sexta-feira, 9 de maio de 2014

PSF Estrada da Saudade comemora Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, o PSF Estrada da Saudade, unidade gerida pela FMP/Fase, ofereceu às pacientes do posto, declamação de poemas, lanche e atividades com dança, com o DJ Paulo, na última quarta-feira (7). 

As atividades foram guiadas pelo Grupo Florescer - grupo de socialização para mulheres da terceira idade - que homenageou cerca de 87 mulheres da comunidade Estrada da Saudade, com uma lembrancinha de garrafinhas PET. 





Alunos simulam acidente de trânsito na FMP/Fase



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito, do mundo. Pensando nisso, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizou, nesta sexta-feira (9), o Grande Acidente - evento que consiste em simular o atendimento inicial de um acidente com múltiplas vítimas, através de um cenário temático que se aproxime da realidade.
 
O evento é promovido, todo ano, pela Liga do Trauma e Emergência da instituição, como forma de contribuir para a conscientização dos jovens sobre os riscos no trânsito. A atividade visa, também, orientar os alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina no socorro às vítimas de acidente, de forma a evitar procedimentos equivocados que possam contribuir para a piora das lesões. 





A ABOLIÇÃO EM DEBATE: INTELECTUAIS E PROJETOS DE NAÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

No dia 14 de maio de 2014 às 15 horas, o ciclo de palestras "Fique por Dentro" trará a Pesquisadora Alessandra Fraguas para abordar o tema: A Abolição em Debate: Intelectuais e Projetos de Nação na Segunda Metade do Século XIX.

O objetivo da palestra é refletir sobre o pensamento social brasileiro, na segunda metade do século XIX, e sobre os projetos de nação e construção da identidade nacional, neste período, que tinham como condição fundamental a abolição da escravatura.

O trabalho está embasado em duas fontes históricas principais: a documentação privada do imperador Dom Pedro II e a "Revista Illustrada", jornal semanal, editado e publicado por Angelo Agostini, de 1876 a 1898.

Alessandra Fraguas é graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui experiência em pesquisa em acervo histórico e artístico. Esteve envolvida em projetos relacionados ao acervo histórico do Museu Imperial, como a elaboração do dossiê que rendeu aos " Documentos relativos às viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo" a nominação no Programa Memória do Mundo Internacional da UNESCO. Atualmente trabalha no Museu Imperial como Técnica em Acervo do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial - DAMI. É Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

Não perca esta interessante palestra e a oportunidade de agregar novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC/MCTI e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

O Laboratório Nacional de Computação Científica fica situado na Av. Getúlio Vargas 333 - Quitandinha - Petrópolis/RJ.

FONTE: ASCOM LNCC