segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programação FASE TV - De 20 a 26 de setembro


Programa ARTE & CULTURA
  Tema: Projeto do Morro
  • O programa apresenta o Projeto do Morro: um trabalho de inclusão social realizado por voluntários, na comunidade do Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Criado em 2009, o projeto utiliza as artes e o esporte como instrumentos de inclusão de 40 crianças e adolescentes, tendo como ponto alto o grupo de dança. O episódio é narrado pelo fundador do projeto, Bruno Gonçalves.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                           Terça, 20h
                           Quarta, 20h30
                           Quinta, 22h30
                           Sábado, 17h 
                           Domingo, 20h30

Programa MINUTO FASE 

Tema: Jornada Serrana de Pediatria (SOPERJ 2015)
  • Dos recém-nascidos até os adolescentes, quase adultos, de 19 anos. Esse é o público alvo dos pediatras. Especialistas que lidam no dia a dia com pacientes com graus de desenvolvimento e necessidades muito diferentes. Por isso, a educação continuada é fundamental para esses profissionais. A atualização e a reciclagem dos médicos foi o foco central da Jornada Serrana de Pediatria. A terceira edição do evento, realizada na FMP/Fase, apresentou os avanços científicos na área e as novas demandas da medicina para a especialidade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa EM QUESTÃO

Tema: Alimentação na adolescência

  • A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças: Psicológicas, físicas e sociais. Transformações que exigem uma boa alimentação. A taxa de crescimento é a segunda maior durante a vida. Mas é a época também em que muitos trocam as refeições por lanches e pela tentação dos fast foods. A preocupação com a aparência também pode levar a exageros. É uma das fases mais vulneráveis a problemas como a anorexia e a bulimia. O segundo episódio da série sobre Nutrição nos Diferentes Ciclos da Vida aborda a Alimentação na Adolescência. O programa conta com as participações das nutricionistas Camilla Estima e Jaqueline Lepsch.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão 

Tema: Síndromes Conversivas (Semana Cientifica)
  • O programa aborda um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde: As Síndromes Conversivas. Casos de difícil diagnóstico, que exigem um quadro multidisciplinar para a identificação e o tratamento. Os pacientes apresentam uma série de sintomas físicos, mas a investigação revela a inexistência de causas orgânicas. O sofrimento real é desencadeado por um transtorno psicológico, derivado do excesso de estresse ou de um trauma. O tema é debatido por dois especialistas no assunto: a psicóloga Aila Fonseca e o neurologista Heitor Felipe Lima.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programa AO REDOR 
Tema: Fandango Caiçara
  • O Ao Redor fala de um tipo de bem que não ser tocado nem mensurado: o Patrimônio Cultural Intangível. E apresenta o Fandango Caiçara, reconhecido pelo IPHAN em 2012, como patrimônio cultural brasileiro.
Ao Redor: Terça,11h 
                 Quinta, 20h30
                 Domingo, 22h


Programas produzidos por parceiros da FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA 


Tema: É o fim do mundo?
  • Se você não fizer a sua parte, agindo de forma ecologicamente correta, o mundo estará ameaçado! É mais ou menos essa a síntese das mensagens que recebemos todos os dias. Principalmente depois dos resultados pouco otimistas da Conferência Rio+ 20, onde faltou um compromisso mais forte dos governos que assinaram a declaração final. A cada tempestade ou desastre ambiental, aumenta a preocupação. Mas alguns cientistas começam a questionar as influências meramente humanas nos distúrbios climáticos: podem ser ciclos inevitáveis do planeta, já ocorridos inclusive em outras épocas. De toda forma, como ficaria o futuro do ser humano que vive no planeta terra? Seria mesmo necessário fazer alguma coisa para não enfrentarmos um clima perigoso para a vida humana na terra? – e com qual urgência? 
Tome Ciência: Quarta, 16h
                        Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE 

Tema: A saúde do seu animal de estimação.
  • A quantidade de animais de estimação já é maior que a de crianças nas casas brasileiras. Muita gente está preferindo ter um pet a ter um filho. E quem tem um bichinho em casa sabe o quanto eles são amados. Por isso é importante cuidar deles de maneira adequada e saber prestar os primeiros socorros em casos de emergência e acidentes.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                               Quarta, 10h
                                               Sábado, 11h


Programa CIÊNCIA & LETRAS 

Tema: Controle da tuberculose

  • A tuberculose, associada à pobreza, ameaça a civilização da mesma forma que a violência e o terrorismo mundial. Se o curso não for mudado nos próximos vinte anos, as previsões são de um bilhão de novas infecções, duzentos milhões de doentes e trinta e cinco milhões de mortes. Os tempos de globalização, com os transportes rápidos e com as migrações para as cidades e entre os países, aumentam os riscos de transmissão. A tuberculose não afeta apenas os países mais pobres. A doença está ressurgindo de forma agressiva também nos países mais ricos, como aconteceu nos Estados Unidos, no final do século XX, com surtos de tuberculose multirresistente. O livro que aborda o controle da tuberculose é o tema deste episódio do Ciência e Letras. 
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                            Segunda, 22h30
                            Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA 

Tema: Balneário Camboriú e Rio de Janeiro - SC e RJ
  • Na cidade da beleza e do caos, um projeto de reciclagem do lixo está transformando a vida dos moradores do Morro dos Prazeres, comunidade do Bairro Santa Tereza: O "Reciclação". Além de reduzir os danos causados pelo acúmulo de lixo, o projeto integra a comunidade em torno de mais cultura, saúde e educação. E ainda gera uma economia sustentável e consciência ambiental. Em Santa Catarina, uma bela experiência em Balneário Camboriú é um projeto de educação dialógica para gestantes, que ajuda as novas mães (e pais) a melhorar a saúde da família, com toda a preparação, orientação e informações necessárias para receber e amparar as novas vidas que chegam.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


Programa EM FAMÍLIA 
Tema: Família Acolhedora.
  • Você já imaginou fazer parte de uma família acolhedora por um breve período? Ser um pai, uma mãe ou um irmão de uma criança que precise de abrigo? Essa é a proposta do Programa Família Acolhedora. 
Em Família: Quarta, 20h
                    Domingo, 16h
                    Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE 

Tema: Jovens e HIV
  • Os dados recentes da ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, revelam que o número de jovens que contraíram o vírus HIV vem aumentando nos últimos anos. O programa Unidiversidade aborda o tema e discute por que as novas gerações não têm tomado os cuidados preventivos necessários para evitar a contaminação. 
Unidiversidade: Terça, 10h

                         Quinta, 18h
                         Domingo, 10h e 16h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35.