quarta-feira, 15 de março de 2017

Pela boa gestão da saúde

Ana Maria Auler, doutora em Saúde Coletiva e professora de Medicina, Administração e Odontologia da FMP/Fase

Saúde pública no Brasil é coisa séria, que merece respeito e mais informações sobre como tudo funciona. Ou deveria funcionar. A leitura do “Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS” é dever de casa para os bons gestores, mas serve também como guia para quem deseja conhecer o sistema.

Acompanhei o trabalho de perto como pesquisadora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), do Instituto de Medicina Social (IMS), da Uerj, parceiros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) na produção do manual. Como uma das autoras, entendo que ele pode ser um ótimo guia para gestores.

Mais enfermeiros, melhores partos

Míriam Heidemann
Coordenadora do curso de Enfermagem na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)

Neste mês dedicado à luta das mulheres, uma pauta não pode ficar de fora: a garantia ao parto seguro. Hoje, temos no Brasil índices alarmantes de morbimortalidade materna e infantil decorrentes da combinação de fatores biológicos, sociais e de falhas do sistema de saúde. Perdem a mãe, a criança e toda a sociedade diante de problemas tão graves.

Faltam maternidades e, quando existem ou estão abertas, há escassez de vagas, leitos, incubadoras, UTIs neonatal, remédios e, principalmente, profissionais qualificados.

(...)