segunda-feira, 30 de junho de 2014

Julho começa com vacina BCG

Por Mariana Leal Marcolino e Desirré Mathias Pinheiro da Silva*

No dia primeiro de julho comemora-se o dia da vacina BCG. Ela é aplicada prioritariamente entre a faixa etária de zero a quatro anos e obrigatória em menores de um ano, segundo portarias do Ministério da Saúde.  A vacina é indicada para a prevenção contra as formas mais graves da tuberculose e não protege indivíduos que já sejam infectados pelo bacilo causador dessa doença.

A vacina é aplicada no braço direito em dose única e não provoca reações gerais como febre e mal estar. A reação local tem evolução lenta e benigna em torno de seis a 12 semanas. Em alguns casos, a cicatrização leva mais tempo para acontecer, não excedendo o período de seis meses.

Em razão de fatores epidemiológicos locais, pode ser indicada uma dose de reforço dessa vacina. Está contraindicada em casos de gravidez e recém-nascidos que pesem menos que dois quilos, assim como pessoas que tenham HIV ou estejam com sintomas da doença.
A tuberculose é uma doença contagiosa que afeta comumente os pulmões, podendo afetar também os ossos, os rins e as camadas que envolvem o cérebro (meninges). A transmissão se dá de pessoa a pessoa através da fala, da tosse ou espirros. A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza, falta de apetite, febre baixa e, em casos mais graves, pode ocorrer eliminação de sangue pela tosse. Seu tratamento é feito através de antibióticos, durante seis meses. É uma doença curável e sua prevenção é feita pela vacina.
            
A vacina é de suma importância para prevenção das formas graves da tuberculose, por isso deve-se ter atenção com a mesma, principalmente nas crianças menores de um ano. O sistema público de saúde a disponibiliza de forma gratuita; tudo isso para que a abrangência da vacinação seja cada vez maior, e os índices de pessoas portadoras de tuberculose menor.
            
A vacina contra a BCG foi criada há mais de 93 anos e ainda assim são encontrados casos de tuberculose hoje. São necessárias cada vez mais a divulgação e a educação da população sobre a BCG e também o cuidado em manter em dia o calendário vacinal, proposto pelo Ministério da Saúde.
            
Em Petrópolis, o local de referência para a administração da vacina é o Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, na Rua Santos Dumont, 100, Centro, embora vários postos de saúde da família garantam a vacinação.

*Acadêmicas de Enfermagem do oitavo período do curso da Fase