quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Alunos de Administração da FMP/Fase desenvolvem projetos sociais


Solidariedade, compromisso com o desenvolvimento comunitário e com o bem-estar de todos, inclusive dos animais. Esses são os focos dos projetos criados por alunos da disciplina de Marketing Social, do  5º período do curso de Administração da FMP/Fase. O trabalho realizado pelos estudantes foi apresentado este mês durante o 3º Workshop Social, que ocupou o hall de entrada da faculdade. Quem passou por lá teve a oportunidade de conhecer projetos como o “União Pet” e o “Costura do Bem”.

Na ocasião, o projeto “União Pet”, que tem por finalidade apoiar instituições que acolhem animais, como a Dogs Heaven, arrecadou doações de ração e levou diversos cães atendidos pela entidade para adoção. Já o projeto “Costura do Bem”, que capacita mães de baixo poder aquisitivo para a produção de artesanato, apresentou as peças confeccionadas por elas ao longo da capacitação. “A gente começou primeiro como uma matéria de faculdade e hoje em dia virou algo para realmente ajudar as pessoas e mudar um pouco a vida de quem não tem muita condição”, conta o aluno Guilherme Flutt.

O desenvolvimento dos projetos amplia a visão dos alunos sobre o papel da administração, como algo maior que somente a gestão de empresas. “O planejamento, a organização de recursos e a locação de pessoas também devem ser feitos em organizações que não têm somente o objetivo de produzir um produto ou um serviço para gerar lucros, e sim para uma melhora da qualidade de vida de uma sociedade como um todo. É importante eles exercitarem as suas habilidades, aplicarem as suas técnicas, pois isso desenvolve também o lado da administração que não é só voltado para fins econômicos”, explica o coordenador dos cursos de Gestão da FMP/Fase, Levi de Souza.

Os projetos ajudam a transformar vidas, como a de Juliana de Souza de Jesus, que está entusiasmada com o que vem aprendendo no projeto 'Costura do Bem'. “Está sendo uma experiência muito legal e estou gostando muito. Eu pretendo aprender mais coisas, mais técnicas para eu poder ter uma renda no futuro. Os alunos estão sendo maravilhosos e agora eles são a minha família”, conta.

Segundo a professora Mônica Fontes, responsável pela disciplina de Marketing Social, o compromisso de aliar teoria e prática criando um projeto social não é fácil, mas essas iniciativas transformam os alunos.  “Quando você vê os alunos interagindo e engajados para ensinar uma profissão para alguém, para doar o seu tempo para alguém, eles começam a ter uma visão do projeto completamente diferenciada. Os nomes ‘Costura do Bem’ e ‘União Pet’ são de fato o que refletem: A necessidade de olharmos para o próximo.”, ressalta.