segunda-feira, 3 de abril de 2017

Programação da Semana de 02 a 08 de abril de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Mobilidade Urbana
Nos grandes centros urbanos, o direito de ir e vir se transformou num desafio diário. Gastamos cada vez mais tempo nos nossos deslocamentos de rotina, para o trabalho, para a escola, para o mercado. As ruas estão abarrotadas de carros, o transporte público é ineficiente, os acidentes de trânsito viraram rotina. Isso sem falar na poluição ambiental e nos problemas de saúde. O programa sobre mobilidade urbana tem como convidado o pesquisador do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ, Juciano Martins Rodrigues. Ele que é um dos autores do livro “Mobilidade Urbana no Brasil: Desafios e Alternativas”.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Série Mulheres na Arte - Rosa Paranhos: Arte e Transformação
O episódio apresenta a vida e a obra da artista plástica Rosa Paranhos. Inquieta e curiosa, ela não perde uma oportunidade de ampliar seu conhecimento em torno da arte. Na Inglaterra, cursou História, Arte e Design, na Bedford College. Em Portugal, estudou História da Arte, no Centro de Cultura e Comunicação de Lisboa. Também fazem parte do currículo da artista, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Foi na garagem da casa dela, em Petrópolis, que teve início, em 2005, um dos movimentos mais inovadores no cenário artístico da cidade: o Arte Garagem. Realizado em parceria com o designer Cláudio Partes, o projeto -  de estímulo à produção de artes visuais -  reúne num único espaço a produção de artistas contemporâneos da região serrana, criando um intercâmbio de linguagens e ideias e promovendo debates e cursos
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa MINUTO FASE
Tema: Ingressantes Fase 2017 – 1º Semestre
A partir deste semestre, duzentos novos alunos começam a construir seus futuros profissionais no campus da FMP/Fase. São estudantes que iniciam agora a graduação em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Administração e também a primeira turma de Psicologia, o mais novo curso da Fase. Ao longo dos primeiros dias, os alunos foram apresentados aos coordenadores, diretores e funcionários da instituição. Dinâmicas de grupo e oficinas também fizeram parte dessa semana especial, para que cada aluno pudesse conhecer e interagir com os professores e também com os companheiros de turma.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Raízes Literárias
Na era da cultura digital, a leitura disputa espaço com as mil e uma possibilidades e os atrativos dos smartphones e tablets. Mas a literatura convencional tem uma função própria na nossa vida e pode fazer parte da rotina das novas gerações. Resgatar o papel do livro na rotina das pessoas é a meta do projeto de extensão Raízes Literárias desenvolvido na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O projeto visa incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos esses hábitos se formam, ou seja, na infância. Para dar início ao projeto, brincadeiras tradicionais também foram resgatadas. Atividades como pique-bandeira, corrida e bambolê se uniram à contação de histórias. As crianças puderam perceber na prática que oportunidades de aprendizado podem estar em toda parte e não apenas na sala de aula. E que construir conhecimento pode ser divertido e prazeroso. Para aprofundar esse relacionamento com os livros e permitir que essa convivência se estenda ao longo dos anos, a comunidade vai ganhar uma biblioteca, que funcionará no posto de saúde.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Energia Solar/Haiti - Alpacas/Andes - Chocolate/Indonésia
O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordilheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – EM QUESTÃO – AUTISMO
SEGUNDA – EM QUESTÃO – PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DENTÁRIO
TERÇA – ARTE & CULTURA – WAlTER BERNER – 5 DÉCADAS DE ARTE
QUARTA – EM QUESTÃO – IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
QUINTA – ARTE & CULTURA – 7ª MOSTRA DE AUDIOVISUAL DE PETRÓPOLIS + BIBLIOTECA ROCAMBOLE
SEXTA – EM QUESTÃO – FOME DE CONHECIMENTO
SÁBADO – ARTE & CULTURA – CÉSAR NASCIMENTO: MÚSICA BRASILEIRA DO MARANHÃO
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Beleza posta na mesa
No mundo inteiro, a busca pela aparência perfeita está se transformando em uma verdadeira epidemia. Nos últimos 10 anos, só na América Latina, houve um acréscimo de 200% na procura por cirurgias plásticas. O Brasil só perde para os Estados Unidos na quantidade de cirurgias estéticas realizadas. No quesito insatisfação com a aparência, as brasileiras só perdem para as japonesas. Mas por que isto está acontecendo? Muitos dizem que a culpa é da mídia. Não é à toa que numa pesquisa internacional, 68% das mulheres dizem que os meios de comunicação usam padrões inatingíveis e 75% querem ver pessoas normais retratando a beleza. Neste programa, os convidados põem a beleza na mesa e apontam caminhos para o equilíbrio na busca pela boa aparência.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Ataque de pânico
Ataques de pânico ou crises de ansiedade têm sintomas que se parecem com os de um ataque do coração, com sensação de morte, perigo e perda de controle, mas são causados pela mente. Quase 10% da população brasileira já sofreu um episódio desse tipo. O programa vai falar sobre o que está fazendo do Brasil uma sociedade de ansiosos e como diagnosticar e tratar esse tipo de problema. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o psiquiatra Bruno Pascale Cammarota.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Água de Barrela
O apresentador Renato Farias recebe a escritora Eliane Alves dos Santos Cruz para uma conversa sobre o primeiro livro dela, "Água de Barrela", que conta a saga da família da autora desde sua origem na África até as relações constituídas no Brasil no século XIX e que venceu o prêmio Oliveira Silveira, do Ministério da Cultura, em 2015. A premiação tem o objetivo de incentivar produções literárias que valorizem manifestações culturais afro-brasileiras.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Augustinópolis - TO
Em Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, serviços de atenção básica buscam oferecer algo mais para a saúde dos usuários do SUS. Na Unidade de Saúde da Vila Dezesseis, zona rural do município, o projeto “Adolescentes em Ação” oferece atividades lúdicas como dança, aulas de música e uma biblioteca para atrair os jovens da comunidade, cuidando de sua saúde física, mental e social. Outro projeto com bons resultados é o “Agentes da Alegria”. Os agentes comunitários de saúde do município utilizam a linguagem do teatro para trabalhar na prevenção das DST/Aids. Com muita irreverência, eles fazem da “Oficina do Riso” uma maneira de transmitir conhecimento acerca de métodos preventivos e contraceptivos, brincando.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Depressão pós-parto
Uma certa tristeza ou melancolia passageira da mulher após dar à luz é comum devido às grandes alterações hormonais pelas quais passa durante a gravidez e o parto. Mas estima-se que cerca de 40% das novas mães no Brasil desenvolvam depressão pós-parto, que acarreta problemas mais sérios e deve ser tratada.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Escritoras Negras – parte 1
A primeira edição do programa reuniu várias escritoras negras para conversar sobre seu trabalho, temáticas, processos de criação, representatividade e desafios em um mundo, infelizmente, ainda permeado pelo machismo e pelo racismo.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Banco de leite
O programa dessa semana irá mostrar como funciona o Banco de leite. Você conhece? Quer mais informações? Sabia que o banco também faz um serviço de auxílio à amamentação? Não perca! Fique ligada no “Histórias de mãe”.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Especial Golpe Militar – Advogados contra a ditadura: Por uma questão de justiça
Com a instauração da ditadura militar, através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. O documentário "Os Advogados contra a Ditadura" propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade. Dirigido por Silvio Tendler, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia.

Tema: Os militares que disseram não
Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. O documentário “Militares da Democracia” resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Produção e acesso a medicamentos no Brasil
O programa vai discutir como anda a produção e o acesso aos medicamentos no país. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), faltam medicamentos para doenças consideradas simples no mundo e o Brasil também é afetado por isso. Demanda, preços, falta de interesse na produção de remédios menos lucrativos por parte de laboratórios, entre outros tópicos. Os convidados são o médico, doutor em Saúde Pública, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ex-vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz e membro do Painel de Alto Nível sobre o Acesso a Medicamentos da ONU, Jorge Antonio Zepeda Bermudez; o coordenador e líder do Grupo de Pesquisa sobre o Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Gadelha; e o 2° vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), Reinaldo Guimarães.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Semana mundial na luta contra a tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. O apresentador Paulo Bellardi recebe a gerente do Programa de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro, Ana Bevilaqua, e o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Carlos Basilia, que vão debater sobre os sintomas e tratamentos dessa doença.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre-viva
"Sempre-viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há muito tempo, essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30