segunda-feira, 4 de julho de 2016

Estudantes da Fase doam itens de higiene pessoal para o SOC

Alunos dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da FMP/Fase se mobilizaram para arrecadar o máximo de fraldas geriátricas e material de higiene pessoal possível. Durante cinco dias, eles se revezaram no hall da faculdade para receber as doações e conseguiram o resultado incrível de 1300 fraldas, 25 lâminas de barbear e 500 metros de fita crepe (para fraldas e curativos). O material foi doado, no dia 18 de junho, para os pacientes do Sanatório Oswaldo Cruz (SOC), em Corrêas.




Programação da Semana de 03 a 09 de julho de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Superbactérias
o    A penicilina foi o primeiro antibiótico produzido e comercializado em larga escala, a partir da década de 1940. A descoberta dos antibióticos revolucionou a medicina e possibilitou o tratamento e a cura de doenças, hoje consideradas simples, mas que até então eram fatais, na maior parte dos casos. Parecia que a batalha estava ganha, mas a história não foi bem assim. O uso inadequado dos antibióticos, inclusive na criação de animais, e a falta de investimento na pesquisa de novas drogas fizeram com que os microorganismos passassem à frente nessa corrida. Nessa constante evolução, eles se tornaram super-resistentes. O Em Questão fala sobre as superbactérias tendo como convidado o infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Antonio Luiz Chaves Gonçalves.
   Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Banda Jamz

o    A banda Jamz ficou conhecida pela participação na primeira temporada do talent-show,  SuperStar, da Rede Globo, em 2014. Terminou a competição em segundo lugar, mas conquistou espaço na música brasileira, com seu estilo pop sofisticado. No mesmo ano, o grupo participou da novela “Em Família” e lançou o primeiro CD: “Insano”. Uma das canções do álbum fez parte da trilha sonora de outra novela, “I Love Paraisópolis”, ajudando a popularizar ainda mais a banda. A Jamz é formada por quatro músicos: William Gordan (baixo e vocal), Paulinho Moreira (guitarra), Pepê Santos (bateria) e Gustavo Tibi (teclado e vocal). Eles contam no Arte & Cultura como foi o sucesso repentino e quais são os projetos para o futuro.
            Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar
o    O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Diversidade cultural
o    O multiculturalismo foi o foco dos debates do 2º Simpósio de Diversidade Cultural da FMP/Fase. O evento foi organizado por alunos do curso de enfermagem da faculdade. A meta é proporcionar a troca de experiências e discutir os estudos produzidos sobre o tema.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Câncer Ginecológico
o    De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, são esperados mais de 300 mil novos casos de câncer em mulheres, em 2016. O câncer ginecológico é considerado um dos mais perigosos porque na maior parte dos casos é totalmente silencioso: não apresenta sintomas e costuma se espalhar para outros órgãos em fases mais avançadas. A ida regular ao ginecologista pode colaborar para que a doença seja diagnosticada em estágio inicial, facilitando o tratamento. A cada ano, são diagnosticados no Brasil quase trinta mil casos de câncer no sistema reprodutor feminino. São considerados tumores ginecológicos, os que afetam o útero, os ovários, a vulva, a vagina e o endométrio. O Em Questão sobre câncer ginecológico conta com a participação do ginecologista Cláudio Batista, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, doutor em Ciências e especializado em cirurgia do câncer ginecológico e de mamas, e também no tratamento de lesões pré­malignas do colo do útero.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Pesquisa de campo, alimentos na mesa   
o    Da época de nosso descobrimento para cá, muita coisa mudou. A evolução do nosso  conhecimento científico tratou de relativizar o ufanismo da famosa frase “em se plantando, tudo dá”, de Pero Vaz de Caminha, quanto às nossas qualidades agrícolas.  O milho, por exemplo, que veio do México, precisou ter sua linhagem melhorada para poder ser rentável. Hoje, com modificações genéticas, está no topo das polêmicas sobre alimentos transgênicos. O milho também serve como exemplo moderno de alimentos fortificados – ou acrescidos de vitaminas  – para melhorar a alimentação da população. O trajeto da agricultura em nosso país é a própria história de como o conhecimento e a pesquisa  científica podem influir na produtividade e na qualidade do que plantamos e colocamos em nossa mesa. Esse é o tema em debate com especialistas em pesquisas de alimentos.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Constipação

o    O seu intestino funciona normalmente? Quantos dias você fica sem ir ao banheiro? O programa dessa semana vai falar sobre constipação intestinal. A prisão de ventre que tanto incomoda quem sofre com o problema. Iremos falar sobre as causas e o uso de laxantes e supositórios. O episódio também traz dicas para combater o problema e muita informação. Você sabia que  não são apenas os nossos hábitos alimentares que provocam a constipação? No programa, você vai descobrir que até aspectos psicológicos também podem influenciar.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h                                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Luiz Antonio Simas          

o    O historiador carioca Luiz Antonio Simas pesquisa histórias pouco conhecidas do Rio de Janeiro, que depois reúne em livros ou em sessões de contação de História ao ar livre, em praças e áreas públicas da cidade. O programa aborda o último lançamento do escritor: Para Tudo Começar na Quinta-Feira: O Enredo dos Enredos”.
 Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Juiz de Fora – MG

o    O Canal Saúde na Estrada vai até Juiz de Fora e o assunto é diabetes. Uma doença que pode fazer a gente pensar logo no início em restrições de alimentos e em comida sem graça. Mas, na verdade, quem tem diabetes pode se alimentar de forma muito saborosa e ao mesmo tempo saudável.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Terapia em Família

o    As Terapias em Família são indicadas tanto para dificuldades pontuais quanto para a construção de uma relação de equilíbrio entre pessoas que possuem laços tão importantes. Entre as situações que costumam impactar a vida em família e que são beneficiadas pelo trabalho de um profissional em psicologia estão: a perda de um parente ou a descoberta de uma doença grave, rara ou crônica.
Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: 21 anos da Casa da Ciência

o    O Unidiversidade aproveita as comemorações pelos 21 anos de criação da  Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, em Botafogo, no Rio de Janeiro - para mostrar o que ela tem de melhor. Com uma proposta diferenciada de popularização da ciência, a casa explora diversas áreas do conhecimento. Exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro fazem parte do repertório da instituição, que utiliza diferentes linguagens para motivar o questionamento e a curiosidade dos visitantes. A meta é fazer com que cada um participe da construção das suas próprias descobertas.
o    Unidiversidade: Quinta, 18h
                             Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35