sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Programação FASE TV - De 13 a 19 de setembro


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

· Programa ARTE & CULTURA

Tema: Projeto do Morro

o O programa apresenta o Projeto do Morro: um trabalho de inclusão social realizado por voluntários, na comunidade do Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Criado em 2009, o projeto utiliza as artes e o esporte como instrumentos de inclusão de 40 crianças e adolescentes, tendo como ponto alto o grupo de dança. O episódio é narrado pelo fundador do projeto, Bruno Gonçalves.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30

Terça, 20h

Quarta, 20h30

Quinta, 22h30

Sábado, 17h

Domingo, 20h30



· Programa MINUTO FASE

Tema: Semana de Nutrição 2015



o O episódio mostra como foi a edição 2015 da Semana de Nutrição da FMP/Fase, que abordou a importância da alimentação adequada nos diferentes ciclos da vida, da infância à terceira idade. Nas palestras e mesas redondas, foram debatidas as necessidades nutricionais de cada fase, com ênfase na prevenção. O evento contou com a participação de profissionais de destaque de todo o país.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



· Programa EM QUESTÃO

Tema: Nutrição nos ciclos da vida - Alimentação infantil

o 80% das crianças brasileiras consomem mais açúcar do que deveriam. 89% dos pequenos também excedem a quantidade de gordura estabelecida pelos órgãos de saúde. Por outro lado, o consumo de alimentos saudáveis e necessários para o bom funcionamento do organismo está abaixo do recomendado. Para citar só um desses índices: 82% das crianças não alcançam o valor mínimo de ingestão de fibras. Os dados são do IBGE e servem para ilustrar o primeiro programa da série sobre Nutrição nos Diferentes Ciclos de Vida. Neste episódio, o tema Em Questão é a Alimentação Infantil. O assunto é debatido com as nutricionistas Karine Durães, Katia Maria Cili e Tatiara Monção.

Em Questão: Segunda, 20h

Terça, 21h30

Quarta, 22h30

Quinta, 21h30

Sexta, 22h

Sábado, 14h30

Domingo, 13h e 22h30


· Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: A evolução do Tratamento contra a AIDS

o O vírus HIV foi identificado em 1981. De lá pra cá muita coisa mudou. Da monoterapia, com um medicamento principal, como o AZT, à combinação de uma série de drogas, o famoso “Coquetel”, o tratamento foi aprimorado e os efeitos colaterais reduzidos. Mas a epidemia ainda representa um problema sério de saúde pública e enquanto os índices de infecção caem no mundo, no Brasil o crescimento de novos casos foi de 11%. O Em Questão debateu o assunto com a coordenadora do Programa DST/Aids em Petrópolis, Maria Inês Ferreira, o presidente do Grupo S.O.S Vida, Antônio Carlos de Souza Pires e Cirlei Fernandes, soropositiva há 13 anos.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



· Programa AO REDOR

Tema: Festival Internacional de Curtas sobre Florestas

o O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos de cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Feel like a mountain”, do Peru,“Ma Forêt”, da Bélgica, e “Amazing Gracie”, da África.

Ao Redor: Terça, 11h Quinta, 20h30

Domingo, 22h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

· Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Diabetes: Causas e consequências.

o O diabetes está crescendo no Brasil, numa tendência de alta preocupante, segundo o Ministério da Saúde. Uma pesquisa feita em todo o país revelou, em 2012, que 5,6% dos brasileiros já sofrem com a doença. É comum afirmar que o crescimento se deve ao aumento da obesidade e falta de exercícios físicos – a chamada diabetes 2. Mas em todo o mundo cresce também o número de pessoas que tem diabete do tipo 1 – um distúrbio autoimune que impede que o corpo produza insulina para transformar a glicose do sangue em energia. Quais as consequências, razões e riscos que a doença pode oferecer para a saúde? Afinal o que a ciência já sabe sobre diabetes?

Tome Ciência: Quarta, 16h

Domingo, 14h


· Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Cuidados com a sua saúde.

o Nosso corpo foi feito para se movimentar. Mas com tantas facilidades tecnológicas, trabalho e falta de tempo, negligenciamos essa necessidade. A coluna, que sustenta toda a nossa estrutura, sofre os efeitos da vida sedentária e dos maus hábitos. Problemas de coluna são uma das principais causas de afastamento do trabalho, segundo o IBGE. Mas as dores e as complicações podem ser evitadas com alguns cuidados com a coluna. Neste episódio do Ligado em Saúde, você vai saber quais são esses cuidados e vai saber o que é mito e o que é verdade quando falamos de coluna vertebral.

Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h

Quarta, 10h

Sábado, 11h


· Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Criola

o Mesmo após a abolição formal da escravatura, as condições para as mulheres negras pouco se alteraram, perpetuando-se a discriminação racial presente desde o passado servil. Do trabalho forçado na lavoura ou na casa grande, onde também muitas das vezes tinham seu corpo violentamente apropriado pelo senhor, hoje estão nas ruas como vendedoras ambulantes, em atividades de exploração sexual, empregos domésticos ou em atividades ocupacionais consideradas de menos prestigio. E ganhando os mais baixos salários dentro de um conjunto dos trabalhadores. As publicações da ONG Criola são o tema deste episódio do Ciência e Letras.

Ciência & Letras: Domingo, 15h

Segunda, 22h30

Quinta, 20h



· Programa NA ESTRADA

Tema: Guarapuava – PR

o A equipe do Canal Saúde na Estrada chega a Guarapuava, na região centro-oeste do Paraná. O objetivo é ver como os municípios da região se articulam para oferecer atendimento em saúde mental.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30

Terça, 23h


· Programa EM FAMÍLIA

Tema: Transexualidade na Família

o Você já se sentiu estranha no seu corpo? Estranha no sentido de ver um homem no corpo de mulher ou vice versa, já pensou! Essa sensação que talvez se pareça distante demais é muito familiar para um transexual. Esse é o assunto deste episódio do Em família.

Em Família: Quarta, 20h

Domingo, 16h

Sábado, 22h


· Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Fome

o A fome e a guerra não obedecem qualquer lei natural. São, na realidade, criações humanas. O programa, gravado no galpão da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, aborda a fome no Brasil - Do viés histórico aos dias de hoje.

Unidiversidade: Terça, 10h

Quinta, 18h

Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

FMP/Fase realiza atividade de conscientização no Dia Mundial de Combate ao Suicídio

                             O Laço Amarelo representa a Campanha.


A Unidade de Saúde da Família do bairro Machado Fagundes, que é gerida pela FMP/Fase, recebeu, no Dia Mundial de Combate ao Suicídio, celebrado nessa quinta-feira (10), uma atividade promovida pelo grupo de educação em saúde "Mente Sã - Corpo São" e por alunos do 1º ano de Medicina. O objetivo do encontro foi orientar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio.

O grupo procurou abordar e desmistificar o tema, através da utilização de material didático, que pode ser adquirido no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O suicídio é a terceira maior causa de morte entre homens com idade de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda segundo a Organização, ao longo da vida, 17,1% dos brasileiros “pensaram seriamente em por fim à vida”, 4,8% chegaram a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio. Além disso, os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país.