quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ENADE

Alunos do curso de administração vão fazer a prova do ENADE no dia 08 de novembro.
O ENADE é um componente curricular obrigatório a todos os cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, §5º, Art. 5º, sendo o registro de participação, condição indispensável para a emissão do histórico escolar e obtenção do Diploma de conclusão de curso, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.
O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), e de último ano (concluintes) que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, ou todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de 2009 das áreas e cursos a serem avaliados.
O ENADE 2009 será realizado no dia 08 de novembro de 2009, (domingo).
Os estudantes selecionados deverão se apresentar ao local de prova, definido pelo INEP, às 12h15mim (horário de Brasília) para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos da carteira de identidade e gabarito de respostas ao Questionário Socioeconômico.
A prova terá início exatamente às 13 horas (horário de Brasília) e não será permitida a entrada no local do Exame após esse horário.
A seguir relacionamos algumas dicas que devem ser observados para que tudo transcorra bem no dia do Exame:

* Chegue cedo, e preparado;
* Procure um lugar confortável;
* Cuide da autoconfiança e da tensão;
* Leia ou ouça as instruções antes de começar;
* Procure controlar o tempo;
* Se houver tempo, leia a prova inteira antes de começar;
* Responda primeiro as questões rápidas e que você tem certeza;
* Releia antes de entregar;
* Mantenha a atenção e o foco.

Saiu na imprensa

>> Saúde & Lazer - 26/10/2009
http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8936&Itemid=49

Alertas importantes sobre o glúten e a gordura trans

Saúde & Lazer
26-Out-2009

Volta e meia surgem boatos sobre os malefícios e benefícios que alguns alimentos causam à saúde. Hora se fala que se deve cortar alimentos que contêm a gordura trans, em outra o glúten vira o vilão da saúde e boa forma. A indústria alimentícia vende seus produtos chamando a atenção pela ausência dessas substâncias. Mas, nesse emaranhado de informações, o que realmente é verdade?
A professora Cinta Azara, da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto, explica que até hoje, por exemplo, não existe comprovação científica que ateste que o glúten faz mal à saúde, como se costuma vender. Essa substância pode ser encontrada na semente de alguns cereais como a aveia, centeio, trigo e cevada. Presente em pães, biscoitos, bolos e cervejas, é ele (glúten) o responsável pela deliciosa elasticidade e consistência esponjosa das massas a base de farinha, pois permite a sua fermentação.
As pessoas que não devem consumir alimentos com essa substância são os portadores da doença de celíaca. A patologia causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água, podendo gerar diarréias em adultos e problemas de crescimento em crianças. Por esse motivo, os fabricantes sempre devem informar sobre a presença da substância nas embalagens.
Já a gordura trans, segundo a nutricionista e professora Cíntia Azara, faz muito mal à saúde. Encontrada em sorvetes, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas e bombons, é um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação que pode ser natural ou artificial. Ela faz mal porque eleva a quantidade LDL (colesterol ruim) e reduz o HDL (colesterol bom). A professora ainda explica que entre a gordura saturada e a trans é preferível optar pela saturada. Pois a gordura saturada eleva o LDL (colesterol ruim), mas não diminui o HDL (colesterol bom).
AlertaA legislação obriga que os fabricantes informem os valores nutricionais dos produtos comercializados nas embalagens. No entanto, “cuidado com os produtos que dizem ‘Livre de Gordura Trans’. Pois, pela legislação vigente, se a quantidade de gordura (trans) for menor do que 0,2 gramas por porção as embalagens podem dizer que o alimento está “livre” da substância. Mas, na verdade, há uma quantidade pequena, sim. E se a pessoa consumir várias porções do produto ela pode ultrapassar a quantidade diária desejável/ideal.
Por esse motivo, o consumidor deve sempre estar atento aos rótulos e procurar as informações completas sobre o alimento na parte de ‘ingredientes’, explica a nutricionista Cinta Azara, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Seminário de enfermagem

Clique na imagem e confira a programação do Seminário de Enfermagem, no dia 30 de outubro sexta-feira: