sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Programação da Semana de 03 a 09 de setembro de 2017


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Medicina Intensiva
O conceito das Unidades de Terapia Intensiva surgiu na década de 1950, com o desenvolvimento da ressuscitação cardiopulmonar e cerebral. Durante muito tempo no Brasil, poucos hospitais contavam com uma UTI. A primeira do país foi implementada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em 1971, com apenas dez leitos. Nessa época, a sigla dava arrepios. Era uma espécie de sinônimo de “corredor da morte”. Nos últimos 30 anos, a medicina intensiva evoluiu muito. Hoje, mais de 80 por cento dos pacientes que passam pelas UTIs conseguem se recuperar e ter alta. Os equipamentos de monitoramento são mais eficientes e as equipes cada vez mais especializadas. Nosso convidado é o presidente eleito da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, Luciano Azevedo, ele que faz parte do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva, é o coordenador de pesquisa em áreas críticas do Instituto Sírio-Libanês, e professor de Emergências Clínicas da USP.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Fleeting Circus: A Brincadeira que Virou Arte
O que começou como uma brincadeira de criança para Taynã Frota, Rodrigo Seven, Felipe Vianna, Lucas Faria e Ian Sá virou arte de gente grande. Com muita persistência e o apoio da família, a banda Fleeting Circus conquistou o mercado com um estilo próprio e composições autorais, que misturam referências psicodélicas com a pressão do post-rock e forte influência circense. Em 2011, com o lançamento do EP "Dream World of Magic", a banda foi inserida na trilha sonora da novela Guerra dos Sexos, Em 2013, o grupo foi responsável pela trilha ao vivo do programa "Divertics", também da TV Globo. De lá pra cá, o caminho tem sido de amadurecimento e novas conquistas, como uma viagem para Nova Iorque e o novo disco, com lançamento previsto para outubro.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     

 
Programa MINUTO FASE
Tema: Capacitação Docente 2017 – 2º Semestre
Foi com muita sensibilidade às questões acadêmicas, que o Núcleo Pedagógico da FMP/Fase organizou a 18º edição do Programa de Desenvolvimento Docente, com o tema “A Educação do século XXI”. Durante cinco dias de capacitação, os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento tiveram a oportunidade de se aprimorar como professores e mergulhar em uma nova prática pedagógica em relação à Avaliação, ao estabelecimento de competências, definição de objetivos educacionais e, ainda a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação. Tudo isso, para poder entender melhor esta nova geração de alunos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Haiti
Em janeiro de 2010, um terremoto devastou o Haiti, matando mais de duzentas mil pessoas. O desastre natural mais trágico já registrado nas Américas. O programa mostra um balanço do trabalho de reconstrução do país e da ajuda humanitária realizada pela Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti e a participação do exército brasileiro nessa missão da ONU.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO - Em Questão – Gestão do SUS

SEGUNDA - Em Questão - Religião e Política

TERÇA - Em Questão - Cuidados Com a Visão

QUARTA -Em Questão - Patrimônio Histórico

QUINTA - Em Questão - Biopolítica

SEXTA - Em Questão – Depressão e suicídio na adolescência

SÁBADO - Em Questão – Saúde Mamária

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Os alimentos não convencionais da Amazônia
Cacau, cupuaçu, açaí, pupunha cubiu, ariá, carirú – quem já ouviu falar destas frutas e hortaliças? Do cacau, do chocolate, do açaí e do cupuaçu sim, pois são mais utilizadas em outras partes do Brasil. Mas como as safras variam conforme o nível dos rios, a alimentação do morador da Amazônia está se transformando, com o abandono de legumes e verduras que são produzidas e consumidas pelo povo da região. A iniciativa de cientistas em estudar os cultivos tradicionais da Região Amazônica faz crescer um movimento de resgate com a oferta de plantas alimentícias não convencionais – as PANCs – que, produzidas sem agrotóxicos, poderão ser consumidas em todo o país. Os cientistas convidados revelam as variedades de alimentos da floresta, capazes de romper também com a lógica restrita do arroz, feijão, batata, trigo e milho como base alimentar brasileira.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Febre Reumática
A febre reumática é uma das 300 doenças reumáticas conhecidas, que são enfermidades que afetam o aparelho locomotor, ou seja, os ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. E a febre reumática é a única que pode ser prevenida. Por isso, o programa fala sobre ela e vai esclarecer seus sintomas, diagnóstico, tratamento e formas de prevenção. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Clementino Fraga Filho, Blanca Bica.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Vinícius de Moraes
O apresentador Renato Faria conversa com a psicanalista e filha de Vinicius De Moraes, Georgiana de Moraes; e com o poeta, Eucanaã Ferraz sobre a vida e as obras de Vinicius de Moraes. Nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida . Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: RJ - Itaboraí / Petrópolis
Em Itaboraí, conhecemos a Clínica-Escola do Autista, um projeto público pioneiro que visa, sobretudo, a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular e ao meio social, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais gabaritados no assunto. E fomos a Petrópolis para ver como funciona o Programa de Alergologia e Dispensação de Vacinas. Com 20 anos de atuação na rede de saúde pública do município, é executado no Centro de Especialidades Maria Célia e atende pacientes com asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia à picada de insetos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Doações e Transplantes
Mais de 95% dos transplantes de órgãos no Brasil são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é referência mundial nessa área. Tem o maior sistema público de transplantes do planeta. Apesar disso e das campanhas que procuram conscientizar as famílias da importância das doações, pouco mais da metade delas autorizam a retirada de órgãos nas situações em que isso é possível. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o coordenador do programa estadual de transplantes/RJ, Gabriel Teixeira; com a psicóloga, Elisabeth Ribeiro; e com a ADRETERJ, Patrícia Freitas justamente sobre doações, transplantes e famílias.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: UPPs: Uma década depois (Parte 1)
No Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, acontece o programa que vai debater sobre as UPP'S depois de 10 anos da sua implantação. A finalidade é fazer um balanço para saber o que mudou nessas comunidades depois da instalação dessas unidades pacificadoras.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Aleitamento Materno e Banco de leite
No Histórias de Mãe, será abordado o tema aleitamento materno e também como funciona o Banco de leite, do Hospital Unimed.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU
Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero
O documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” aproxima os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário – uma iniciativa da ONU Mulheres e do Papo de Homem, viabilizada pelo Grupo Boticário – é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Retrocesso nos direitos Indígenas
O programa vai discutir os retrocessos nos direitos dos povos indígenas que vem ocorrendo no país, passando pela falta de terras até os conflitos armados, que têm literalmente exterminado membros de diversas etnias. O apresentador Renato Faria conversa sobre o tema com a pesquisadora da ENSP/Fiocruz e integrante do GT Saúde Indígena da Abrasco (GTSI/Abrasco), Ana Lúcia Pontes; a vice-chefe de Ensino do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Fiocruz, Regina Erthal; e o advogado e líder Indígena do Povo Tapeba, Ricardo Weibe Nascimento Costa.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Ativismo Feminista
A 13ª edição do Women´s Worlds Congress – Congresso Mundial de Mulheres – aconteceu pela primeira vez na América do Sul, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e foi realizado junto com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11:Transformações Conexões, Deslocamentos (WWC13 – FG11), no começo deste mês. O evento reúne mulheres da Academia e do Ativismo de todo o mundo para debater diversos temas do Feminismo. E para falar sobre ativismo feminista, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a coordenadora da Comissão de Saúde e Segurança do WWC13 - FG11, Claudia Regina Nichnig; e a coordenadora do WWC13 - FG11, Vera Gasparetto.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres , que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30