quinta-feira, 24 de julho de 2014

Seminário discute a importância da Rede Cegonha na Região Serrana

O primeiro Seminário na Região Serrana sobre a Rede Cegonha, realizado no auditório da FMP/Fase, nessa quarta-feira, reuniu várias autoridades do setor de saúde de 16 municípios da Região Serrana. Ao longo do dia, os profissionais debateram as questões relacionadas à saúde materno-infantil.

O evento, promovido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, visa à sensibilização e à identificação de multiplicadores das diretrizes das boas práticas, desde o pré-natal, o parto e o nascimento, até a saúde da criança, tendo em vista a implantação da Rede Cegonha na Região Serrana.

“A mortalidade infantil ainda é um grande desafio na área da saúde. O nosso objetivo é traçar as diretrizes sobre os procedimentos que devem ser adotados. Além disso, é importante ter um acompanhamento dos profissionais que trabalham diretamente com as gestantes, para que possamos reduzir esses índices de mortalidade”, ressaltou Rosane Siqueira, consultora de saúde da criança do Ministério da Saúde.

O seminário abordou os benefícios da implantação da Rede Cegonha na Região Serrana. Essa estratégia do Ministério da Saúde, implantada em algumas regiões do país em 2011, visa oferecer uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (fase após o parto em que a mulher apresenta modificações físicas e psíquicas), bem como oferecer às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento com desenvolvimento saudável.

“O nosso objetivo é garantir que a gestante e o bebê sejam acompanhados, desde o pré- natal até os dois anos após o parto. Durante o pré- natal é importante que os profissionais estejam trabalhando em parceria. A união de pediatras, obstetras, nutricionistas e enfermeiros é fundamental para que a mulher e o bebê tenham uma qualidade de vida melhor”, enfatizou Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

O seminário abordou as temáticas referentes ao cuidado com a mulher e com a criança, sob a perspectiva dos preceitos defendidos pela Rede Cegonha, ou seja: Assistência pré-natal, no parto e no nascimento, no puerpério e na amamentação, e a atenção integral à saúde da criança.

“Temos que pensar nesse processo proposto pela Rede Cegonha e, através das trocas de experiências desse seminário, aplicarmos às nossas realidades. A implantação dessa estratégia em toda a região serrana também visa oferecer um acompanhamento mais intenso e com cuidados específicos às gestantes de alto risco”, frisou Mônica Martins, subsecretária de atenção à saúde da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro.

A implantação da Rede Cegonha na região também pretende alertar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno para que, sendo orientadas pelas equipes médicas, tenham o direito de escolher o método contraceptivo que seja mais eficaz e conveniente. Além disso, a inclusão do pai no processo do pré- natal e no pós- parto é uma iniciativa que visa diminuir os indicadores de mortalidade infantil e, até mesmo, os problemas familiares.


Da esquerda para a direita: Vander Guimarães - professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMPFase, Paulo Cesar Guimarães - diretor da FMP, e Amanda Almeida - assessora da Área Técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ).

Da esquerda para a direita: João Miranda, coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FMP/Fase, Vander Guimarães - professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMPFase, Paulo Cesar Guimarães - diretor da FMP, Amanda Almeida - SES/RJ, Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, e Abílio Aranha, coordenador de Ensino da FMP/Fase.

Amanda Almeida - SES/RJ

Da esquerda para a direita: Rosane Siqueira – consultora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, André Pombo - sec. de Saúde de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, José Marcos de Góis - Secretário de Saúde e de Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu, Mônica Morrisy Martins Almeida - subsecretária de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), e José Carlos Paes – Secretário Executivo da Comissão Intergestores Regional-Serrana.