terça-feira, 9 de maio de 2017

Trote Solidário da Fase promove evento na Pestalozzi de Petrópolis

Na última sexta-feira (05), alunos dos três períodos do curso de Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram uma atividade de saúde bucal na Pestalozzi de Petrópolis. A iniciativa faz parte do acolhimento solidário promovido pelos veteranos do curso, que mobilizaram os colegas para a arrecadação de material de higiene bucal (escova, pasta e fio dental), alimentos não perecíveis, para montar e distribuir cestas básicas às famílias dos alunos mais carentes, e material de artesanato (caixas de madeira, tinta etc).
“Há um tempo, recebemos o convite para conhecer a instituição, e como esse já é o nosso terceiro trote solidário, é uma oportunidade única, pois a Pestalozzi abrange crianças especiais, então é uma forma diferente da gente mostrar para os alunos uma escovação diferenciada. É uma troca de conhecimento rica, pois aprendemos muito com o outro. Agora que vamos ter a clínica, será mais um local de suporte para chamar os pacientes e oferecer esse tipo de atendimento diferenciado”, explica Gisele Damaceno, professora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Além dos alunos do curso de Odontologia da FMP/Fase, profissionais da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) participaram da ação para auxiliar os estudantes. O trote solidário recebeu elogios e foi considerado um evento marcante de introdução à vida acadêmica. “Um grande aprendizado e um trote muito legal. Iniciar os estudos já tendo esse contato prático com algumas crianças para fazer a escovação e principalmente esse trabalho solidário está sendo incrível. Antes de qualquer coisa, estamos estudando para sermos profissionais de saúde, então é muito importante já ter esse contato com o próximo, pois é uma relação de afeto que precisamos ter com os pacientes”, destaca Tainá Iunes, aluna do 1º período de Odontologia da FMP/Fase.

A Pestalozzi de Petrópolis é uma entidade filantrópica que atende pessoas com deficiência física e cognitiva nas áreas de pedagogia social e de saúde. A escola, que é autorizada pela Secretaria Estadual de Educação, atende ao primeiro segmento do ensino fundamental e trabalha com toda a filosofia pestalozziana, que é educar com amor.

“Foi uma tarde muito proveitosa. Os acadêmicos passaram a importância da higiene bucal através do teatro, com brincadeiras de uma forma muito lúdica e mostraram como é necessário ter uma higiene perfeita, mensagem essa que nossos alunos gravaram”, destaca Norma Ferraz, diretora da Associação Pestalozzi de Petrópolis.

Além das doações, os alunos realizaram a escovação profissional em 75 crianças, fizeram a apresentação de uma peça teatral e promoveram um momento de lazer e descontração com lanche. “Aprendemos que temos que cuidar dos nossos dentes. Temos que limpar todo dia, na hora que for dormir, na hora que acordar, depois do almoço, do café e do jantar. Eu achei muito legal a presença dos dentistas aqui e sei que é muito importante cuidarmos dessa parte do nosso corpo”, frisa Lucas Dias dos Santos, aluno da Associação Pestalozzi de Petrópolis.

A mensagem central do Trote Solidário exposta aos alunos ingressantes do curso de Odontologia da FMP/Fase é o exercício da profissão com respeito ao próximo, além da importância de colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática, em prol da promoção da saúde da população.

“Essa atividade, além de promover acolhimento e integração entre os alunos, também os insere em uma atividade prática. Eu arrisco dizer que nós saímos ganhando muito mais do que a gente levou para dar. É uma alegria muito grande e isso promove nos nossos alunos um sentimento de solidariedade que sempre favorece as relações. Queremos que nossos alunos tenham esse comportamento de solidariedade, estando ou não no ambiente acadêmico”, explica Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Momento da atividade bucal. 

Momento da atividade bucal. 

Apresentação da peça. 

Apresentação da peça.

Ingressantes e veteranos de Odontologia reunidos.



Vestibular Fase

As inscrições para o vestibular da Fase já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 31/05, às 15h. Os cursos de Administração, Enfermagem, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Psicologia e Tecnólogo em Radiologia têm inscrição gratuita. Os interessados no curso de Odontologia devem pagar a taxa de R$ 50,00. Os candidatos também poderão optar pelo ingresso com a nota do Enem (2014, 2015 e 2016). Haverá oferta de vagas pelo Prouni e Fies, mediante consulta de disponibilidade. A prova será aplicada no dia 04 de junho, às 9h. #VemPraFase