quarta-feira, 4 de março de 2015

Canal Educativo concorre a prêmio cultural

A FASE TV – canal educativo sem fins comerciais da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) – foi indicada ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2015, concedido anualmente pela Prefeitura de Petrópolis. Esse é o segundo ano consecutivo que a emissora concorre ao prêmio na categoria Comunicação.

Desta vez, a indicação da emissora ao prêmio é pelo programa Arte & Cultura, que tem como foco a diversidade da produção cultural brasileira, com um olhar especial para os artistas locais e regionais. Com duração de uma hora, o programa possui formato de documentário, narrado pelos próprios artistas.

O artista plástico Luiz Aquila endossa a importância do Arte & Cultura. Ele participou de uma série de entrevistas com direção da jornalista Fátima Medeiros, na estreia da FASE TV, em 2013: "Um programa como esse é uma coisa importantíssima porque coloca Petrópolis perto do mundo. Registra e torna permanente depoimentos que vão ser úteis agora e serão mais ainda no futuro, daqui a dez anos, sobre como era Petrópolis, como as pessoas pensavam a arte, como pensam agora”, comenta.

Segundo o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, além de canal de comunicação entre a faculdade e a sociedade, a FASE TV tem programas como o Arte & Cultura promovendo os talentos locais. “Há espaço tanto para nomes consagrados como para os novos artistas do município. A programação reforça o papel importante de Petrópolis como um polo universitário”, diz. 

A diretora de conteúdo da FASE TV, Fátima Medeiros, ressalta que a equipe está feliz porque o canal, no ar há menos de dois anos, já teve duas indicações seguidas ao principal prêmio de cultura da cidade. “Esse reconhecimento nos traz mais convicção em relação ao caminho que escolhemos, com ênfase no conteúdo educativo e na qualidade", conta.


As atrações do Arte & Cultura, assim como a programação completa da FASE TV, podem ser vistas no canal 24 da rede Tech Cable. Os programas já exibidos estão disponíveis no site www.fasetv.fmpfase.edu.br.



Programação Fase TV - De 01 a 07 de março

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte - Djanira”:

o    O primeiro episódio da série especial Mulheres na Arte fala sobre a vida e a obra da pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira, Djanira da Motta e Silva.  Natural de Avaré, São Paulo, Djanira se descobriu pintora aos 23 anos de idade e aos poucos foi sendo reconhecida dentro da modernidade graças aos seus traços e suas cores, que retratam a cultura brasileira.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Observatório da Mulher”:

o    O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países com mais crimes praticados contra as mulheres. Enfrentar essa questão de forma ampla é o objetivo do Observatório da Mulher, criado em Petrópolis. O episódio mostra a solenidade de lançamento do projeto, que além do monitoramento da segurança, vai abranger os aspectos jurídicos, sociais, econômicos, trabalhistas e de saúde ligados ao universo feminino.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Câncer no Colo do Útero”:
o    O episódio tem como tema o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, e que, mesmo sendo de fácil detecção, é responsável pela morte de mais de 5 mil brasileiras por ano. A convidada é a ginecologista Marilda Plácido.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Futebol Feminino”:

o    O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a  vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.


·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.




·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Rede Cegonha”:
o    O programa debate a estratégia da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde em 2011 e em fase de implantação na região serrana do Rio de Janeiro, com as participações da coordenadora de programas da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Adriana Jacques, e do professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, Vander Guimarães. A meta principal da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, através de um atendimento mais qualificado e humanizado à gestante, desde o planejamento reprodutivo, passando pelo pré-natal, até o segundo ano de vida do bebê.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Pré-natal”:
o    O obstetra do Instituto Fernandes Figueira, o IFF/ Fiocruz, Marcos Dias fala da importância do pré-natal, o número mínimo de visitas ao médico durante esse período e mostra os procedimentos que devem ser feitos em todas as consultas e os exames indispensáveis durante a gestação.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Alimentação, Sociedade e Cultura”:
o    Mabel Gracia, Professora Antropologista Social da Universidade Rivira e Virgili na Espanha e Denise Oliveira e Silva, Nutricionista e pesquisadora da Fiocruz, falam sobre a autoria e o conteúdo do livro Alimentação, Sociedade e Cultura da Editora Fiocruz.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Belo Horizonte-MG”:
o    Em Belo Horizonte, o Hospital Sofia Feldman (HSF) assiste a uma população com leitos, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI), e outras clínicas. O perfil de assistência é materno-infantil, com todas as internações feitas através da Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo SUS. São realizados cerca de 800 partos ao mês. O HSF desenvolve seus princípios de universalidade de acesso, integralidade da assistência e equidade na assistência à saúde e participação da comunidade, através do controle social. O Projeto Lilás: voz adolescente é realizado no PSF Dr. Vitor de Souza Amorim (PSF V) com o grupo de Adolescentes pertencentes a área de abrangência do Programa de Saúde da Família do Bairro Santa Maria da cidade de Cláudio. Neste projeto são abordadas questões de prevenção e redução de danos, já que essas adolescentes têm contato com áreas consideradas de risco e vulnerabilidade. O objetivo nas Oficinas Terapêuticas é trazer para essas adolescentes acesso a informação, interação e troca de vivências comuns a elas.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Ìyàlóòde – Iniciativa de Mulheres Líderes”:
o    O Unidiversidade fala sobre o Ìyàlóòde, projeto que trabalha com inclusão digital para mulheres líderes comunitárias. Gravado no Campus da Fiocruz/RJ
·         Programa Em Família                                 Tema: “Depois que pari, parei de transar”:

o    É mais comum do que imaginamos, após o parto a mulher sentir uma diminuição da libido. Sua atenção está voltada para o bebê. É a chamada sabedoria da natureza, que permite ao organismo se recuperar da gravidez antes de engravidar de novo. Para conversar sobre o tema, convidamos a médica de família e sexóloga, Regina Moura, a editora de livros, Debora Thomé e o médico psicanalista e psiquiatra, Bruno Netto Reys.