quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FMP/Fase sedia Seminário de Educação Permanente em Saúde da Região Serrana

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase abrigou, nesta quarta-feira (07), o I Seminário de Integração Ensino-Serviço da Região Serrana, promovido pela Comissão Intergestores Regional-CIR/Serrana, instância deliberativa do SUS no estado do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo reunir representantes estaduais e municipais, de instituições de ensino, de controle social e trabalhadores da área da saúde para debaterem novas estratégias que viabilizem a Educação Permanente em Saúde, na região.

“Nossa escola tem sido uma incentivadora desse modelo nacional de saúde que é o SUS. A área da educação é tida como uma área complexa, que merece maior valorização, e a área da saúde é vital. Por causa desse imenso desafio, que é a educação em saúde, a faculdade acolheu este seminário”, disse Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O encontro também avaliou o que tem sido realizado desde a reformulação do modelo de organização da educação em saúde, pelo MS, em 2007. “Conseguimos unificar a área da gestão da saúde com a da educação, o que é uma vitória. A Secretaria de Saúde do Estado acompanha e apoia iniciativas como esta. Tenho certeza de que daremos muitos passos para qualificar nossos profissionais”, disse Sylvio Jorge de Souza Jr., subsecretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Aparecida Barbosa, secretária de Saúde de Petrópolis, chamou a atenção para a participação dos cidadãos na construção de políticas de saúde. “Nossa expectativa é sair daqui com uma definição clara de qual é nosso papel na região. O primeiro passo é quando encontramos o caminho da educação permanente, através da qualidade e participação da população, além da busca de recursos”, afirmou.

Ao todo, 16 municípios integram o Pólo Região Serrana. São eles: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Nova Friburgo, Macuco, Petrópolis, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e São Sebastião do Alto.

A FMP/Fase desenvolve os seguinte projetos através do Programa de Educação Permanente em Saúde (PEP-Saúde), nos municípios que integram a região:

- Projeto Acolhimento em Saúde (1ª etapa em fase de conclusão; capacitação de 1.440 profissionais de saúde da Atenção Básica);
- Projeto Acolhimento em Saúde (2ª etapa com previsão de início em 2012; capacitará 2.250 profissionais de saúde da Atenção Básica);
- Projeto Vigilância em Saúde (aprovado em 2011, com previsão de início em 2012; parceria com a UFF Nova Friburgo);
- Projeto Avaliação e Classificação de Risco nas Urgências (aprovado em 2011, com previsão de início em 2012; parceria com a UFF Nova Friburgo).


Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis; Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase; Aparecida Barbosa, secretária de Saúde de Petrópolis; Sylvio Jorge de Souza Jr., subsecretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Estado do Rio de Janeiro; e Andréa Mello, representante estadual do Comitê de Integração Ensino-Saúde (CIES).