segunda-feira, 21 de maio de 2018

Programação da Semana de 20 a 26 de maio de 2018


 


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Medicina Antroposófica
Antroposofia é uma palavra derivada do grego. “Anthropós” significa homem, “sophia”, sabedoria. Poderíamos traduzir como o "conhecimento do ser humano". Foi com base nessa filosofia, criada no início do século vinte pelo austríaco Rudolf Steiner, que surgiu a Medicina Antroposófica. Uma das práticas integrativas e complementares incluídas no SUS, através do programa nacional, estabelecido pelo Ministério da Saúde. A medicina antroposófica tem como foco a vitalidade e utiliza medicações e tratamentos naturais em busca do equilíbrio físico, emocional e espiritual. O Em Questão sobre Medicina Antroposófica tem como convidados o médico Antônio José Marques, coordenador do Curso de Formação em Medicina Antroposófica em Juiz de Fora; a médica homeopata Maria Cláudia Nabuco, da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica; e a fisioterapeuta Christine Pouchucq, coordenadora do Ramo da Sociedade de Antroposofia no Brasil, em Petrópolis.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série O Universo do Palhaço – Programa 3 – O Riso como Terapia
O 3º episódio da série O Universo do Palhaço aborda a palhaçoterapia: a alegria e o contato humano e afetivo como remédio. O programa aborda a técnica utilizada nesse tipo de trabalho em hospitais, como é feita a preparação dos voluntários, e apresenta o exemplo da Cia do Riso, grupo que atua em unidades de saúde de Petrópolis, formado por estudantes da FMP/Fase. Eles falam da emoção do contato com os pacientes, da humanização dos profissionais, e contam histórias de encontros que marcaram suas vidas.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Recepção de Ingressantes FMP - 2018.1
A turma de número 53 da Faculdade de Medicina de Petrópolis iniciou o período letivo com uma recepção calorosa. São 75 novos alunos de vários estados do Brasil. Na recepção, os ingressantes conheceram os dirigentes da instituição e também os integrantes do diretório acadêmico e da associação esportiva dos estudantes, a Atlética. Um acolhimento cheio de atividades, da capoeira à palhaçoterapia. Uma programação pensada em conjunto, pela faculdade e pelo Diretório Acadêmico Arthur Sá Earp, o Dase. Nas palestras e oficinas, enfoque para a vida universitária e o compromisso com a comunidade. Para fechar as ações de acolhimento, um gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas: calouros e veteranos doaram sangue, uma contribuição fundamental para recompor o estoque do hospital Santa Teresa.
 
Tema: Recepção de Ingressantes Fase 2018.1 – Área da Saúde
A Fase recebeu 107 novos alunos para a graduação na área de saúde no primeiro semestre de 2018. Os estudantes ingressaram nos cursos de Nutrição, Bacharelado em Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Psicologia, Odontologia e de tecnologia em Radiologia. A faculdade e os diretórios acadêmicos trabalharam juntos na organização de uma recepção especial para os ingressantes. Atividades que, além de acolher os novos estudantes, apresentaram a eles um panorama da vida universitária e a importância do compromisso com a sociedade. A recepção também proporcionou momentos de reflexão sobre alguns temas importantes, como o feminismo, o racismo, a saúde LGBT e a acessibilidade. Os alunos puderam vivenciar por alguns minutos as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. Eles participaram de jogos, dinâmicas do dia a dia e aprenderam a escrever os nomes em braile: escrita tátil utilizada por pessoas cegas ou com baixa visão.



Tema: Recepção de Ingressantes Fase 2018.1 – Área da Gestão
2018 começou com festa para o curso de Administração da FMP/Fase. São 20 anos de criação do curso, mantendo o padrão de excelência e a nota máxima do MEC. Foi nesse clima de celebração, que os novos alunos de Administração e Gestão de Recursos Humanos foram recepcionados. Na programação de acolhimento, eles conheceram os dirigentes da faculdade, os professores e também os colegas das demais turmas.
 
Tema: Novos Residentes 2018
A cidade de Petrópolis recebeu um reforço para o sistema público de saúde. 51 novos médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que irão atuar tanto nas Unidades de Saúde da Família, quanto no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e no Ambulatório Escola, em Cascatinha. Eles passam a fazer parte do quadro de residentes da FMP/Fase, formado agora por 109 profissionais, nas seguintes especialidades: Multiprofissional em Atenção Básica, Enfermagem em Terapia Intensiva, Anestesiologia, Neonatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Este ano, a novidade é a abertura de mais dois cursos de residência em Enfermagem Obstétrica e Endoscopia.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Crise/Portugal – Mudanças Climáticas/Burkina Faso –Educação/Vietnã
O programa mostra os efeitos da crise econômica em Portugal: Jovens graduados
em universidades e com especializações e mestrados estão tendo que buscar oportunidades fora do país. No episódio, os efeitos das mudanças climáticas ao sul do deserto do Saara. Em Burkina Faso, no Sahel, agricultores tentam adaptar as plantações aos eventos extremos. O Ao Redor traz ainda a política educacional que está sendo implantada no Vietnã, para reduzir a distância entre as diferentes etnias, dando condições iguais de acesso à educação para todas as crianças.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Administração - Renata Salles – Turma de 2011
Cursar a faculdade de Administração era o sonho de Renata Salles. Um caminho marcado por muito esforço. Filha de mãe feirante, trabalhou em troca de uma bolsa de estudos para completar o ensino médio. Em 2007, conseguiu a bolsa integral para a FMP/Fase e não desperdiçou a oportunidade. Hoje, já formada, atua no setor administrativo-financeiro de uma empresa, já concluiu uma pós-graduação na área e pretende iniciar uma nova especialização, na FMP/Fase.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA

22 – Dia Internacional da Biodiversidade

27 - Dia da Mata Atlântica

DOMINGO: SALA DE CONVIDADOS - AGROTÓXICOS E SAÚDE

SEGUNDA: EM FAMÍLIA - LIXO NOSSO DE CADA DIA + UNIDIVERSIDADE - OCEANOS

TERÇA: SALA DE CONVIDADOS - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, A SERVIÇO DE QUEM?

QUARTA: BATE PAPO NA SAÚDE - AGROTÓXICO + LIGADO EM SAÚDE - DÉFICIT DE NATUREZA

QUINTA: ARTE & CULTURA - O PLANETA E SUAS HISTÓRIAS

SEXTA: ARTE & CULTURA - SERGIO CEZAR : GIGANTE DO PAPELÃO

SÁBADO: ARTE & CULTURA: WALTER BERNER - 5 DÉCADAS DE ARTE

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Doenças nos tempos modernos
Quando todo mundo pensava que sarampo era coisa do passado, a doença volta a assustar em vários países. Isso quando não surge repentinamente uma gripe chamada de suína, com um novo tipo de vírus ameaçando um mundo que se contata fisicamente de forma muito rápida, por conta das viagens aéreas e da ampla circulação de pessoas entre vários países. Esse mundo de hoje, agitado e concorrido, faz aumentar os diagnósticos de estresse, provocando depressões e
outros distúrbios. As pressões do dia a dia urbano incluem ainda doenças posturais, lesões de repetição e reflexos circulatórios. Este programa discute a capacidade da ciência de amenizar ou mesmo solucionar os problemas de saúde decorrentes da modernidade.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE Tema: PICS - Osteopatia A osteopatia foi incluída recentemente na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS). A fisioterapeuta osteopata, Maria Alice Pagnez conversa com a apresentadora, Marcela Morato sobre a atuação da prática na promoção da saúde.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

 Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Francisco Bosco
Ensaísta e doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Bosco atua em diversos gêneros literários. Escreve poesia, filosofia e tem canções em parceria com músicos da MPB, como seu pai, João Bosco. Em 2015, foi nomeado presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e exonerado em 2016 após o afastamento de Dilma Rousseff. No ano seguinte, publicou o livro “A vítima tem sempre razão?”, onde convida a refletir sobre os impactos causados pelas informações divulgadas nas redes sociais, sem o esclarecimento suficiente para aqueles que as leem. Para conhecer um pouco mais sobre suas obras, o ensaísta Francisco Bosco bate um papo com o apresentador Renato Farias.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SE - Sergipe - Lagarto Ambulatório Trans
O Canal Saúde na Estrada foi a Lagarto, a maior cidade do interior do Sergipe, conhecer o primeiro ambulatório voltado para o processo transexualizador fora de uma capital no Brasil. A iniciativa foi premiada na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, no ano passado, e é também um espaço que contribui para a formação de profissionais de saúde sensíveis às questões que envolvem a transexualidade. Além disso, o Ambulatório Trans de Lagarto, criado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 11 especialidades para atender as demandas de saúde de pessoas trans.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

 
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Vou Chamar o Síndico
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a síndica, Katia Palhuca; com o Diretor Comercial da ESTASA, Paulo Heitor Guglielmo; e com o advogado, André Luiz Junqueira sobre como conciliar os interesses de pessoas diferentes, que
ocupam o mesmo ambiente. Por isso, assim como um gestor de empresa, um bom síndico precisa ter tato e sabedoria para lidar com as situações.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

 Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: COP 23 e Mudanças Climáticas


Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP23), em Bonn, na Alemanha, muitos países fizeram alianças globais com o compromisso de eliminar o carvão como fonte de energia tradicional; já outros anunciaram o desenvolvimento de biocombustíveis. O apresentador, Renato Farias conversa com nossos convidados sobre os desafios para diminuir a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Gravado na Tenda da Ciência/ Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lanche saudável / “Doutor Google” / Cinta pós-parto e Origem dos nomes
O Histórias de Mãe vai mostrar como preparar um lanche saudável para as crianças, são 3 receitas super gostosas que você pode fazer em casa, com o seu pequeno. E ainda conversamos com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt sobre as 20 perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é criança. Tem mais ainda! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome pro seu bebê, com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

 Programa FASE.DOC
 
Tema: Mata Atlântica
Vídeo do WWF mostra a importância do bioma e as ações para a conservação da Mata Atlântica no Brasil, Argentina e Paraguai.




 
Tema: Jornada da Água
Onde nasce a água que chega em nossas casas? Que caminho ela percorre até sair das nossas torneiras? O que pode estar ameaçando nossas nascentes e nossos rios? Para responder a essas perguntas, o WWF-Brasil convidou um grupo de pesquisadores, pequenos agricultores, jornalistas e ativistas para percorrer mais de dois mil quilômetros por ar, terra e água para vivenciar a realidade do Pantanal matogrossense e testemunhar a ameaça que essa região está sofrendo. A narrativa da Jornada da Água é conduzida pelo ator e ativista João Campos Ator, que sai de Brasília para tentar descobrir o que pode estar ameaçando essa Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Tema: Pantanal O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta e berço de uma rica biodiversidade. O vídeo do WWF mostra um pouco da beleza e da importância do bioma.



Tema: Cerrado: berço das águas do Brasil
Vídeo produzido pelo WWF-Brasil aponta a relação entre o Cerrado e a água. Ele pode ser considerado uma grande caixa d'água para o País, pois os rios que nascem no Cerrado abastecem 6 das 8 grandes bacias hidrográficas brasileiras, além de todo o Pantanal. Mas toda essa riqueza está ameaçada.

FASE.DOC: Terça, 18h Domingo, 20h
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Envelhecimento saudável sem SUS
Em um cenário de restrição dos gastos públicos, em que o Sistema Único de Saúde (SUS) segue subfinanciado e, por hora, não vê perspectivas de melhoras no horizonte, o Sala de Convidados lança a questão para o debate: como será envelhecer sem poder contar com o SUS? Para discutir o assunto, as convidadas são a médica geriatra e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe) do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR)/Fiocruz Minas, Karla Giacomin; a coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde e Envelhecimento (Gese/Icict/Fiocruz), Dalia Romero; e a coordenadora do Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro (FORUMPNEI-RJ), Maria Ponciano.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Doenças raras
O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado no dia 28 de fevereiro. Para marcar a data, entrou em vigor a regra que propõe agilizar o registro de medicamentos para essas enfermidades. Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas raras aquelas doenças que atingem menos de 65 pessoas a cada 100 mil habitantes. Atualmente, há cerca de 8 mil doenças raras e a estimativa é que de 6% a 8% da população mundial tenha alguma enfermidade deste tipo. Para comentar o assunto, os convidados são o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Claudio Cordovil, e a presidente da Associação Carioca de Distrofia Muscular (Acadim), Maria Clara Migowski.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Sempre Viva
"Sempre Viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Turma de 1975


No último sábado (19), a FMP/Fase recebeu uma visita especial, da turma que se formou em Medicina em 1975. Na época, a faculdade funcionava na Estrada da Saudade, por isso o grupo ficou encantado com as novas instalações do Campus Barão. Quem também participou da confraternização foi o diretor da FMP, professor Paulo Cesar Guimarães, que reencontrou seus colegas de turma e comemorou os 43 anos de formado. 

Alguns dos ex-alunos que participaram da visita e puderam conhecer o novo campus da FMP/Fase.
Conhecendo o campus da instituição.

Conhecendo o novo prédio anexo da instituição e o Centro de Simulação Realística.