quinta-feira, 2 de junho de 2016

Estudantes de Administração da FMP/Fase apresentam projetos sustentáveis em Workshop Social

Promover iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida dos petropolitanos. Esse foi o principal objetivo do Workshop Social, realizado na terça-feira(31), por alunos do 5º período do curso de Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

A turma se dividiu em grupos, que desenvolveram oito projetos sociais, como: Amigas do Idoso, voltado para a reestruturação do Abrigo São José Bento Cottoleno, localizado no bairro Siméria; Plantar o Bem, com foco na erradicação do desperdício de alimentos na cidade; Plantando o Futuro, com o propósito de levar orientações sobre questões ambientais e sociais para as crianças e os adolescentes do Lar Nossa Senhora das Graças; e o Reculture-se, que tem como objetivo contribuir para o descarte correto de materiais e sua reutilização.

“O motivo ao qual tivemos a iniciativa de montar o evento foi porque queríamos colocar em prática o nosso lado empreendedor social, pois vemos a importância para nossa sociedade atual se inteirar sobre os temas que abordamos. E a melhor parte é o sentimento de dever cumprido, porque somos futuros administradores e ter esse workshop como projeto é muito interessante e uma alegria imensa para toda a turma”, ressalta a aluna Daiana Leal, organizadora do workshop. Ela integra a equipe do projeto ReCriar, que visa à restauração de móveis descartados para posterior doação a quem necessita.

Com o inverno se aproximando, um dos grupos resolveu adaptar a versão do já existente Cabide Solidário para Cabide Imperial. A ideia é disponibilizar cabides em pontos estratégicos da cidade para que pessoas possam depositar roupas e sapatos e, assim, moradores de rua possam utilizá-los.

Também teve quem se preocupasse com o bem-estar animal, como é o caso do projeto AmoPet, que pretende incentivar a adoção de cães. Os alunos conseguiram, inclusive, uma parceria com o grupo de proteção Cãopanheiro para contribuir com o trabalho que já vem sendo realizado pela organização.

Segundo a professora Mônica Fontes, responsável pela disciplina de Marketing Social, os próprios estudantes tiveram a ideia de criar o workshop para a divulgação dos projetos e conscientização de alunos de outras turmas e cursos para a importância da integração entre a teoria e a prática. 


"Como resultado do evento, podemos destacar um comprometimento muito maior da turma, pois a parte prática dos projetos sempre é a mais difícil, ou seja, os alunos buscam uma causa social e, normalmente, desenvolvem a estrutura teórica sem oportunidade de colocar em prática. Percebi que os alunos dominaram o conteúdo do aprendizado apresentando, de forma concreta, segura e vibrante, os objetivos de seus projetos e as metas planejadas", afirma Mônica.





Fase promove evento gratuito em comemoração ao Dia do Profissional de Recursos Humanos

Na próxima sexta-feira (03), é comemorado o Dia do profissional de Recursos Humanos. Para celebrar a data, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover um evento com o objetivo de discutir o papel desses profissionais nas organizações.

O encontro visa garantir que os alunos do curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos tenham um espaço para apresentar conhecimentos teóricos em consonância com a prática profissional, além de discutirem, com profissionais experientes da área de RH, os desafios da gestão de pessoas nas organizações, frente à atual crise econômica.

“Esses eventos são importantes, pois oferecem a oportunidade de ampliarmos e estreitarmos o diálogo entre os estudantes e o ambiente corporativo. Sendo assim, proporcionam aos nossos alunos o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho e com empresas que já descobriram a relevância da área de Gestão de Pessoas para o sucesso do negócio”, explica Fábio Brandão, professor do curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FMP/Fase.

A programação inclui palestras proferidas pelos alunos do curso, apresentação de uma encenação teatral e o debate com os profissionais de RH de empresas da região que foram convidados. O evento é gratuito. Para participar, basta comparecer no auditório da Fase, no dia 03 de junho, às 18h30. Outras informações podem ser obtidas no site www.fmpfase.edu.br.


Médico ressalta a importância de alguns hábitos para quem quer parar de fumar


31 de maio é o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco. Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil existem 27,9 milhões de fumantes, consumindo 110 bilhões de cigarros por ano, acrescidos de 48 bilhões procedentes de contrabando. Além disso, no país são registrados cerca de 200 mil óbitos por ano, por conta desse vício.

“O tabagismo deve ser entendido como uma doença crônica, devido à dependência da droga nicotina, e, portanto, todos os fumantes devem ser orientados a deixar de fumar por profissionais de saúde. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem a cada ano”, explica Carlos Gazanego, médico de Família e Comunidade, que atua no posto Boa Vista, unidade gerida pela FMP/Fase.

O médico ressalta que ao tomar a decisão de parar de fumar, a pessoa precisa entender o comportamento do organismo, pois ao não receber a droga, ele irá ter reações muito fortes, especialmente nos primeiros dias, o que leva muitas pessoas a desistir de largar o vício.

“As toxinas do cigarro permanecem por alguns dias ainda no organismo, por isso é essencial que o ex-fumante beba muita água, para desintoxicar. Na dieta, também é importante acrescentar frutas e sucos desintoxicantes, como a maçã, o abacaxi, a laranja, o limão etc. Várias plantas medicinais podem ajudar a aliviar a tensão, o estresse e a depressão em pessoas que querem parar de fumar”, destaca o médico.

A vontade de fumar ("fissura") não dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar a aliviar o desejo, é aconselhável chupar gelo, comer gengibre, cravo, goma, balas de mentol ou hortelã, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. Importante, ainda, praticar técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios. Além disso, manter as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, manusear objetos pequenos e não ficar parado são dicas importantes para vencer essa etapa de largar o vício.


“O cigarro é um fator de risco para doenças coronarianas. Desta forma, quem fuma há muito tempo e resolve praticar atividades físicas pode ficar exposto ao risco de um infarto. Para começar a fazer atividade física, o fumante deve primeiro fazer um check-up cardiovascular e pulmonar. Nesse sentido, para a prática de atividade física trazer benefícios significativos à saúde é necessário que ela não esteja associada ao hábito de fumar. O ideal é praticar exercícios pelo menos durante 30 minutos, todos os dias, ou 1 hora e meia, três vezes por semana”, alerta o médico.

População em situação de rua é tema de bate-papo na FMP/Fase

Em conjunto com o CDDH – Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, a Faculdade Arthur de Sá Earp Neto realizou, na segunda-feira (30), um bate-papo sobre Saúde Pública para e com as pessoas que vivem na rua. A conversa reuniu os convidados Iacã Macerata, que é professor de psicologia da Universidade Federal Fluminense de Rios das Ostras; o psicólogo, Everson Rach, e a aluna de Medicina da FMP/Fase, Taís Guimarães, idealizadora de um projeto de extensão sobre a saúde da população em situação de rua.