terça-feira, 4 de setembro de 2018

Café Filosófico Quântico da Fase comemora 10 anos com diálogos sobre Ecoespiritualidade e Pensamento Científico


Com o objetivo de promover um diálogo em torno dos temas Ecoespiritualidade e Pensamento Científico, a Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/Fase) realiza, de setembro a novembro, o Café Filosófico Quântico, com palestras e debates. Neste ano, o evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, comemora uma década de existência.

A ideia dos debates desta edição é estabelecer correlações entre a evolução do Pensamento Científico, Epistemologia, Saúde Ambiental e Espiritual, e Bioética e Ecoespiritualidade. Os encontros serão realizados nos dias 06/09, 04/10 e 08/11, primeira quinta-feira de cada mês, das 12 às 13h, no Centro Cultural da FMP/Fase, no campus da instituição.

A programação começa com o tema “Epistemologia – A Filosofia da Ciência”, no dia 06/09, que será conduzido pela professora Marcia do Amaral, formada em Filosofia, com pós em Bioética e doutorado em Ciências Humanas. Durante a conversa, Marcia apresentará diversos autores clássicos em Filosofia da Ciência, aproximando-os de nosso contexto e foco universitários.

No dia 04/10, é a vez do veterinário Nelson Bretas abordar “Saúde Ambiental e Bem-estar Animal”, pontuando onde o cuidado animal se encaixa em suas diversas formas (na família, no trabalho, na assistência a seres humanos, no controle de zoonoses, dentre outros). Nelson é médico veterinário, mestre em Patologia Animal e especialista em Homeopatia Veterinária, além de professor da Universidade Federal de Lavras.

Para finalizar o círculo de debates do Café Filosófico Quântico, em 08/11, a pesquisadora Márcia Varricchio falará sobre o tema “Macrocosmo e Microcosmo em São Boaventura e em Ciência Contemporânea”, onde a educação científica por competência afetiva - com ênfase em empatia, ética, perdão e gratidão - chega à filosofia da ciência contemporânea. Marcia também inclui o autor medieval, Boaventura, bem conhecido em nível universitário por sua sistematização proposta, que anuncia elementos que, também na atualidade, podem somar ao "pensar" ciência.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2244-6480.

Saúde e bem-estar animal

No dia 04 de outubro, das 12h às 13h, o Café Filosófico Quântico da FMP/Fase recebe o veterinário Nelson Bretas, que vai falar sobre “Saúde Ambiental e Bem-estar Animal”, pontuando o cuidado animal na família, no trabalho, na assistência a seres humanos, dentre outros assuntos. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2244-6480.

Macrocosmo e Microcosmo

O Café Filosófico Quântico da FMP/Fase recebe, em 08/11, a doutora em Ciências Biológicas, Marcia Varricchio, para um debate sobre “Macrocosmo e Microcosmo em São Boaventura e em Ciência Contemporânea”, abordando a educação científica por competência afetiva e a filosofia da ciência contemporânea, além de incluir o autor Boaventura, bem conhecido em nível universitário por sua sistematização proposta. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2244-6480.