terça-feira, 29 de outubro de 2013

No Dia Mundial do AVC, neurologista ressalta importância da prevenção

O Dia Mundial do AVC (29 de outubro) pode servir para a reflexão sobre a importância de se ficar atento às doenças cerebrovasculares, que matam uma pessoa a cada seis minutos. Em vários países ocorrem campanhas anuais de esclarecimento. 

“É preciso maior esclarecimento sobre o problema, orientando médicos não especialistas e alertando órgãos públicos e privados sobre o perigo do AVC”,  diz o neurologista Fabrício Hampshires, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, disse.

Para ele, muitas atitudes podem ser tomadas pela população para diminuir o risco da doença, como atividades físicas regulares e o controle do colesterol. “Altas taxas do chamado colesterol ruim, ou baixas do bom colesterol, são os fatores de risco mais comuns para o acidente vascular cerebral isquêmico”, explica. 

Segundo o neurologista, as sequelas podem gerar enfraquecimento muscular, dificuldade na fala, alterações de sensibilidade, perda de memória e alterações comportamentais. Entre as novas alternativas de tratamento,Fabrício Hampshires diz que o uso terapêutico dos jogos eletrônicos é possível, mas associado a práticas tradicionais. 

“Um bom acompanhamento fisioterápico e fonoaudiológico, associado à atividade física aeróbica quando possível, deve ser valorizado, além do acompanhamento médico”, completa o professor da FMP/Fase.

Alunos de Nutrição da FMP/Fase tiram dúvidas sobre os procedimentos para registro no CRN

Nesta terça-feira (29), os alunos do curso de Nutrição da FMP/Fase receberam orientações sobre o Conselho Regional dos Nutricionistas (CRN4) e mercado de trabalho, com a palestrante Drª Nara Horst, representante do Conselho. O encontro teve como objetivo fortalecer a profissão e esclarecer aos alunos formandos sobre os procedimentos para registro no CRN.

A ocasião também contou com a presença dos professores Míriam Heidemann, Ana Helena Tibiriça, Abílio Aranha, Anete Esteves e Levi Pereira Granja de Souza, coordenador dos cursos de Gestão da FMP/Fase, que salientou a importância do Enade, para os alunos de Enfermagem e Nutrição, já que os cursos que coordena - Administração e Recursos Humanos - obtiveram conceito 5 – nota máxima, no Enade de 2012.

Levi Pereira Granja de Souza, coordenador dos cursos de Gestão da FMP/Fase, orientando os alunos de Nutrição e Enfermagem sobre o ENADE



Drª Nara Horst, representante do Conselho.

Drª Nara Horst, representante do Conselho.

Comemore o Dia Nacional do Livro no Centro Cultural FASE - FMP

Hoje (29) é o Dia Nacional do Livro e a FMP/Fase foi premiada com uma raridade! Em meio aos livros doados ao projeto Livro Solto, encontramos outro livro de Drummond – Caminhos de João Brandão, autografado pelo autor, datado de 19 de maio de 1970, e endereçado à Aracy Guimarães Rosa, esposa do escritor Guimarães Rosa.

Junto com o outro livro – Cadeira de Balanço -, o Centro Cultural FASE – FMP irá comemorar amanhã (30), o aniversário de Drummond, que completaria 111 anos. A ideia é levar 111 livros do Projeto Livro Solto para a estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana/RJ.


Conheça a campanha

O projeto Livro Solto existe desde outubro de 2012 e já arrecadou 1.400 livros, sendo que 100 estão no Ambulatório-Escola, 200 no PSF da Estrada da Saudade e o restante no campus da FMP/Fase ou “voando”.

A ideia da campanha foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa.  Assim, a FMP/Fase lançou o projeto em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, bastando doar qualquer livro, que não seja técnico e esteja em boas condições. Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003).