quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Jovens de Jardim Gramacho recebem orientações sobre gravidez na adolescência


Nesta quarta-feira, cerca de 40 alunos e professores do 6º ao 9º anos do Ciep Brizolão Ministro Hermes Lima, localizado no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, visitaram a mostra 280 Dias: Adolescência e Gravidez, em cartaz no Centro Cultural da FMP/Fase.
 
Segundo a coordenadora da escola, professora Marília Messias, a cada bimestre é abordado um tema diferente em sala de aula e, desta vez, irão desenvolver trabalhos sobre gravidez na adolescência, tendo em vista que em um universo de 300 alunos, a escola possui cerca de 20 gestantes. “Esperamos que esses jovens repassem o que estão vendo aqui na exposição para os demais alunos”, disse.

Muitos dos jovens que estudam no Ciep de Jardim Gramacho não têm acesso às informações apresentadas na exposição, dentro de casa, devido à pouca instrução dos pais, alguns deles ex-trabalhadores do lixão que existia no bairro e que foi desativado este ano. Como é o caso de Tatiana da Silva Farias, de 16 anos. “Quero ser enfermeira do Corpo de Bombeiros, estudar, fazer cursos e depois com uns trinta anos penso em ter filhos”, afirmou.

Contudo, nem todos os jovens compartilham desse pensamento, principalmente os meninos, que entendem a gravidez como responsabilidade da parceira. “Eles entendem o sexo como algo natural e o mais chocante de tudo é a falta de cuidados. As diferenças de gênero também são brutais, pois as próprias meninas se sujeitam aos rapazes”, informou a Dra Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da Fase e da pesquisa que deu origem à exposição.

A mostra pode ser conferida até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados, das 9 às 18h.

 Os alunos foram recebidos com um lanche

 A professora Míriam Heidemann durante visita guiada à exposição

FMP/Fase e Fiocruz promovem Semana Nacional de Tecnologia com foco em sustentabilidade local


Com uma programação diversificada, estudantes e convidados participam de atividades teóricas e culturais

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em parceria com a Fiocruz, promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a temática “Refletir sobre Sustentabilidade em Petrópolis” direcionada a estudantes e convidados, entre os dias 16 e 20 de outubro. Durante a semana, representantes da instituição participam de palestras e debates com renomados profissionais, no Palácio Itaboraí. A faculdade ainda preparou uma programação especial que engloba conhecimento teórico e atividades culturais.

No dia 17 de outubro, o professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da instituição, participa da palestra “Ambiente e Saúde”, destacando mudanças climáticas e seu impacto sobre a saúde, e o modelo de estrutura de consumo associado à degradação do meio ambiente. Ele também é um dos participantes que discutirá o tema “Modelo de desenvolvimento, arranjos produtivos locais e erradicação da pobreza”, no dia 19 de outubro, quando apresentará o projeto desenvolvido pela instituição sobre Economia Solidária.

No dia 18 é a vez da educadora Maria Isabel de Sá Earp, diretora da Fase, participar do painel “Autonomia dos sujeitos e arranjo educativo local: desafios da educação básica à superior”, que discursará sobre a vocação de Petrópolis enquanto Cidade Universitária.  

A FMP/Fase ainda conta com uma programação especial, que incluirá atividades acadêmicas, culturais e sociais.  No dia 20 de outubro, a partir das 9h, a instituição apresenta o painel “Ciência e Tecnologia: Refletir sobre a Sustentabilidade em Petrópolis”, no Palácio Itaboraí. A atividade abordará as características geográficas do município, assim como ações de preservação do meio ambiente, que podem ser realizadas para reduzir a ocorrência de possíveis desastres naturais na cidade. Na segunda-feira, dia 16, a instituição recebe uma palestra do SEBRAE sobre Inovação. 

Já os programas culturais, incluem um tour pela Cervejaria Bohemia, onde os visitantes terão acesso à linha de produção, loja de souvenirs e degustação. E visitação à exposição 280 Dias: Adolescência & Gravidez, elaborada a partir de um estudo realizado com adolescentes grávidas de Petrópolis pela FMP/Fase.

FMP/Fase inaugura Café Cultural


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) acaba de inaugurar um Café, no Centro Cultural da instituição. Após dez meses de reforma, o local é o mais novo ponto de encontro da cidade, uma vez que é aberto a todos. O público apreciará atividades de cultura, lazer e arte em um ambiente confortável. A inauguração faz parte das comemorações dos cinco anos de implantação do Centro Cultural no campus.
O novo espaço tem como objetivo promover a integração entre alunos, professores e colaboradores da faculdade, além da população em geral.  “A ideia é que o Centro Cultural seja um ambiente confortável para a comunidade interna e externa, o que também inclui o Café. Será um serviço diferenciado em relação aos demais encontrados no campus, além de ser um ambiente atraente”, destaca Ricardo Tammela, responsável pelo Centro Cultural.
O local, denominado Café Cultural, com capacidade para abrigar cerca de 200 pessoas, receberá todo mês uma atração diferente. No espaço, os frequentadores poderão reunir os amigos, estudar, participar de atividades ou apenas relaxar.
O Café Cultural funciona de segunda a sexta, das 9 às 23h, e aos sábados, das 9 às 18h.


FMP/Fase promove jornada sobre cirurgia oncológica


A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase está com as inscrições abertas para a 2ª Jornada de Cirurgia da Liga de Clínica Cirúrgica, que acontece no dia 20 de outubro, de 8 às 18h, em seu campus. Com o tema “Cirurgia Oncológica”, o evento contará com a participação de renomados especialistas locais que discutirão sobre os principais tipos de câncer, tratamento e o papel do cirurgião na área. O evento também faz parte das comemorações do “Outubro Rosa”, já que um dos assuntos discutidos será sobre o câncer de mama.  Estudantes e profissionais de saúde podem se inscrever até o dia 18 de outubro pelo site da instituição (www.fmpfase.edu.br).

 

FMP/Fase realiza projeto inédito de incentivo à leitura na cidade


O projeto que inicialmente será realizado na instituição, futuramente pode ganhar as ruas da cidade

Neste mês, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto lança uma ação inédita de incentivo à leitura e à educação na cidade. Trata-se do projeto ”Livro Solto”, que consiste em espalhar livros de vários gêneros em diferentes locais da faculdade. A atividade, que já é sucesso em outros países, pode ganhar as ruas de Petrópolis, incentivando a população a participar dessa grande rede literária. 

A ideia é fugir dos padrões de uma biblioteca convencional. Desta forma, os livros doados são distribuídos em diferentes áreas da faculdade, permitindo que qualquer pessoa que visite o campus possa ler e até mesmo levá-lo para casa, tendo apenas o compromisso de passá-lo para outra pessoa ou colocá-lo em qualquer lugar na instituição.

A ação foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa. “Ao recebermos os livros, apenas colocamos a etiqueta com as informações da instituição e o nome da pessoa que o doou e, logo, o exemplar é solto em algum local do campus. Assim, contribuímos com o conceito de que a arte, a cultura e o conhecimento devem estar disponíveis em qualquer lugar”, comenta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase.

A campanha, criada em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural da instituição, também é uma forma de contribuição para os alunos que possuem pouco tempo para participar de cursos, eventos e demais projetos que contabilizam como atividade complementar, algo obrigatório para a formação dos estudantes. “Para incentivar os alunos, a instituição concederá uma hora de atividade complementar a cada cinco livros doados para a campanha. Já as demais pessoas ganharão um adesivo com a mensagem: Eu soltei um livro, que comprova a contribuição com o projeto”, completa o coordenador.

Dependendo do número de exemplares doados, a intenção é que, futuramente, o projeto ultrapasse os muros da instituição e seja praticado em parques, lanchonetes, cafés e demais locais públicos da cidade, sempre visando a vida útil do livro, assim como o número de pessoas impactadas com ação.
Qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, basta doar qualquer livro, que não seja técnico.  Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). Caso não possa comparecer ao espaço, entre em contato por email: cpe@fmpfase.edu.br