sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Saiu na imprensa

http://www.sidneyrezende.com/noticia/75732+rio+tem+tres+universidades+no+programa+de+educacao+pelo+trabalho

Rio tem três universidades no Programa de Educação pelo Trabalho

Redação SRZD Estado do Rio 25/02/2010 18:08

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFFR) foram as três instituições de ensino do estado com projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde 2010/2011. Desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação, o programa, que está em sua segunda edição, define parcerias entre as instituições de ensino superior e as secretarias municipais de saúde na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham como objetivo fortalecer as ações e produção de crítica fundamentada na área de saúde da família. Em todo o país foram selecionados 128 projetos.

O professor da FMP/Fase Attilio Valentini, coordenador local do projeto em parceira com a secretaria de Saúde de Petrópolis, destaca a importância do incentivo para o desenvolvimento da saúde da família. "A realização de pesquisas em saúde da família gera uma produção crítica, dando visibilidade ao tema, inclusive, em revistas internacionais. Isso valoriza o Programa de Saúde da Família (PSF) como política de saúde que tem se mostrado eficaz ao apostar na prevenção das doenças", afirma.

Outro ponto positivo destacado pelo professor é a valorização dos profissionais que atuam nas equipes de PSF e o incentivo aos futuros profissionais a optarem pela carreira na área de atenção básica. "Além disso, também se promove a integração das instituições de ensino superior à rede de saúde pública, propiciando a formação de profissionais de saúde alinhada às necessidades reais da população e à rede pública de assistência. Nesta lógica, há o fortalecimento do SUS", completa Valentini.

Linhas de pesquisa

O projeto da FMP/FASE envolve a participação de cinco professores da instituição (tutores), 30 profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família da rede municipal de Petrópolis (preceptores) e 150 estudantes selecionados nos cursos de medicina, enfermagem e nutrição. A faculdade desenvolverá, nos próximos dois anos, cinco linhas de pesquisa em 14 Postos da Saúde da Família (PSF): Equidade da assistência no PSF; Determinantes Sócio-Ambientais do processo saúde-doença; Insegurança Alimentar e estratégias de intervenção; Saúde da Mulher e Saúde do Adolescente.