segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alerta para os perigos do alcoolismo

Quem não gosta de tomar uma cervejinha com os amigos após um longo expediente de trabalho? Ou então um vinho para esquentar durante as noites frias na serra? Para boa parte da população, são hábitos normais, aceitos culturalmente e que não fazem mal à saúde, mas a ingestão de bebidas alcoólicas, o seu consumo exagerado e de forma contínua pode gerar dependência, além de problemas graves de saúde e desestruturação familiar. Para despertar nas pessoas, e principalmente nos jovens, uma consciência dos riscos da ingestão abusiva do álcool, alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Medicina (Fase) realizaram ontem a Educação e Saúde na Prevenção de Alcoolismo.
Os alunos usaram a criatividade para chamar a atenção da população e encenaram dentro de tendas montadas na Praça Dom Pedro quatro cenários sobre os efeitos do consumo excessivo do álcool. O primeiro ambiente mostrava a alegria do bar. Mesas e cadeiras, garrafas de bebidas, com muita música, conversa e animação. O segundo cenário trouxe o drama do jovem alcoolizado, que tenta deixar o vício. O terceiro ambiente, e que chamou bastante atenção pela dramaticidade dos alunos, mostrou um acidente de trânsito causado por um motorista embriagado e uma jovem com transtornos dentro de casa devido ao excesso de bebida alcoólica. Na última tenda foi encenado o caso mais agudo do alcoolismo. Em uma cama de hospital, a mãe segura a mão do filho vítima de uma grave doença causada pelo abuso do álcool.
O ex-dependente químico A.S.A., de 37 anos, visitou as tendas e ficou emocionado com o que viu. “Foi exatamente assim que aconteceu. Tudo começa dentro de um bar, divertindo-se com os amigos, e quando você se dá conta, sua família e vida estão destruídos”, contou. A.S.A. foi dependente por 23 anos e há dois está livre das drogas e do álcool.

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna