até espuma – como uma pasta de dentes dos tempos atuais – fez com que os cientistas de agora descobrissem uma propriedade bactericida no exame do vegetal. A prática no dia a dia e até a maneira de interpretar o mundo vinda da cultura indígena brasileira, trazem ensinamentos importantes. O que será então que a ciência já comprovou a partir da cultura tão relegada de nossos índios?
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: PICS: Constelação Familiar
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Teoria da Reforma Sanitária
O livro “Teoria da Reforma Sanitária: diálogos críticos”, que revisita a história da Reforma Sanitária Brasileira por meio de uma coletânea de artigos que discutem conquistas, controvérsias e recuos do movimento, foi lançado durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e é o tema do programa. O apresentador Renato Farias conversa com a organizadora e uma das autoras da publicação, a psicóloga, mestre em Sociologia e doutora em Ciência Política, Sônia Fleury, e com o também autor do livro, o historiador, doutor em Serviço Social e professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), André Vianna Dantas.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: RN - Macaíba - Projeto Barriguda
O Canal Saúde na Estrada vai para a maior comunidade Quilombola do Rio Grande do Norte, Capoeiras, próxima ao município de Macaíba. Lá é desenvolvido o projeto Barriguda, que tem o objetivo de levar atendimento pré-natal às gestantes da região. Este foi um dos seis projetos premiados na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher e acontece desde 2015, fruto de uma parceria entre o Instituto Santos Dumont, através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), e instituições federais de ensino. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto é vinculado à disciplina Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola. Para os profissionais da saúde que participam do Barriguda, o projeto é uma oportunidade de ampliar a formação específica no atendimento às populações quilombolas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Desconexão Digital
Internet, banda larga, computadores, tablets, smartphones, 3G, 4G, mídias sociais... Às vezes somos sobrecarregados com o excesso de informações que vem com toda essa conexão. Mas como é a vida de quem escolhe ficar desconectado? A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a filósofa / profª da ECO/UFRJ, Maria Cristina Franco Ferraz; com o crítico teatral, Rodrigo Monteiro; e com a professora, Marta Máximo sobre a desconexão digital.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Veganismo
Muita gente confunde vegetarianismo e veganismo. Quem é vegetariano, por diversas razões, não come carne de animais. Já o veganismo é um movimento de respeito aos direitos dos animais cujos adeptos não apenas não consomem nenhum tipo de carne como também não utilizam nenhum produto de origem animal como lã, mel, ovos, além de boicotar qualquer atividade ou produto que entendam que envolva exploração ou crueldade com animais. Para entender um pouco melhor o veganismo, este episódio do Unidiversidade aborda o assunto. Gravado no Terrapia, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem Linfática e parto
No Histórias de Mãe você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto essa massagem. Conversamos com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Estamos todos conectados ao trabalho escravo contemporâneo
Onze palestrantes reuniram-se na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, no início de fevereiro para falar sobre iniciativas que estão mudando o mundo para melhor, transformando vidas. As conferências foram realizadas de maneira independente, por meio da plataforma TEDx. Entre os palestrantes estava o brasileiro Leonardo Sakamoto, jornalista, doutor em ciência política e representante da ONG de jornalismo investigativo Repórter Brasil, que identifica e divulga casos de violações aos direitos humanos e que tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Tema: ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta
Plástico é uma invenção maravilhosa porque dura bastante – e uma invenção terrível pelo mesmo motivo. Mais de 300 milhões de toneladas serão produzidas este ano. A maioria nunca é reciclada e permanece em nossa terra e nos nossos mares para sempre. Os detalhes nesse documentário.

Tema: Centro comunitário de reciclagem em NY: o desenvolvimento sustentável na prática
Reciclagem de plásticos e latas é agora comum em todo o mundo. Em Nova Iorque, o grupo ‘Sure We Can’ levou a prática a um novo nível. Saiba mais nessa reportagem especial da TV ONU.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: ELSA Brasil: 10 anos
O programa vai falar sobre os dez anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, o ELSA Brasil. O ELSA é uma grande pesquisa que tem o principal objetivo de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular as cardiovasculares e o diabetes. Para discutir como está o ELSA Brasil após uma década de seu início, o apresentador Paulo Bellardi recebe a vice-coordenadora do Estudo ELSA Brasil na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria de Jesus Mendes da Fonseca; a coordenadora do ELSA Brasil na Fiocruz, Rosane Härter Griep; e a professora titular de epidemiologia da Faculdade de Medicina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e coordenadora do Elsa Brasil de Minas Gerais, Sandhi Barreto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Desescolarização
A Desescolarização é um movimento que acontece em diversas partes do mundo, conhecido em inglês como unschooling, que questiona a forma de ensino homogêneo, restrito pelos padrões escolares, e propõe uma educação mais livre, em que as crianças acessam o conhecimento fora do sistema educacional tradicional. Para saber mais sobre os aspectos legais e educacionais da Desescolarização e da Educação Domiciliar e saber em que pé está a discussão, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a doutora em Educação e professora da UERJ Maria Celi Chaves Vasconcelos e com o diretor jurídico da Associação Nacional de Educação Alexandre Aned.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre Viva
"Sempre Viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30

Residência para área da saúde tem concurso na FMP/Fase


Com 59 vagas, o concurso de seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) terá inscrições abertas de 15 de novembro a 14 de dezembro. Serão oferecidas 44 vagas para Residência Médica, nove para Residência Multiprofissional em Atenção Básica e seis para Residência em Área Profissional da Saúde, voltada para a Enfermagem. Os selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43, estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A Residência Médica engloba as seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (6), Pediatria (5), Anestesiologia (4), Obstetrícia e Ginecologia (4), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3), Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica (2), Neonatologia (2), Endoscopia (2) e Cirurgia Geral (1), além de outras três vagas para Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano adicional. As inscrições poderão ser feitas para um ou dois dos programas oferecidos, com indicação de primeira e segunda opção.

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), psicólogos (2) e nutricionistas (2). Já o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde reúne a Enfermagem em Terapia Intensiva, que dispõe de quatro vagas, enquanto a Enfermagem Obstétrica tem duas. O candidato somente poderá concorrer a uma vaga nessas Residências.

A seleção consiste em prova objetiva, que será aplicada no dia 11 de janeiro de 2019, em Petrópolis, e análise de currículo. As atividades começarão em 1 de março, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no campus da faculdade e nos serviços conveniados, como: Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Universitário Antônio Pedro, Inca, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde da Família, dentre outras instituições.

Todos os Programas de Residência da FMP/Fase estão integrados ao Pró-Residência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde e contam com 10% a 20% de aulas teórico-práticas e 80% da carga horária em treinamento em serviço. As inscrições para o concurso devem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br, que traz os editais e as informações sobre as provas.

Artigo Científico


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, em 24 de novembro, das 08 às 17h, o curso semipresencial “Como avaliar criticamente um artigo científico”, com o objetivo de fazer com que estudantes e profissionais da área de saúde se tornem aptos a avaliar criticamente artigos científicos, nos diversos desenhos de estudo. Das 13 horas de carga horária, cinco serão a distância. Luís Eduardo Fontes, coordenador do Centro Afiliado Rio de Janeiro, do Centro Cochrane do Brasil, é o responsável pelo curso. Mais informações e as inscrições, abertas até 21 de novembro, estão disponíveis no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8318AvaliarCriticamenteArtigoCientifico2018

Lesões e curativos


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nos dias 17 e 24 de novembro e 01 e 08 de dezembro, sábados, das 13 às 17h, a 2ª edição do curso de “Aperfeiçoamento em Lesões e Curativos”. As aulas práticas serão realizadas nas salas de curativos do Ambulatório Escola (AMBE) da FMP/Fase, no bairro Cascatinha, referência em Petrópolis no cuidado de feridas. As inscrições ficam abertas até 15 de novembro, no site da instituição: www.fmpfase.edu.br

Curso da Fase ensina a avaliar artigos científicos


No dia 24 de novembro, das 08h às 17h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove o curso semipresencial “Como avaliar criticamente um artigo científico”. O objetivo é fazer com que estudantes e profissionais da área de saúde se tornem aptos a avaliar criticamente artigos científicos, nos diversos desenhos de estudo.

Das 13 horas de carga horária, cinco serão a distância. Luís Eduardo Fontes, coordenador do Centro Afiliado Rio de Janeiro, do Centro Cochrane do Brasil, é o responsável pelo curso. Dentre o conteúdo abordado, estão os seguintes tópicos: introdução, importância da avaliação crítica e tipos de estudo e domínios; tipos de vieses em estudos clínicos; avaliação e exercícios em estudos positivos e negativos; ferramentas de avaliação crítica; exercícios com checklists e worksheets.

Mais informações e as inscrições, abertas até 21 de novembro, estão disponíveis no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8318AvaliarCriticamenteArtigoCientifico2018