segunda-feira, 15 de julho de 2019

Técnicos de Enfermagem

Com a proposta de aperfeiçoar e atualizar os profissionais e estudantes no manejo de lesões oncológicas e discutir ações de intervenção da Enfermagem para promoção da qualidade de vida do paciente, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Feridas Oncológicas: uma atualização para técnicos de enfermagem. O curso é gratuito e será realizado no campus da FMP/Fase, na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, das 13h30 às 17h30, com emissão de certificado. Inscrições e outras informações no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece mais de 100 bolsas de estudos de até 50% durante todo o curso

Os descontos são para Bolsas Sociais e Bolsas Específicas para Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Radiologia e Técnicos em demais áreas do conhecimento.

Ciente da importância da democratização do saber e com o compromisso de garantir que todos tenham acesso ao ensino superior de qualidade, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece diferentes formas para facilitar o ingresso dos profissionais de nível técnico, de todas as áreas do conhecimento, à graduação.

Neste semestre, a instituição está oferecendo bolsas de estudos de até 50%, em todas as mensalidades, para os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Recursos Humanos. Os interessados devem se inscrever no vestibular do dia 21 de julho. O candidato poderá optar por realizar a prova ou utilizar a nota do Enem.

Para o curso de Enfermagem, todas as bolsas são de 50%, destinadas para técnicos de Enfermagem. O profissional pode optar por fazer licenciatura e bacharelado, ou apenas um dos dois cursos. Para Radiologia, RH e Nutrição, técnicos de qualquer área do conhecimento, incluindo assistentes e chefes de cozinha que tenham como atestar cursos realizados na área, terão 50% de desconto. Além de poder concorrer a bolsas sociais, de acordo com o perfil socioeconômico de cada candidato.

Já para os cursos de Psicologia e Administração são oferecidas bolsas sociais com 50% de desconto. Em Odontologia, as bolsas de 50% serão destinadas conforme perfil socioeconômico do candidato e as bolsas de 30% para aqueles que optarem por concorrer utilizando a nota obtida na redação do Enem.

Vale ressaltar que as bolsas valem para todas as mensalidades até o final do curso. Além disso, a Fase também oferece desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693. 

Fase oferece curso gratuito para Técnicos de Enfermagem

Com a proposta de aperfeiçoar e atualizar os profissionais e estudantes no manejo de lesões oncológicas e discutir ações de intervenção da Enfermagem para promoção da qualidade de vida do paciente, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão gratuito em Feridas Oncológicas: uma atualização para técnicos de enfermagem. 


A programação conta com os temas: Bases conceituais sobre câncer; Epidemiologia do câncer no mundo e no Brasil; Anatomia e fisiologia do sistema tegumentar; Definição de feridas oncológicas; Classificação das feridas oncológicas; Manejo especializado das feridas oncológicas; As principais coberturas utilizadas em feridas oncológicas. 

“O câncer é uma doença temida mundialmente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no Brasil até o final de 2019, e em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, entre outras exposições. Estudos apontam que 5% a 10% dos pacientes portadores de neoplasias apresentam o desenvolvimento de metástase cutânea, o que aumenta a chance de surgirem ulcerações oncológicas. Diante dessas considerações, se faz necessário capacitar e/ou atualizar a equipe técnica de Enfermagem e estudantes desta área no cuidado e no manejo das feridas oncológicas”, destaca o professor Renato Duarte da R. Guimarães, pós-graduado em Estomaterapia, habilitado em Podiatria e pós-graduado em Emergência Intra e Pré-Hospitalar e Gestão em Emergência, coordenador do curso de extensão da FMP/Fase. 

O curso será realizado no campus da FMP/Fase, na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, das 13h30 às 17h30, com emissão de certificado. Inscrições e outras informações no site: www.fmpfase.edu.br.

Curso de Nutrição da Fase oferece formação atualizada e competitiva para atender às necessidades do país

A escolha por uma profissão deve ser analisada com cuidado, baseada em muitos critérios, afinal é o caminho que será percorrido ao longo de um tempo de estudos para adquirir conhecimentos e colocá-los em prática na atuação profissional. Sobretudo na área de saúde, os estudantes devem buscar informações sobre a prática dentro da formação acadêmica, pois o cuidado com a vida sempre deve ser a prioridade.

Entendendo que o diploma deve ser bem mais do que um papel que atesta o conhecimento teórico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporciona vivência prática aos alunos de Nutrição nos mais variados e amplos cenários de aprendizagem desde o início do curso. Os acadêmicos vivenciam no dia a dia a realidade de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no Ambulatório Escola, em Cascatinha, creches, empresas que oferecem refeições coletivas, escolas e em diversas outras unidades em parceria com organizações públicas e privadas.


Os alunos do curso de Nutrição da Fase são inseridos em atividades práticas desde o início do curso.

“O exercício da profissão de nutricionista requer não somente o conhecimento de Nutrição, como também o domínio de uma série de habilidades como: conhecimento dos alimentos, compreensão de suas funções, cuidados na manipulação e preparação, bem como da tecnologia industrial relacionada; conhecimento de saúde coletiva e conhecimentos aplicados à prevenção, identificação, tratamento e recuperação de agravos nutricionais; capacitação para planejar, organizar e valorizar os recursos alimentares, de forma a prevenir desperdícios e preservar o meio ambiente”, explica Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase.

Atento à realidade do país, o projeto pedagógico do curso de Nutrição da Fase desenvolve nos alunos o pensamento empreendedor. Através do PIN, Projeto Integrado da Nutrição, incentiva os estudantes a desenvolverem um produto desde seus passos iniciais até suas possibilidades de mercado, despertando o trabalho em equipe e um olhar técnico e mercadológico. Para isso, os alunos contam com a experiência de mestres e doutores diariamente, em sala de aula e em treinamento em serviço, engajados nas ferramentas digitais, que possibilitam a ampliação dos contatos, a resolução de dúvidas e o surgimento de grandes ideias.

O curso de Nutrição conta com uma matriz curricular inovadora, que inclui disciplinas como Introdução à Gastronomia, Introdução à Fitoterapia, Nutrição e Saúde do Idoso, Nutrição e Saúde da Mulher, Semiologia Nutricional, Prática Clínica de Atendimento Nutricional, Fitoterapia Aplicada à Clínica, Nutrição e Atividade Física, dentre outras. Sem dúvida, um diferencial no mercado de trabalho, pelo conteúdo atualizado, o que aumenta a empregabilidade na área.


São diversos laboratórios altamente equipados, incluindo o Centro de Simulação Realística.

Outro diferencial do curso presencial da Fase é o estímulo ao trabalho em grupo, uma vez que os profissionais possuem amplo mercado de atuação em clínicas, spas, academias e hospitais junto a equipes multidisciplinares. Este relacionamento é desenvolvido no dia a dia em aulas presenciais, treinamento em serviço e nas atividades práticas em laboratórios e no Centro de Simulação Realística. “Os alunos da Fase se inserem no processo educativo por meio de disciplinas presenciais e parte a distância, de forma que estas se complementem e tenham como objetivo maior o ensino de qualidade”, salienta a coordenadora.

Os alunos de Nutrição da Fase vivenciam projetos práticos dentro dos postos de saúde da família desde o 2º período, com a proposta de um diagnóstico da comunidade e posterior intervenção nutricional, baseada em uma observação prévia. Ao se inserir em tal atividade, o aluno muda seu olhar em relação ao outro e torna muito mais sólido seu processo de aprendizagem.

“Aqui, nós realmente temos uma vivência do que é ser nutricionista, que começa desde muito cedo. A gente consegue ir para os postinhos, ter a experiência do hospital, vemos o trabalho dos preceptores e também temos a possibilidade de atuar. Eu gosto mais da parte clínica, essa vai ser a minha escolha, mas nós temos contato com todas as áreas de atuação do nutricionista e essa vivência dá a oportunidade de fazer a escolha certa, de saber o que a gente quer realmente, então são diferenciais que não encontramos em todos os lugares e aqui temos essa oportunidade de encontrar esse conjunto, de ver bons profissionais, áreas de atuação, um centro maravilhoso de especialidades no que a gente pode atuar. Aqui é um lugar completo e eu estou muito feliz”, declara a aluna Larissa Hermes, do 4º período de Nutrição da Fase.

Os alunos participam de aulas e eventos em confortáveis salas e auditórios multimídia.
  
Nos projetos de extensão desenvolvidos nas comunidades de Petrópolis, os alunos têm a oportunidade de ir a campo para coletar dados, fazer pesquisas e conhecer o real cenário e as necessidades da população que é atendida no município. Dessa forma, os acadêmicos são estimulados a pensar métodos de aplicação do que aprendem na teoria, para inserir na prática profissional, ajudando na formulação de campanhas de conscientização para reduzir riscos de doenças e a garantir melhor qualidade de vida a todos que buscam assistência em saúde.

“Deslocar o espaço de aprendizagem para a comunidade, permitindo a construção contínua do saber, por meio do envolvimento e da troca, é essencial na formação de qualquer profissional, sobretudo o da área de saúde. Desta forma, os estudantes conhecem diferentes realidades sociais, respeitando valores e tradições e valorizando a escuta e o saber popular”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

O curso de Nutrição da Fase oferece formação generalista, dando condições aos acadêmicos de participar efetivamente na área da saúde, com postura ética, crítica e humanista, compromisso social, capacidade de liderança, habilitados a desenvolver atividades de planejamento, coordenação, supervisão, assessoria e educação permanente, avaliação e prescrição dietoterápica, dando ênfase à promoção da saúde tanto no âmbito individual quanto no de coletividade sadia e enferma, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

"Aqui, temos acesso à comunidade, e isso é muito importante. Além disso, o acesso aos laboratórios de Gastronomia e de Técnica Dietética, desde o primeiro período, nos deixa mais seguros por termos na prática a vivência profissional de área de saúde. Tem certas coisas que a gente só vai conseguir vivenciar na graduação. Não adianta deixar para se formar e correr atrás, porque não vai mais conseguir ter essa troca de conhecimentos com os professores, com preceptores ali do lado orientando", avalia Andreia de Araújo Moraes, aluna do 4º período de Nutrição da Fase.


O Campus da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco (Centro) está localizado em meio à Mata Atlântica, com uma infraestrutura moderna que visa à qualidade de vida de seus alunos.

Para complementar a formação do profissional nutricionista, a Fase também oferece cursos de Pós-graduação, Residência multiprofissional e atividades de Pesquisa e Extensão, onde são abordados temas atuais e inovadores, apresentados de forma prática e dinâmica, que permitem ao estudante consolidar sua formação acadêmica e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências com professores e colegas.

Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. No processo seletivo do dia 21 de julho, a instituição está oferecendo bolsas de 50% de desconto, durante todo o curso, sem surpresas, para técnicos de Nutrição e de outras áreas do conhecimento, auxiliares e chefes de cozinha. Além disso, também são ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-069

Fase oferece ampla estrutura prática e teórica para formação de excelência em Enfermagem

Ingressar no ensino superior vai muito além de se inscrever em um curso, pois essa decisão está totalmente atrelada a uma escolha que irá comprometer todo o currículo do futuro profissional. Isso porque a qualidade do ensino, o reconhecimento de excelência da instituição educadora e toda a experiência prática adquirida ao longo do período de estudos serão diferenciais para a inserção no mercado de trabalho, após adquirir o tão desejado diploma. 

Entendendo que o diploma deve ser bem mais do que um papel que atesta o conhecimento teórico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporciona vivência prática aos alunos de Enfermagem nos variados e amplos cenários de aprendizagem desde o primeiro período do curso. Os acadêmicos vivenciam no dia a dia a realidade de trabalho nas Unidades de Saúde da Família, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no Ambulatório Escola, em Cascatinha, e em diversas outras unidades em parceria com organizações públicas e privadas. Em 9 semestres, o aluno garante dois diplomas universitários, em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. 

Vista aérea do Campus da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco (Centro). São diversas salas multimídia, laboratórios com equipamentos de última geração e variados ambientes de estudo em contato com a natureza. 

“Para a formação de enfermeiros é necessária a aula presencial, inclusive, as aulas do curso de Enfermagem da FMP/Fase ocorrem em período diurno, conforme orientação do MEC. O ensino a distância é uma tecnologia de facilitação e aprofundamento da aprendizagem. Para ser enfermeiro, além do conhecimento científico, existe a necessidade de desenvolvimento de relações interpessoais, uma vez que a Enfermagem gera o cuidado humanizado”, frisa a doutora e mestre em Enfermagem Míriam Heidemann, coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da FMP/Fase. 

Desde o primeiro período do curso de Enfermagem da Fase, os alunos contam com a experiência de mestres e doutores diariamente, em sala de aula e em treinamento em serviço, para construção do conhecimento. Além disso, há o engajamento de todos nas ferramentas digitais, que possibilitam a ampliação dos contatos, a resolução de dúvidas e o surgimento de grandes ideias. Um diferencial do curso presencial da Fase é o estímulo ao trabalho na área da saúde que deve ser realizado em equipe, uma vez que os profissionais possuem amplo mercado de atuação em clínicas e hospitais atuando em equipes multidisciplinares. Este relacionamento é desenvolvido no dia a dia em aulas presenciais, treinamento em serviço, laboratórios, e, posteriormente, no estágio supervisionado. 

Nos projetos de extensão desenvolvidos nas comunidades de Petrópolis, os alunos têm a oportunidade de ir a campo para coletar dados, fazer pesquisas e conhecer o real cenário e as necessidades da população que é atendida no município. Dessa forma, os acadêmicos são estimulados a pensar métodos de aplicação do que aprendem na teoria, para inserir na prática profissional, ajudando na formulação de campanhas de conscientização para reduzir riscos de doenças e a garantir melhor qualidade de vida a todos que buscam assistência em saúde. 

Desde o primeiro período, os alunos de Enfermagem da FMP/Fase estão inseridos em diversas atividades nas comunidades de Petrópolis, garantindo o aprendizado humanizado, essencial para a formação do enfermeiro. 

“Deslocar o espaço de aprendizagem para a comunidade, permitindo a construção contínua do saber, por meio do envolvimento e da troca, é essencial na formação de qualquer profissional, sobretudo o da área de saúde. Desta forma, os estudantes conhecem diferentes realidades sociais, respeitando valores e tradições e valorizando a escuta e o saber popular”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase. 

Estudar para ter uma excelente formação é um compromisso. Ser enfermeiro exige dedicação e para ser um bom profissional não basta estudar entre um evento da vida e outro, apenas nas horas livres. A rotina de estudos tem seu tempo próprio, garantindo foco e responsabilidade pela vida de outros, que será a responsabilidade do aluno desde a sua atividade prática, estágio e vida profissional. 

Totalmente informatizada, a Biblioteca da FMP/Fase conta com um acervo superior a 27 mil exemplares de livros, revistas e periódicos impressos e digitais. 

“O mercado de trabalho da enfermagem é extremamente seletivo. Cada empregador fará a avaliação do potencial deste profissional em curto espaço de tempo. Tratando-se de cuidado, vida, morte, sofrimento, dor, o tempo de permanência do enfermeiro na profissão está diretamente relacionado ao potencial de trabalho e de resposta científica deste profissional à equipe na qual trabalha e às pessoas as quais é responsável pelo cuidar. Portanto, de acordo com a formação de cada um e de sua performance no trabalho, os diplomas não serão iguais”, ressalta Míriam Heidemann. 

Não basta um laboratório em Enfermagem para garantir a formação do aluno. São vários laboratórios exigidos para a aprendizagem real: anatomia, bioquímica, fisiologia, microbiologia, parasitologia, patologia, histologia, além do Centro de Simulação Realística. Não é um robô que prepara o aluno para a vida real, são vários robôs que representam o ciclo vital humano. A Fase oferece robôs bebê, criança, adolescente, mulher em trabalho de parto, situações de emergência, em ambientes que simulam a vida real. 

O Centro de Simulação Realística (CSR) recria ambientes e técnicas que replicam as situações e desafios vividos no dia a dia em uma unidade de saúde, através de uma estrutura de alta complexidade, fundamental no processo de formação dos alunos, com o uso de robôs, que respondem como um ser humano às ações praticadas. 

A grande tendência da Educação é o ensino responsável, com professores diariamente em contato com os seus alunos, além das possibilidades dos recursos digitais como a comunicação via e-mail, WhatsApp e também com o auxílio da plataforma digital, como recursos de facilitação da aprendizagem. 

“A Fase entende que todos os alunos são iguais, mas ao mesmo tempo, cada um tem a sua história e a sua especificidade. Por isso, oferece aos seus estudantes um olhar particular diante das suas necessidades. E essas necessidades são atendidas de forma diferenciada em cada semestre, em cada mês do Curso. Este é o ensino presencial, onde diagnósticos individuais e coletivos são executados, e planos e programas adaptados e readaptados diariamente, diante das potencialidades e fragilidades dos alunos. Aulas esporádicas por semana não garantem o desenvolvimento do potencial de aprendizagem do aluno na área da enfermagem, pois essa área exige conhecimento, elaboração de pensamento crítico e ação fundamentada na ética e na ciência. Portanto, não é um trabalho pedagógico de curso técnico. Como formação superior requer tempo e exige respeito pelo tempo de cada aluno”, salienta Míriam Heidemann. 

Frisando a importância da democratização do saber e o compromisso de garantir que todos tenham acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o acesso ao ensino de excelência. No processo seletivo do dia 21 de julho, a instituição de ensino está oferecendo bolsas de 50% de desconto, durante todo o curso, sem surpresas, para técnicos de enfermagem atuantes no mercado. Além disso, também são ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.

Parceria entre FMP/Fase e a Universidade de Oxford amplia áreas de ensino e pesquisa no Brasil

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) sediou, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o curso Ensinando Medicina Baseada em Evidências, em parceria com a Universidade de Oxford, através da Oxford-Brazil EBM Alliance. O curso é um dos mais famosos e procurados da instituição britânica, sendo oferecido apenas uma vez ao ano. Essa é a primeira vez que foi ministrado em outro país. Em Oxford, esse curso é parte da grade ofertada para alunos de mestrado e doutorado em Saúde Baseada em Evidências da universidade. 


“Estou muito feliz e animado de estar no Brasil, pois é muito gratificante passar os conhecimentos que adquiri ao longo desses dez anos atuando na área de Medicina Baseada em Evidências. Criar esse movimento de ensino aqui na faculdade e no Brasil é inspirador. Vou tentar trazer toda a minha bagagem de conhecimentos para que possa trocar experiências com os médicos aqui do Brasil. Tenho uma conexão muito forte com o país e estou entusiasmado com essa nova aliança”, destaca David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford.

A aliança de cooperação científica terá a FMP/Fase como instituição acadêmica de referência no Brasil. Para a faculdade, essa parceria abre a oportunidade de intercâmbio de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com uma Universidade de ponta, referência em Medicina (que figura entre as melhores no ranking mundial) e uma das pioneiras no ensino de Medicina Baseada em Evidências no mundo. A MBE facilita o cuidado mais racional de saúde não só para medicina, mas para enfermagem, nutrição e todas as áreas envolvidas no cuidado com a saúde. 

“Nós viabilizamos essa parceria exatamente para essa troca de conhecimentos. Além dos cursos, temos o interesse de intercâmbio científico, participação conjunta em pesquisas e trabalhos científicos envolvendo todo o corpo docente e discente da FMP/Fase. Este foi o primeiro curso da parceria acadêmico-científica Oxford-Brazil EBM Alliance, focado em capacitar professores e profissionais de saúde para que desenvolvam suas habilidades no ensino de Medicina Baseada em Evidências (MBE) em suas Instituições. Eu acredito que essa aliança de cooperação vá abrir portas para alunos e professores que tenham interesse em programas de extensão e pós-graduação na Universidade de Oxford, além de projetar nacional e internacionalmente a FMP/Fase como um centro de referência na área”, frisa o médico Luís Eduardo Fontes, co-diretor da Oxford-Brasil EBM Alliance e professor da FMP/Fase.

O ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para a prática clínica e de cuidados de saúde mais coerentes e fundamentados nas melhores evidências científicas, levando em consideração os valores individuais dos pacientes e a experiência clínica do profissional. O curso multidisciplinar reuniu médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Diversas universidades de todo o país foram representadas, entre elas a FMP/Fase, USP, UFRJ, PUC-Rio, Bahiana, UFScPA, UERJ, São Camilo, UNISUAM, UNIFESP, além de profissionais envolvidos com ensino em instituições como Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, entre outras. 

“O primeiro ponto que precisa ser levantado é que o fato de ter capacitação de ensino médico já é uma coisa mais rara no Brasil. Se a gente pensar que está aqui trazendo um curso inovador, inédito, que além de capacitar os profissionais médicos em um método de ensino, também orientam os professores em como devem ensinar a Medicina Baseada em Evidências isso traz muito orgulho para quem está participando desse processo desde o começo. Esse curso mostra a importância de capacitar o médico para ensinar, porque afinal de contas o ensinar a avaliação crítica, ensinar desenhos de estudo, ensinar a interpretar uma evidência científica, isso deve fazer parte da vida de qualquer médico da assistência, porque ele consegue avaliar de modo sistemático e crítico a informação que chega até ele. Isso é fundamental para ele tomar uma conduta que reduza a incerteza na prática”, avalia a médica Rachel Riera, professora de MBE na UNIFESP e membro do núcleo de avaliação de tecnologia em saúde no Hospital Sírio Libanês.





David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford.


Livros para Crianças


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Saúde, Educação e Cultura em Diálogo, por meio dos livros para crianças. A proposta é apresentar a palavra e a ilustração em sua potência de poesia, em livros para crianças, como investimento para o desenvolvimento saudável e a melhora na qualidade da relação entre adultos e crianças. As aulas serão realizadas nos dias 19 e 26 de agosto, 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro e 07 de outubro de 2019 (segundas-feiras), das 18h30 às 21h30. Outras informações e as inscrições no site: www.fmpfase.edu.br.

Curso na Fase destaca Saúde, Educação e Cultura em Diálogo, por meio dos livros para crianças


Com o objetivo de apresentar a palavra e a ilustração em sua potência de poesia, em livros para crianças, como investimento para o desenvolvimento saudável e a melhora na qualidade da relação entre adultos e crianças, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Saúde, Educação e Cultura em Diálogo, por meio dos livros para crianças. 

A programação do curso conta com aulas sobre: Desenvolvimento pela abordagem da Psicomotricidade; Livros e a leitura de imagens; processo de criação; Critérios para escolha de livros de qualidade; e Relações entre o desenvolvimento infantil psicomotor e a formação do leitor.


“Algumas experiências no Brasil e no mundo comprovam que a presença de leitura e livros de histórias em postos de saúde, consultórios e hospitais, além das bibliotecas e escolas, colaboram com a qualidade da relação família/médico/paciente, com o desenvolvimento saudável e a melhora da autoestima do profissional/adulto envolvido”, ressalta a pedagoga e mestre em Educação Maria Beatriz de Almeida Serra, coordenadora do curso de Extensão da FMP/Fase.

O curso será realizado no campus da faculdade, nos dias 19 e 26 de agosto, 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro e 07 de outubro de 2019 (segundas-feiras), das 18h30 às 21h30. Outras informações e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 14/08, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Parada Cardiorrespiratória

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Atendimento à parada cardiorrespiratória diante dos protocolos atuais – com práticas baseadas em evidências. Voltado para os técnicos de Enfermagem, o curso gratuito será realizado no dia 30 de julho, das 13h às 17h. A programação completa e as inscrições, que devem ser feitas até o dia 29/07, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

I Encontro Multidisciplinar de Radiologia em Petrópolis esta semana, na Fase

No próximo sábado, dia 13 de julho, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai sediar o I Encontro Multidisciplinar de Radiologia em Petrópolis. O evento, que será realizado das 08h às 16h, no auditório do prédio anexo, tem o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático sobre as novas tecnologias e as atividades relacionadas aos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar.

“Através dessa iniciativa, estamos possibilitando o desenvolvimento e o aprimoramento dos estudantes e dos profissionais da área da saúde e da indústria com ênfase em Radiologia, seja em nível técnico ou superior, que atuam no nosso município e também no Estado. Petrópolis possui grandes centros de diagnóstico por imagem do SUS e também da rede privada, que juntos são responsáveis por ofertar exames de raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea, e na indústria com radiografia industrial, nos ensaios não destrutivos”, destaca Wilian da Silva Telles, Tecnólogo em Radiologia responsável pelo evento. 

Com programação voltada para os técnicos e tecnólogos em Radiologia, profissionais da saúde (fisioterapeutas, enfermeiros e médicos), engenheiros e supervisores de Radioproteção, o encontro vai abordar temas como: Hemodinâmica e suas Aplicações; Avanços em Difusão Neuro RM; A importância da Mamografia Digital; Angio Tomografia de Membros Inferiores; Anatomia Radiológica aplicada às lesões de ombro, joelho e coluna vertebral, entre outros. 

“Por se tratar de um encontro multidisciplinar de Radiologia, que abordará diversas modalidades em temas variados da saúde à indústria, todas as atividades ressaltam o papel relevante no desenvolvimento profissional e acadêmico dos participantes. Destaco a Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico, tema de suma importância no cenário mundial e de maior atenção em toda comunidade científica, pois as exposições médicas representam a maior parte de todas as exposições às radiações ionizantes por fontes artificiais no planeta. Por isso, é necessária uma abordagem de conscientização de todos os envolvidos nos processos de diagnóstico por imagem, visando ao uso seguro dos equipamentos radiológicos para maximizar os benefícios e minimizar os riscos associados às práticas”, frisa. 

Além de trazer as novidades na área de atuação, o evento vai contar com a participação de profissionais atuantes no cenário estadual, com vasta experiência, e possibilitar uma ampla visão do mercado de trabalho. 

“Destaco que a Radiologia é umas das áreas mais tecnológicas da saúde, pois a inovação dos equipamentos é constante, com objetivo claro de produzir a melhor imagem com o menor custo possível. Em função disso, os profissionais estão sendo sempre desafiados a atualizações e aprimoramentos para dar o suporte necessário ao diagnóstico por imagem”, finaliza Telles.

A programação completa, outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece novo curso de extensão em TDAH

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão TDAH em adultos: impactos na vida profissional e social - Módulo I. As aulas serão realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 de agosto (sábados), das 15h30 às 17h, no campus da faculdade.

O curso que visa à reflexão e ao entendimento do que é esse transtorno e o que deve ser feito para solucioná-lo, está com programação voltada para os estudantes de Enfermagem, Medicina, Pedagogia, Psicologia e demais profissionais das áreas da saúde e da educação.

“O TDAH é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele ocorre em 3 a 6 % das crianças em todo o mundo. Entre as causas desse transtorno estão a hereditariedade, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, problemas familiares etc. Nesse curso iremos abordar todo o contexto desse transtorno a fim de criar estratégias para o impacto na vida do adulto que tenha o TDAH, para que seja minimizado”, explica Elaine Assis da Silva, psicopedagoga e neuropsicóloga, mestre em Educação e coordenadora do curso de extensão da Fase.

A programação completa do curso, as inscrições e outras informações estão disponíveis no site da faculdade: www.fmpfase.edu.br. 

Fase oferece cursos e workshop em diversas áreas no período de férias

As demandas do mercado de trabalho fazem com que as pessoas tenham que buscar novas formas de qualificação e de atualização do conhecimento. Com a correria no dia a dia, fica difícil encontrar tempo para se aprimorar. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para 11 cursos e um workshop de férias, que têm curta duração e serão realizados em julho e agosto. 

Os cursos oferecidos são: Excel Básico; Excel Avançado; Marketing Digital Básico – O que preciso aprender para minha empresa estar na internet?; Marketing Digital: Entendendo melhor o Facebook e o Instagram; Por que a democracia precisa das humanidades, Martha Nussbaum?; Atuação da Enfermagem no Centro de Material e Esterilização; Fitoterapia, Homeopatia e Diversidade Cultural; Excelência no Atendimento; Programa 5S e a Qualidade na Gestão; e Estratégias de Marketing para Crescimento. 

Além disso, a faculdade também está com inscrições abertas para o Workshop sobre análise de problemas e tomada de decisão, que será realizado no dia 29 de julho, das 19h às 22h30. O objetivo é introduzir técnicas de avaliação de problemas, preparando os alunos para que possam analisar e identificar suas verdadeiras causas e definir meios para que se tome a melhor decisão para a correção. 

Essa é uma boa oportunidade para acrescentar ao seu currículo a qualidade de ensino e excelência da FMP/Fase que você conhece, na versão pocket. As inscrições e outras informações sobre os cursos estão disponíveis no site da FMP/Fase, na área de “Extensão”: www.fmpfase.edu.br/extensao.

Visita Ilustre


O PhD David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford, veio à cidade para ministrar aulas no curso de extensão Ensinando Medicina Baseada em Evidências, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), uma parceria com a Universidade de Oxford através da aliança Oxford-Brazil em MBE. David também atuará em projetos do Grupo de Pesquisa em Medicina Baseada em Evidências da Faculdade, projetando a instituição nacional e internacionalmente como referência de excelência em ensino e pesquisa na área.




Geologia e Saúde


Em parceria com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso gratuito de extensão em Geologia e Saúde, que será realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2019 (sábados), das 09h às 12h, no campus da FMP/Fase. As inscrições e a programação completa do curso estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Educação Médica

No próximo sábado, dia 06 de julho, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai sediar o 19º Programa de Educação Médica Continuada da Sociedade de Cardiologia do estado do Rio de Janeiro (Socerj). O evento, que será realizado das 8h às 13h, é gratuito e as inscrições são feitas na hora, no auditório do prédio anexo, no campus da faculdade.

Fase oferece Curso de Extensão gratuito em Geologia e Saúde


Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através da promoção da saúde humana e animal integradas ao meio ambiente, fornecendo subsídios para uma maior interação entre o meio acadêmico-cientifico e a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Geologia e Saúde.

O curso, gratuito, será realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2019 (sábados), das 09h às 12h, no campus da FMP/Fase. Esse é o primeiro curso da área ministrado em uma Instituição Nacional de Ensino de Saúde e o primeiro ministrado pelo Serviço Geológico do Brasil, em uma Instituição de Ensino de Saúde.

“A proposta pedagógica do curso está fundamentada numa concepção crítica das relações existentes entre saúde, geociência, meio ambiente e sociedade, que envolve uma prática educativa transformadora e participativa. O curso pretende atender à demanda dos órgãos de planejamento e de organizações voltadas à saúde e à geologia médica”, explica a médica Adriana Duringer Jacques, professora e coordenadora do curso de extensão da FMP/Fase.

As inscrições e a programação completa do curso estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Oratória


Visando capacitar os participantes para que possam desenvolver a habilidade de falar em público, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Oratória, módulo II, com aula no sábado, dia 13 de julho, das 13h30 às 18h30. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Nutrição Funcional EAD

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão a distância em Nutrição Funcional: das evidências científicas à mesa. As aulas ficarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FMP/Fase, do dia 19 de agosto a 04 de novembro de 2019. Outras informações, a programação completa e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br. 

Novo Fies

Os interessados em cursar a faculdade através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisam estar atentos, porque as inscrições devem ser realizadas até o dia 01/07. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) aceita o ingresso com o financiamento para todos os seus cursos: Administração, Psicologia, Recursos Humanos, Medicina, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Enfermagem em Licenciatura e Bacharelado e Gestão Pública. As informações e inscrições estão disponíveis no site www.fies.mec.gov.br.

Fase oferece curso sobre Banco de Leite Humano com foco na Importância da Amamentação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. No entanto, muitas mulheres apresentam dificuldades na hora de amamentar e, em alguns casos, a pouca produção de leite pelo organismo faz com que seja essencial contar com a disponibilidade de um banco de leite humano.

Pensando nesse cenário, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Banco de Leite Humano – A Importância da Amamentação, com aulas de 10 de julho a 14 de agosto de 2019 (quartas-feiras), das 18h às 21h, no campus da faculdade.

O objetivo do curso é apresentar a importância do banco de leite humano (BLH) na saúde da mulher e da criança, dando destaque a todo o contexto histórico. Por isso, a programação conta com aulas sobre a história do BLH; A história da doação e as amas de leite; Aspectos nutricionais, físicos e químicos do leite; Etapas de processamento do leite humano; Importância da amamentação; e a iniciativa hospital amigo da criança.

A responsável pelo curso é a biomédica Ana Beserra, pós-graduada em Imuno-hematologia e mestre em Ciências, com experiência na área de Hematologia e Saúde Coletiva. Beserra é pesquisadora e integrante do LaNEx (Laboratório de Neurociência do Exercício) e doutoranda em Saúde Mental.


Outras informações e as inscrições, que vão até o dia 06 de julho, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece Curso de Extensão EAD em Nutrição Funcional: das evidências científicas à mesa

Apresentar os compostos bioativos de alimentos e suas implicações na saúde, e discutir ações de intervenção para promover qualidade de vida a partir da elaboração de produtos e receitas é a proposta do novo curso de extensão a distância da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, “Nutrição Funcional: das evidências científicas à mesa”.

Do dia 19 de agosto a 04 de novembro de 2019, as aulas ficarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FMP/Fase. Cada módulo será apresentado em duas semanas e cada semana possuirá uma vídeo-aula, vídeo de execução de receitas culinárias, material complementar, além de outras ferramentas digitais. Ao final de cada módulo será disponibilizado um e-book com o conteúdo.

“Para a adequada promoção da saúde, o preparo dos alimentos é essencial para garantir a melhor biodisponibilidade dos nutrientes. O sabor, o aroma e a apresentação dos alimentos também são importantes para a aceitação da dieta. Nesse sentido, é fundamental para o nutricionista associar as evidências científicas da nutrição funcional às técnicas dietéticas, para que consiga despertar em seus pacientes o prazer em preparar o próprio alimento”, explica a nutricionista Cíntia Ramos Pereira Azara, coordenadora do curso de extensão EAD em Nutrição Funcional: das evidências científicas à mesa da FMP/Fase.

Outras informações, a programação completa e as inscrições, que vão até o dia 15 de agosto, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.