quinta-feira, 2 de maio de 2019

Gerenciamento de Projetos


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) recebe, neste sábado(04), o 1º Encontro de Gerenciamento de Projetos do Núcleo Região Serrana do PMI Rio, que abordará os “Desafios e Tendências em Gerenciamento de Projetos”, das 09 às 16h. A programação do evento e as inscrições, disponíveis até esta sexta-feira, podem ser acessadas no site www.eventbrite.com.br. 

18ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase aborda os desafios para a prática com equidade


Com o objetivo de refletir e discutir sobre a atuação da Enfermagem no contexto do cuidado com equidade, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a Semana de Enfermagem, que este ano está em sua 18ª edição e traz o tema “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”. As atividades serão realizadas nos dias 14 e 15 de maio, das 08h às 13h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, na sede da instituição.

Durante o evento, acadêmicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem terão a oportunidade de participar de apresentações culturais e palestras relacionadas ao tema da Semana. “Os desafios em se conseguir exercer a profissão com equidade envolvem recursos disponíveis, mão de obra qualificada, número suficiente de funcionários, estruturas adequadas, materiais necessários etc”, explica Renato Duarte, coordenador da 18ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase.

O evento contará com a presença de especialistas e profissionais de Enfermagem da FMP/Fase e de instituições como Fiocruz, UFRJ, UERJ e UFF, que abordarão os seguintes tópicos: Podiatria e Laserterapia; Genética e Genoma; Licenciatura em Enfermagem e a relação saúde e meio ambiente; Cuidados no Centro de Material e Esterilização; A Enfermagem nos EUA; e A saúde mental do profissional de Enfermagem na atualidade.

A Cerimônia de Insígnias, que marca a transição dos alunos do 5º e 6º períodos do campo teórico para os estágios práticos, encerra a Semana de Enfermagem, no dia 16, às 18h. Outras informações e as inscrições, que estarão abertas até o dia 13, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.


Centenário Donato D´Angelo


A Academia Nacional de Medicina celebra, nesta quinta-feira (25/04), o Centenário de Nascimento do Acadêmico Donato D´Angelo. O médico ortopedista foi um dos professores fundadores da Faculdade de Medicina de Petrópolis e docente titular da disciplina de Ortopedia, durante 31 anos. Donato, que faleceu em 2014 com 97 anos, era considerado um dos maiores ortopedistas e traumatologistas do Brasil e do mundo, tendo cuidado de alguns famosos, como o cantor Roberto Carlos.



Da direita para a esquerda: O diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, ao lado do vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, Antonio Egídio Nardi, e dos acadêmicos Mauricio Younes Ibrahim, Omar da Rosa Santos e Karlos Mesquita, autores da homenagem ao falecido médico ortopedista, Donato D'Angelo, representado por sua esposa, Wanda. A cerimônia ocorreu durante o Simpósio de Celebração do Dia Internacional de Luta Contra a Malária, na quinta-feira (25/04), na sede da ANM/RJ.

Fase oferece Curso de Extensão em Gerenciamento do Ativo Humano em Projetos e Mudanças


Consolidar conhecimentos e estratégias para gerir pessoas em ambientes complexos de projetos e as mudanças por eles provocadas é o objetivo do novo curso de extensão em Gerenciamento do Ativo Humano em Projetos e Mudanças, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

“As empresas maximizam seus negócios através de projetos, que são a soma dos esforços de pessoas. Em uma posição de gestão, saber gerir pessoas é mandatório. Se a posição é operacional, entender as inter-relações é um grande diferencial profissional”, destaca Filipe Resende Fernandes, coordenador do curso de extensão da FMP/Fase.

Voltado para estudantes, funcionários de empresas, empreendedores, gestores, empresários e todos que podem se beneficiar dos conhecimentos de gestão que envolvem o maior ativo do planeta, as pessoas, o curso será realizado no campus da FMP/Fase, nos dias 04 e 11 de maio de 2019 (sábados), das 13h30 às 17h30. As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site: www.fmpfase.edu.br.

Coaching – Treinamente é tema de curso na Fase


Planejar, montar estratégias para realização de um sonho, gerenciar o próprio tempo e ainda lidar com os afazeres do dia a dia nos parece algo impossível, não é verdade? A cada semana, parece que os dias de 24 horas não dão conta para tantas coisas que precisam ser resolvidas e a sensação de estresse e fracasso se torna mais frequente entre os profissionais.

Pensando nessa demanda do mercado, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) lança o curso de extensão em Coaching – Treinamente. O objetivo é treinar os participantes para a otimização do tempo e a conquista de resultados, através da metodologia “Treinamente”, que proporciona o aumento do foco, da concentração e da produtividade, com uma melhor percepção do tempo, aumentando a capacidade de gerenciar com mais facilidade as tarefas diárias.

“O treinamento foi criado pensando na alta demanda da população em administrar melhor seu tempo, e na falta de clareza em relação a planejamentos de médio e longo prazos. Pensando nisso, criamos o Treinamente, para poder impactar pessoas e construir vidas melhores”, ressalta o coordenador do curso de extensão da FMP/Fase, Júlio Dantas Araújo Duarte.

As aulas serão divididas em três etapas: Autoconhecimento, essencial para compreender a realidade de cada um e seus objetivos. O aluno é convidado a buscar na sua história os valores que regem sua vida. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para traçar suas metas; Comunicação Positiva, para aprender as melhores formas de criar interações e conexões (com o outro e consigo mesmo) para estabelecer relacionamentos saudáveis e poder construir elementos sólidos e positivos em sua vida; e Administração do Tempo, onde o participante estuda a dinâmica do seu dia e irá aprender a otimizar seu tempo e alcançar alta produtividade de forma que consiga construir no dia a dia o caminho para a realização dos seus sonhos.

O curso será realizado nos dias 04, 11 e 18 de maio (sábados), das 09h às 13h, no campus da FMP/Fase. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece novo Curso de Extensão em Oratória


Muitas pessoas não conseguem elaborar e apresentar as suas ideias na empresa ou mesmo para um grupo de clientes, pois se sentem incomodadas com a exposição. Visando capacitar os participantes para que possam desenvolver essas habilidades, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Oratória.


As aulas serão didáticas, com material prático e vivencial, para que o aluno consiga melhorar a comunicação corporal e verbal, além de aprender a falar em público, praticar a escrita de discursos, construir autoconfiança e autoconsciência.


“Habilidades relacionadas à oratória, como autoconfiança e autoconsciência, fazem a diferença tanto na vida pessoal quanto profissional. O curso pode auxiliar estudantes que, além de se prepararem para o mercado de trabalho, já participam de atividades em que essa habilidade se faz necessária (apresentação de trabalhos, palestras, entrevistas, trabalho em grupo, liderança etc), e também profissionais que podem agregar essa competência como mais uma ferramenta útil no seu dia a dia”, destaca Andressa Moreira Hazboun, coordenadora do novo curso de extensão da FMP/Fase.

O curso será dividido em dois módulos: o primeiro no dia 01 de junho de 2019 (sábado), das 13h30 às 18h30 e o segundo no sábado seguinte, dia 08 de junho, no mesmo horário. Serão utilizados jogos teatrais, técnicas de respiração, meditação, projeção vocal, articulação, técnicas de escrita (storytelling e mindmap) e técnicas de criatividade. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.


Curso da Fase ensina abordagem empresarial de Design Thinking


Inovar, estabelecer metas e buscar novos caminhos para transformar o mercado em que se atua são constantes desafios enfrentados pelas empresas no dia a dia, pois precisam apresentar atrativos que fidelizem seus clientes, além de possibilitar o alcance de novos projetos. 


Diante desse cenário, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece o novo curso de Extensão em Design Thinking, apresentando essa abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemáticas em diversas áreas empresariais, principalmente no desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como base o trabalho em equipe.


“Olhando para o mercado, em uma economia darwiniana na qual nos encontramos, os desafios são cada vez mais complexos e somente as empresas e as pessoas mais adaptáveis sobreviverão. A abordagem do Design Thinking é centrada no ser humano, colaborativa, multidisciplinar e criativa para resolver problemas complexos”, explica o coordenador do curso de extensão da FMP/Fase, Rodrigo Garcia.

Essa abordagem é muito utilizada por grandes empresas como IDEO, Google, Netflix, Starbucks e IKEA. No curso da FMP/Fase serão apresentados os conceitos do Design Thinking para que os participantes possam conhecer as fases dessa abordagem e aplicar em um problema pessoal ou empresarial, sendo possível analisar os dados e propor soluções. Além disso, cases de sucesso serão apresentados nas aulas.

“A principal proposta deste modelo de desenvolvimento criativo é encontrar respostas que sejam revolucionárias ou inovadoras para os problemas identificados, focando nas reais necessidades do mercado”, finaliza o coordenador.

As aulas serão realizadas no campus da FMP/Fase, nos dias 06, 13 e 20 de julho de 2019 (sábados), das 13h30 às 17h30. As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site: www.fmpfase.edu.br.